ALLAN KARDEC EM PARIS » Observações importantes

[hana-code-insert name=’AKP explica’ /]

.

Guia
Allan Kardec em Paris

Observações importantes

.

Fique atento ao seguinte:

.

[Atenção especial!] Os pontos apresentados neste guia não aparecem em ordem cronológica de acordo com a vida de Rivail/Kardec. Deixo a ordem cronológica para livros biográficos. Este livro não é uma biografia, não estuda Kardec; é um breve guia turístico-histórico. Para facilitar o deslocamento do turista em Paris, os pontos são apresentados de acordo com a distância entre eles. Não importa se um ponto está relacionado com o início da vida de Rivail/Kardec e um outro com o final; se estiverem próximos fisicamente, serão apresentados em sequência no guia. O ponto de partida dá-se pelo mais próximo da Torre Eiffel. Depois, “subimos” no mapa de Paris, cruzando o Rio Sena. No final dos capítulos, um mapa mostra o acesso ao ponto mais próximo. Aos leitores que pensam em um roteiro cronológico, apresento uma lista (uma sugestão) no final do guia.

[Atenção especial!] Os endereços de Internet “goo.gl” usados neste guia são atalhos para que você chegue a endereços maiores. Trata-se de um encurtador de endereços Web muito longos. Preste atenção no uso de letras maiúsculas e minúsculas. Por exemplo, “goo.gl/xYz” exigiria mesmo o y em letra maiúscula.

〉Os capítulos deste guia tratam de locais específicos da vida de Rivail/Kardec em Paris. Cada local liga-se a um período da vida dele — Rivail ou Kardec. Dependendo do conteúdo do capítulo, ele será chamado por um ou outro nome.

〉Este guia é de interesse muito maior a espíritas, mas não se destina apenas a esse público. Acho conveniente usar “morrer” em vez de “desencarnar”. Não espíritas entenderão melhor, e creio que espíritas compreenderão isso como “morte do corpo físico”.

[Atenção especial!] Este é um guia turístico sobre pontos relacionados com Rivail/Kardec em Paris. Não é uma biografia. As informações sobre ele são superficiais — apenas o necessário para que você entenda cada local. Para obter informações profundas sobre ele, comece pela leitura das obras indicadas no final do guia.

〉Todos os mapas apresentados foram obtidos pelo Google Mapas (exceto o mapa do cemitério).

[Atenção especial!] Indico a pronúncia aproximada de alguns nomes franceses. Aparecem entre os símbolos [ ], em cinza. Considere sempre o r com um som “raspado”, semelhante ao r no dialeto carioca em meio de palavra (em “porta”, por exemplo). O u apresenta um som peculiar, de quando abrimos a boca para pronunciar u mas dizemos i (o famoso “biquinho” do francês). Usarei a letra y para representar o som. Por exemplo, a pronúncia de rue, que significa rua, é indicada como “ry”.

〉Conheça e explore o aplicativo Google Tradutor, para Android e iPhone. Pode ser um aliado a quem não fala francês. Você escreve algo em português e ele imediatamente exibe a versão em outro idioma. Também é possível falar para o aplicativo. Ele compreende e mostra a tradução. Além disso, reconhece textos em imagens. Viu uma placa em francês e gostaria de saber o que está escrito ali? Fotografe a placa pelo aplicativo e ele mostra a tradução. Nem sempre é exato, mas ajuda muito. Por padrão, o aplicativo usa a internet para funcionar, mas você pode baixar a base de dados de cada idioma para uso off-line. (Google Tradutor para Android: goo.gl/XyUjI4. Para iPhone: goo.gl/La48sW.)

〉Você pode ampliar as imagens neste guia. Elas aparecem em uma outra janela.

.

♦ Continue a leitura
Próximo item: Transporte e localização em Paris »

.

[hana-code-insert name=’indice akp’ /]

.

[hana-code-insert name=’AKP creditos’ /]

1 reply on “ALLAN KARDEC EM PARIS » Observações importantes”

Senhor Glauco
Cumprimentos pelo excelente trabalho.
Queira informar como adquirir o GUIA.
Independentemente de ser Agente de Viagens, sou espírita e sempre estudei as obras de Allan Kardec.
Inclusive já estive no túmulo no Père Lachaise.
Aguardando.
Nelson Araújo – (34) 3333-1666 e 9972-5321
Uberaba-MG

Deixe um comentário