Categories
Turismo

A boa estrutura dos aeroportos no Egito

Vôo pela EgyptAir
Meu vôo Cairo-Luxor pela EgyptAir. Haaaaaja emoção!

O turismo no Egito pode envolver, necessariamente, viagens de avião. Não me refiro a vôos internacionais. O assunto do artigo são os vôos domésticos no Egito. (Sim, eu recuso o ridículo acordo ortográfico — que é muito criticado aqui em Portugal. Continuo a escrever “vôo”!)

Quase todos os turistas incluem o delicioso cruzeiro no Rio Nilo ao montarem o pacote da viagem. Para viverem essa aventura, eles têm de se deslocar de Cairo a Luxor, ou a Aswan. Trem (ou comboio, para meus queridos leitores portugueses) não é opção, porque esse transporte é muito ruim no país. Como única opção viável, temos o avião.

Fica a dúvida no ar. Como são os aeroportos no Egito? Como é a qualidade da companhia aérea local? Conseguimos boas experiências de vôo por lá?

Embarque agora comigo para descobrir suas respostas. Que os deuses egípcios nos acompanhem nesse vôo virtual.

.

Aeroportos no Egito

Os aeroportos egípcios têm recebido melhorias notáveis. A cada viagem que faço ao país, eu os acho mais sofisticados. Na viagem mais recente, há poucas semanas, fiquei impressionado com as diferenças que apresentavam.

estrutura deles está muito respeitável. Organização, idem. Outro detalhe que me agrada são as apertadas normas de segurança — em um nível que muitas vezes eu não vejo aqui na Europa. Sobre esses cuidados, escrevi algumas linhas em um outro artigo, no qual eu falo se é seguro visitar o Egito.

Para que você tenha melhor noção, veja estas fotos que eu tirei no Aeroporto do Cairo:

Aeroporto do Cairo | Em frente do aeroporto
Em frente do aeroporto. Era madrugada. Aliás, saiba que a maioria dos turistas chega ao Egito de madrugada.

Aeroporto do Cairo | Estacionamento

Aeroporto do Cairo | Desembarque

Aeroporto do Cairo | Verificação de segurança
A primeira das TRÊS verificações de segurança pelas quais passei antes de chegar à aeronave. Isso é muito bom! Nesse aspecto, o Egito dá um belo exemplo à Europa.

Aeroporto do Cairo | Área pré-embarque

Aeroporto do Cairo | Dentro do aeroporto

Aeroporto do Cairo | Placa com instruções

Aeroporto do Cairo | Vodafone
Uma genial publicidade da Vodafone. (Saiba mais sobre telefonia móvel no Egito — o uso de voz e de dados em seu smartphone.)
Aeroporto do Cairo | Vodafone
Mais uma vez, a Vodafone.
Aeroporto do Cairo | Imigração
Filas na área de imigração. (Aproveite para saber mais sobre visto de entrada no Egito.)
Aeroporto do Cairo | Recolha de bagagem
Área de recolha de bagagem.
Aeroporto do Cairo | Área para orações
A placa indica uma sala dedicada a orações (Prayer Area).

Fica uma boa impressão. Concorda?

Agora, conheça um pouco do Aeroporto de Luxor:

(Artigo continua após este recado.)
Turismo no Egito? Conheça o MEU EGITO. Eu mesmo, G. DAMAS, lá recomendo os melhores guias de turismo egípcios — aqueles em quem eu mais confio. É uma parceria oficial. Lembre-se: em um destino exótico e complexo como esse, a sua viagem está nas mãos dos guias. Por isso, tenha preocupação com qualidade. Para saber mais, siga depois AQUI.

Aeroporto de Luxor

Aeroporto de Luxor

Aeroporto de Luxor

Por fim, cá está o Aeroporto de Aswan:

Aeroporto de Aswan

Aeroporto de Aswan

Aeroporto de Aswan

Aeroporto de Aswan

.

EgyptAir

Nos vôos internos, suas experiências certamente serão pela EgyptAir. É aqui que surgem as maiores dúvidas dos leitores deste blog.

Eu nada tenho a reclamar deles. Passei por bons vôos. Aeronaves de qualidade (da brasileira Embraer, aliás) e tripulação cordial foram as marcas das minhas viagens.

Se você vai de Cairo a Luxor ou de Cairo a Aswan, depende de seu cruzeiro. Depois, haverá a viagem de volta ao Cairo. Falamos aqui de vôos curtos, com média de uma hora.

EgyptAir

EgyptAir

.

Vídeo

Assista agora a um breve vídeo que fiz durante a viagem de poucas semanas atrás.

O início dele é muito interessante: mostra uma oração, em árabe, em um áudio que preenche a cabine minutos antes do vôo. Em seguida, vemos trechos do percurso Cairo-Luxor.

Observe a paisagem desértica lá fora. É diferente, exótica, muito bonita!

Que você faça bons vôos pelo Egito. Com as bênçãos dos deuses egípcios, é claro! 😉 E que, no final, possa dizer como eu: o Egito é a viagem da minha vida!

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

1 reply on “A boa estrutura dos aeroportos no Egito”

Deixe um comentário