Categories
Turismo

Aeroporto de BEAUVAIS, na França: fuja!

Aeroporto em Beauvais, França

Na minha viagem a Paris, semana passada, meu vôo de ida desceu no Aeroporto de Orly, proximidades de Paris. Foi minha primeira vez nesse aeroporto. A estrutura é muito menor que a do Aeroporto Charles de Gaulle, mas satisfatória.

Meu erro foi com o vôo de volta para casa (Portugal). O web site da companhia aérea, no momento da compra dos bilhetes, indicava o Aeroporto de Beauvais como opção. (A pronúncia de Beauvais é mais ou menos assim: “buvé”.) Eu não conhecia, e até gostei da oportunidade. O vôo seria da companhia irlandesa RyanAir.

Só tenho uma coisa a dizer: esse aeroporto… nunca mais, e talvez nem com vôo gratuito!

O aeroporto de Beauvais é low cost, mas nem por isso são aceitáveis tantos problemas lá dentro. Isso é uma vergonha para a França, país tão evoluído.

O primeiro problema não está relacionado com a estrutura do aeroporto: é a distância de Paris. O aeroporto fica em Tillé France, pertinho da cidade de Beauvais. Por ser mês de alta temporada, não consegui agendar um serviço de transfer. Fui obrigado a ir de táxi. Valor mais baixo que eu consegui: 140€. Sim, apenas o táxi até o aeroporto.

Quando cheguei, fiquei decepcionado. É claro que eu esperava uma estrutura simples, mas não aquilo. Vôos internacionais saem dali.

Havia apenas uma e outra loja e lanchonete. OK, aceitável. O aeroporto é pequeno.

O pior veio depois.

Eu logo quis ir ao banheiro. Estava um caos. O inferno era ali, de tão fétido. O suporte de sabonete líquido estava vazio — mas eu nem conseguiria ficar ali dentro para lavar as mãos. “O banheiro na área de embarque será melhor”, pensei.

Outro problemão era o calor. Calor, calor, CALOR. Verão africano na França (julho). O aeroporto parecia uma grande estufa. E o sistema de ventilação? Não havia. Para piorar, o teto era de telha tipo “Eternit”, que concentra a temperatura. (Isso lá é teto para um aeroporto?!) Mais uma vez, pensei: “Será melhor na área de embarque. Paciência”.

Para meu espanto, tudo piorou quando cheguei à área de embarque.

Eu ainda tinha uma hora de espera. Não havia bancos para todos. O banheiro era tão asqueroso quanto o outro. Saí desse banheiro às pressas, para não vomitar. O calor era muito, muito pior. Havia tubulação de ar-condicionado, mas o sistema não funcionava. Reclamei com 3 funcionários; nenhum me deu atenção.

.

Área de embarque: quente como o inferno. (Segundo dizem. Nunca visitei o inferno.)

.

O embarque, depois, seguiu por um corredor na parte externa, montado em estrutura de lona. Enfim, muito mais calor. Eu passei mal!

.

“Corredor de lona.”

Fique de olho ao escolher vôos. O aeroporto de Beauvais opera voos internacionais na própria Europa (o código do aeroporto é BVA). Você, visitante português, tem grande chance de cair nele. Você, visitante brasileiro, pode passar por ele ao trocar de país na Europa, dependendo do seu pacote turístico. O aeroporto opera algumas companhias low cost, incluindo Ryanair, Wizzair, Sterling, BlueAir e Norwegian Air Shuttle.

Web site do aeroporto: clique aqui.

~~~~~

[Artigo atualizado. Publicação original: julho de 2012.]

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

5 comentários a “Aeroporto de BEAUVAIS, na França: fuja!”

Eu já estive em Beauvais, Manaus é mil vezes melhor, além da ignorância dos funcionários (Beauvais), motivo pelo qual quase perdemos o voo, os serviços por lá são uma lástima.

defacto sera o pior em asistencia na sala de embarque uma pessoa com mobilidade reduzida muinto mal tratada e abandonão a pessoa ja passei por varios eroportos nada como BAUVAIS ANTIPATICOS DEVIAM SER PUNIDOS

Deixe um comentário