Categories
Turismo

A música erudita domina Praga… e encanta turistas

Eu sabia que Praga está intimamente ligada à música erudita. Mas eu não imaginava tanto.

Antes de Praga, fui a Viena, cidade que eu já bem conhecia. Sem dúvida, Viena também respira a música erudita, e sempre foi minha recomendação número um quando um leitor do blog pedia dicas de turismo ligado a esse tipo de música. Mas agora eu descobri que Praga supera Viena nesse aspecto.

Em Praga, é delirante a quantidade de casas de concerto, todas com espetáculos à espera dos turistas. Criativos, eles vão além dos concertos tradicionais. Eu descobri, por exemplo, um jantar dedicado a Mozart, com uma apresentação especial enquanto serviam a comida (mostrarei detalhes no blog).

No dia-a-dia da visita, o que mais encanta é a quantidade de pessoas que se apresentam nas ruas do delicioso centro histórico, que é onde se concentram os turistas. A música erudita domina as ruas – com a participação de jovens, inclusive. Caminhamos ouvindo obras de grandes compositores. Algumas vezes, eles usam violinos, violoncelos e outros instrumentos para tocar composições mais recentes. Isso tudo dá um charme especial à cidade. Um charme único… que eu chamo agora de “trilha sonora de Praga”. Viena não chega nem perto de todo esse encantamento! (Aliás, Viena sequer é simpática com os turistas.)

Veja algumas imagens. No final, assista a um breve vídeo que fiz em Praga.

Música erudita nas ruas de Praga

Música erudita nas ruas de Praga

Música erudita nas ruas de Praga

Música erudita nas ruas de Praga

Música erudita nas ruas de Praga

Vídeo:

Emocionante, não? 😉

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

Deixe um comentário