Categories
Turismo

A escolha de um hotel no Egito

Placa em porta de hotel no Egito
O privilégio destacado neste quarto do Hotel Mercure Le Sphinx refere-se à incrível vista para as Grandes Pirâmides.

É comum os leitores do blog pedirem ajuda no momento de escolher um hotel no Egito. Dou a eles umas instruções gerais e um alerta. Chegou o momento de responder a todos, de uma vez, por meio de um artigo.

Hotel no Egito

Cuidado com as avaliações oficiais

Ocorre no Egito um problema que encontramos facilmente em outros países, inclusive aqui na Europa (principalmente em Praga, Roma, Madri e Paris). A qualidade de um hotel muitas vezes não está à altura da classificação oficial dele em estrelas. Por exemplo, um hotel classificado como 4 estrelas pode ter, na verdade, uma estrutura de nível 3 estrelas. Ou menos!

De modo geral, elimine uma estrela do que é anunciado para um hotel no Egito. De um hotel analisado como 5 estrelas, espere que seja nível 4 estrelas. E, de um 4 estrelas, espere nível 3. Ao estar preparado para isso, você evita frustrações durante a viagem.

Note que eu disse “de modo geral”. Pode ser sempre assim no caso dos 3 estrelas e dos 4 estrelas, mas os 5 estrelas trazem exceções. Há os 5 estrelas standard, que você deverá enxergar como 4 estrelas quando lá estiver, mas há também os 5 estrelas de nível superior. É o caso, por exemplo, do Four Seasons, no Cairo, e do Old Cataract, em Aswan.

Tome cuidado ao reservar seu hotel por uma grande agência de viagem, principalmente as agências on-line. Para elas, você pode ser apenas um número a mais. Não há assessoria individualizada e transparente. Algumas vezes, há mesmo desonestidade no negócio. Vejo agências on-line forçarem um hotel que na realidade está muito longe do anunciado. O cliente pensa que estará em um 3 estrelas, por exemplo, mas descobre que o lugar é mais um hostel do que um hotel. E o cliente fica em choque ao chegar lá.

Fique especialmente esperto se o hotel (ou hostel?!) não mostrar fotos das próprias instalações. Isso é suspeito, certo? Por que eles não mostram as próprias fotos? O que precisam esconder? Nesses casos, para iludir os turistas, eles costumam destacar fotos com coisas de fora do hotel. Por exemplo, mostram fotos das Grandes Pirâmides, ressaltando que a vista a partir do quarto é magnífica. OK, tudo bem quanto à vista… mas e o próprio hotel?

(Artigo continua após este recado.)
Turismo no Egito? Conheça o MEU EGITO. Eu mesmo, G. DAMAS, lá recomendo os melhores guias de turismo egípcios — aqueles em quem eu mais confio. É uma parceria oficial. Lembre-se: em um destino exótico e complexo como esse, a sua viagem está nas mãos dos guias. Por isso, tenha preocupação com qualidade. Para saber mais, siga depois AQUI.

Deixe de frescura, Glauco. Eu não me importo, não me estresso com qualidade de hotel. Vou escolher um 3 estrelas. Não haverá problema se ele corresponder a um 2 estrelas.

Isso leva a um alerta.

Segurança

Eu peço que a pessoa reflita antes. Há uma questão de segurança nisso.

Preocupado com os turistas, o governo egípcio tem caprichado nos esquemas de segurança em quase todo o país. Somos verificados inúmeras vezes em aeroportos, pontos turísticos famosos, hotéis. Isso mesmo, até em hotéis. É onde atua a polícia turística.

Nesses hotéis, todos os carros que se aproximam são vistoriados. Seguranças usam espelho para olhar embaixo do veículo. Às vezes, usam um cão farejador. Logo na entrada, passamos por detector de metais e temos as bolsas revistadas. Isso é muito bom. É para a segurança de todos nós. É um esforço do Egito pelo bem dos turistas.

A questão é que o governo garante essa polícia apenas em hotéis 4 e 5 estrelas. Portanto, de 3 estrelas para baixo, eu recomendo que você risque os itens de sua lista.

Carros diante de hotel no Cairo
Estes veículos diante do Hotel Mercure Cairo Le Sphinx já foram inspecionados.
Entrada de hotel no Cairo
Depois de cruzarmos esta entrada, somos vistoriados e passamos por um detector de metais.

Encontre seu hotel no Cairo

Ainda interessado em fazer a busca por conta própria?

Este blog tem parceria com a Booking. Eles geralmente oferecem boas vantagens nas reservas de hotéis.

Quer conferir? Siga agora aqui para encontrar ofertas de hotéis no Cairo. Mas, durante a sua busca, não se esqueça de estar atento às dicas apontadas acima.

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

5 replies on “A escolha de um hotel no Egito”

Vou para o cairo dia 24 /01/2018 gostaria dw saber se no hotel posso ficar com meu namorado sem sermos casados.

Deixe um comentário