Categories
Turismo

Al-Tannur: em Silves, uma imperdível loja de artes em cerâmicas

Inúmeras vezes eu expresso meu carinho por SILVES, uma das principais cidades do Algarve (sul de Portugal). É no Algarve que eu moro, e toda vez que recebo visitas de fora eu faço questão de apresentar Silves.

O Centro Histórico é paraíso para amantes de História – essa mesma, com H maiúsculo. A Sé Catedral, o Castelo, as Portas da Cidade, entre outras atrações, são um convite a um dia memorável. Em meio aos passeios, podemos fazer uma pausa no Restaurante Café Inglês. Se a sua viagem for em agosto, talvez você faça uma visita muito mais intensa, carregada de emoções, ao participar da Feira Medieval de Silves.

No miolo do Centro Histórico, a poucos passos da famosa Catedral, encontramos uma preciosidade: a loja AL-TANNUR Cerâmica. É ela que eu apresento neste artigo, com muito gosto. E você vai entrar lá agora comigo.

Venha:

Entrada da loja Al-Tannur, em Silves.

Surpresas na loja

A Al-Tannur é um bom exemplo de espaço fisicamente pequeno, mas que torna-se um gigante quando percebemos melhor o que representa o interior.

Cerâmicas com pinturas artísticas atraem a nossa atenção imediatamente. Para mim, os maiores destaques são os azulejos. Como não apaixonar-se por aquilo? Portugal, este país que eu tanto amo, tem a imagem profundamente ligada a artes em azulejos.

Há artigos para todos os gostos – dos baratos (mas lindos) aos mais sofisticados. Eu comprei alguns, e continuo de olho em outros. 😉

Interior da loja Al-Tannur.

Poderia ser essa apenas mais uma loja do gênero em Portugal… não fossem as surpresas que lá descobrimos.

Primeiro, a Al-Tannur não é apenas um comércio. Os próprios artistas, casal Teresa e Luís, lá estão para nos receber com calor humano. Trabalham diante dos clientes, encantando todos com técnicas portuguesas e árabes (árabes deixaram fortes influências no Algarve, devido a invasões de séculos atrás). Percebemos que são pessoas que fazem aquilo por amor a essa arte. Por exemplo, quando Teresa passa o pincel em uma cerâmica, sentimos a alma dela junto com a tinta. Eu pude filmar parte disso, e o vídeo você verá quase no final deste artigo.

Outro lado muito lindo nessa história é notar que arte não é o limite. Encontramos também a preservação da História de Silves – e aqui está a segunda surpresa. Teresa e Luís são como dois guardiães da História local. Então, tenha o prazer de apreciar achados arqueológicos dali. São cerâmicas cujas datas chegam a bons séculos atrás.

Para engrandecer a nobreza cultural do ambiente, observe de perto o órgão do século 19 que pertence à Catedral – localizada a poucos passos da loja – mas ali fica guardado. Sabe o que é ainda mais lindo nisso? Clientes capazes de tocar um instrumento desses podem receber permissão para tocar naquele órgão. Isso rende cenas emocionantes. (Será você um dia a fazer isso, após apreciar e comprar algo na loja?)

Azulejos pintados na loja Al-Tannur.
Eu comprei algumas destas peças. À esquerda, parte do órgão do século 19 (também as próximas três fotos).
Órgão do século 19 presente na loja.
Órgão do século 19 presente na loja.
Órgão do século 19 presente na loja.
Peças históricas.
Peças históricas (achados arqueológicos da região). Não estão à venda.
Pintura de cerâmica na loja Al-Tannur.
A artista Teresa a trabalhar.
Pintura de cerâmica na loja Al-Tannur.
Pintura de cerâmica na loja Al-Tannur.
A emoção de ver bem de perto. Depois disso, você dá mais valor a sua compra.

Vídeo

Aqui está o breve vídeo que eu fiz.

Chamo a atenção para um detalhe. Turistas não devem entrar ali apenas para usar câmeras. Respeitemos a loja. Minhas fotos e meu vídeo foram feitos sob autorização deles.

Você pode depois seguir meu novo canal no YouTube para descobrir outros vídeos.

Compras fora dali

Não é apenas na loja que você encontra artigos do casal. Claro que o ideal é fazer a visita, também para conhecê-los. Mas podemos encontrar algumas coisas, por exemplo, na loja do Castelo de Silves, que fica a poucos metros dali.

É possível até comprar à distância, para envio por transportadora. Entre em contacto com eles: +351 282 445 162 ou al-tannur@sapo.pt

Localização

É muito fácil encontrar a loja. Fica em uma passagem praticamente obrigatória para turistas. Use como referência a Catedral.

Para facilitar sua vida, localize agora direto no Google Mapas.

Boas emoções, boas compras… e quem sabe boas novas amizades com Teresa e Luís.

NOTA:
Procura hotéis em PORTUGAL? Aproveite a parceria deste blog com a Booking. Vantagens costumam aparecer nas reservas. Siga aqui para conferir. (Esse é um link afiliado. Há uma pequena comissão ao blog, e isso ajuda a cobrir altos custos com servidor de qualidade, segurança, tratamento de imagens, etc. É assim que eu NÃO coloco aqui aquelas publicidades irritantes que atrapalham o conteúdo dos artigos. Por uma internet mais limpa! Eu agradeço.)

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

7 replies on “Al-Tannur: em Silves, uma imperdível loja de artes em cerâmicas”

Ai Glauco, eu adoro lugares assim. Pena que eu não vou para o Algarve, mas os meus pais vão e eu vou passar essa dica para eles.

Glauco, eu adoro as suas postagens, e essa dica aqui já está guardada para a minha viagem ao Algarve em março do ano que vem.

Deixe um comentário