Categories
Turismo

Em Marrocos, o verdadeiro açafrão

A maioria das pessoas pensa que conhece açafrão. O pó amarelo comprado em supermercados é, na verdade, açafrão-da-terra, que está muito longe — em qualidade e preço — do verdadeiro açafrão.

Este açafrão é confundido com o verdadeiro açafrãoConhecido também como cúrcuma, o açafrão-da-terra origina-se de uma planta da família do gengibre. Barato, pode ser encontrado facilmente no comércio.

O açafrão eu passei a conhecer melhor depois de minha viagem a Marrocos, um dos países produtores da planta.

Retira-se o açafrão de parte de uma flor. Na verdade, é o pistilo de uma flor. São pequenas “tirinhas” de aroma e sabor tão intensos que bastam umas três ou quatro para toda uma panela.

Cento e cinquenta mil flores rendem um mísero quilo de açafrão. Com isso, o produto é vendido a peso de ouro. Em Marrakech, paguei quase 50 euros por um potinho de 4 gramas. Isso é mais uma prova de que o açafrão vendido em supermercados é outro. Caso contrário, um vidro ou pacote daqueles poderia custar alguns milhares de euros/reais. Aliás, não se usa o açafrão em pó.

Veja fotos do momento em que provei e comprei açafrão em Marrakech:

.

O legítimo açafrão
Vendedor exibe açafrão. Foi daqui que eu comprei.

.

Vários bulbos de açafrão que eu vi em Marrakech
Planta do açafrão.

.

Bulbo de açafrão
De perto. Note as “tiras”, os pistilos.

.

Se estiver com viagem programada para Marrocos, reserve um dinheiro para comprar um pouco desse açafrão. Nada como comprar direto da fonte. Você nunca mais esquecerá a experiência de usar isso em um prato.

turismo em Marrocos rende alguns encantos como esse… 🙂

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

Deixe um comentário