:: Mais dicas, fotos, curiosidades? Siga-me: Facebook | Instagram :: Turismo no Egito? Viaje pelo 'MEU EGITO' — uma parceria minha com dois grandes guias egípcios. |
Nos últimos meses, milhares de turistas no Egito frustraram-se por não verem a máscara de Tutancâmon no Museu do Cairo. Afinal, ela é como a Mona Lisa no Louvre: a peça mais popular, a mais procurada por todos.
.
Problema e restauração
Depois de um acidente, em 2014, durante um ajuste na iluminação da vitrina onde estava exposta a relíquia, a famosa barbicha partiu-se. O acidente foi abafado por um tempo, mas acabou denunciado por funcionários do museu. Eles estavam revoltados porque a ordem no museu fora para uma reparação imediata e “silenciosa”. Com isso, usaram as corriqueiras “supercolas” para fazer o ajuste — e, para piorar, ajustaram mal. Agora, o erro foi apropriadamente reparado, com a ajuda de especialistas alemães.
E prepare-se para uma grande surpresa. Os especialistas estudaram qual seria o melhor material para colar a barbicha. Decidiram pelo uso de algo muito popular entre os antigos egípcios para esse tipo de trabalho: cera de abelha.
Os trabalhos foram além. Por que limitar-se à barbicha? A equipe aproveitou para restaurar toda a máscara. A última restauração completa havia acontecido nos anos 40. Por isso, daqui por diante, os turistas verão a máscara em estado muito melhor.
.
Um emocionante museu
O Museu do Cairo é uma visita imperdível. Emocionante. Inesquecível. Eu estive lá duas vezes, a viver alguns dos momentos mais emocionantes da minha vida.
Não faça uma visita rápida. Ao definir seu roteiro de viagem ao Cairo, dedique pelo menos duas horas ali dentro.
Outro grande momento foi a visita ao Vale dos Reis. Lá, na tumba de Tutancâmon, eu estive cara a cara com o mais famoso dos faraós. Tive a sorte de fazer a visita quando o corpo dele estava lá.
O Egito foi a viagem da minha vida!
Deixe uma resposta