ALLAN KARDEC EM PARIS » Rue de Sèvres

[hana-code-insert name=’AKP explica’ /]

.

Guia
Allan Kardec em Paris

Rue de Sèvres

.

ALLAN KARDEC EM PARIS » Rue de Sèvres

ALLAN KARDEC EM PARIS » Rue de Sèvres
1: Torre Eiffel | 2: Rue de Sèvres, 35 | 3: Jardins de Luxemburgo

.

A influência de Pestalozzi

Allan Kardec em Paris - Período RivailPodemos afirmar que Pestalozzi moldou Rivail, então Rivail moldou Kardec.

Idealizado e dirigido pelo suíço Johann Heinrich Pestalozzi, até hoje um dos pedagogos mais influentes do mundo, o Instituto de Yverdon, na Suíça, empregava a “pedagogia do amor”. Os alunos conviviam em harmonia. Aplicavam-se aos estudos naturalmente, porque sentiam-se bem ali e tinham prazer em vivenciar o aprendizado. Mestres eram respeitados, não temidos. Deus e amor eram idéias marcantes, mas de modo neutro, sem imposições religiosas.

O conceito foi um sucesso. No geral, os alunos alcançavam níveis de aprendizado mais elevados que os de outras instituições educacionais.

Yverdon não foi a única experiência pedagógica de Pestalozzi, mas até hoje é vista como uma das mais marcantes na história da educação. Viveu um período de ouro no qual recebeu visitas de grandes personalidades da época, inclusive de outros países. O sonho de muitos pais era matricular os filhos ali. Um dos alunos foi Rivail.

ALLAN KARDEC EM PARIS » Rue de Sèvres
Pestalozzi

O garoto Rivail foi matriculado em 1814, aos dez anos de idade. Avançou profundamente nos estudos, tornando-se um dos alunos mais brilhantes. Absorveu toda a atmosfera do instituto. O raciocínio lógico e sábio de Rivail, as preocupações com a educação do povo, os princípios do amor aplicado ao ensino e o respeito às diferentes visões religiosas floresceram especialmente nessa época.

Há dúvidas sobre o ano em que Rivail deixou Yverdon. Fala-se principalmente em 1821 e 1822. O certo é que o espírito de Yverdon materializou-se em Paris, na Rue de Sèvres [ry de sévrr], graças ao dinamismo, à ousadia e ao idealismo de um jovem discípulo que sabia o valor de um grande Mestre — assim mesmo, com M maiúsculo.

.

O Instituto Técnico Rivail

Rivail tinha grandes passos planejados para o progresso da educação na França. Escreveu consagrados livros didáticos e pedagógicos; lecionou; dirigiu uma escola de primeiro grau aos 21 anos, pouco tempo depois de sair de Yverdon e instalar-se em Paris. Visionário, chegou a apresentar ao governo um plano para a melhoria do ensino público, como vimos há pouco.

Um dos maiores passos ele deu em 1826, aos 22 anos: criou o Instituto Técnico Rivail. Os princípios fundamentais do instituto basearam-se na obra do Mestre Pestalozzi.

O sonho de Rivail concretizou-se graças ao apoio financeiro de um tio materno. No fundo, o instituto de Rivail foi, também, um resgate dos trabalhos de Pestalozzi. O instituto de Yverdon encerrara as atividades um ano antes, após uma crise (e Pestalozzi morreria um ano depois, 1827).

O instituto funcionou na Rue de Sèvres, nº 35, área nobre de Paris.

ALLAN KARDEC EM PARIS » Rue de Sèvres

ALLAN KARDEC EM PARIS » Rue de Sèvres

.

A ascenção do Instituto

O instituto de Rivail logo conquistou credibilidade. O jovem educador não poderia estar mais feliz. Definitivamente, o local era uma extensão de Pestalozzi em Paris, com algumas modificações — que, eu aposto, seriam bem recebidas por Pestalozzi, porque os bons ideais evoluem, complementam-se com outros.

Quando fundou o instituto, Rivail residia na Rue de la Harpe, que veremos no próximo capítulo. Depois, mudou-se para a Rue de Vaugirard, que acabamos de ver. Em 1832, após o casamento, ele instalou-se, com Amélie, no prédio do instituto. Portanto, esta é uma área intimamente ligada também à Srª Rivail.

Infelizmente, não vemos o prédio com o visual da época. Agora é residencial, com lojas no térreo. Mas vale a pena a visita. Conhecemos a área, caminhamos nos arredores, respiramos o clima do nobre casal Rivail e de seus privilegiados alunos.

ALLAN KARDEC EM PARIS » Rue de Sèvres
Imagine os ricos conhecimentos transmitidos nesta área na época, graças à coragem, ao dinamismo e aos ricos ideais de Rivail e de Amélie… amparados no alicerce construído por Pestalozzi.

ALLAN KARDEC EM PARIS » Rue de Sèvres

ALLAN KARDEC EM PARIS » Rue de Sèvres

ALLAN KARDEC EM PARIS » Rue de Sèvres

ALLAN KARDEC EM PARIS » Rue de Sèvres
Esta foto e a próxima — Há um pequeno e simples parque em frente do prédio.

ALLAN KARDEC EM PARIS » Rue de Sèvres

Enfim, Rivail conquistou uma instituição educacional respeitada pelos parisienses e um casamento com uma mulher muito culta que ele tanto amava. Mas a bela história na Rue de Sèvres terminou de forma traumática para o casal.

.

Decadência… e luta

O tio de Rivail, financiador inicial do instituto, era viciado em jogos. Em 1834, acumulara dívidas tão vultosas que, no desespero, pediu de volta ao sobrinho o dinheiro investido. Rivail fez questão de honrar o pedido. Como não tinha dinheiro suficiente, teve de vender o instituto — um violento golpe que ele sofreu na alma.

O casal decidiu investir por um tempo a razoável quantia recebida com o término da sociedade. Entregou-a a um amigo negociante, que prometeu administrar o dinheiro. Resultado: o negociante faliu. Rivail e a esposa não tinham literalmente nada do instituto, a não ser as honras e o respeito conquistados.

Os dois reagiram. Rivail cuidou da contabilidade de algumas empresas, escreveu outros livros didáticos e pedagógicos, lecionou, traduziu. Ainda na Rue de Sèvres, o casal deu aulas gratuitas — apesar da carência financeira — de reforço a alunos pobres, durante cinco anos. Devido ao respeito do Professor Rivail como educador, seus livros didáticos continuaram a render um lucro considerável. Com o tempo, o casal recuperou-se financeiramente.

ALLAN KARDEC EM PARIS » Rue de Sèvres

.

Como chegar

ALLAN KARDEC EM PARIS » Rue de Sèvres

Localize direto no Google Mapas

.

~~~~~~~~~~~~~~~

PRÓXIMO DESTINO:

da Rue de Sèvres à Rue de la Harpe

ALLAN KARDEC EM PARIS » Rue de Sèvres
A pé (no mapa): 22 minutos. De carro ou bicicleta: 7 minutos.

.

♦ Continue a leitura
Próximo item: Rue de la Harpe »

.

[hana-code-insert name=’indice akp’ /]

.

[hana-code-insert name=’AKP creditos’ /]

2 replies on “ALLAN KARDEC EM PARIS » Rue de Sèvres”

Obrigado por compartilhar! Estou indo semana que vem para Paris, e graças a seu guia poderei ter contato com o mundo em que Kardec viveu!

Olá, quero muito agradecer a você que fez essa linda reportagem. Sou espirita e estou tenta do aprender um pouco mais sobre Kardec e sua querida Amelie. Muito obrigada!

Deixe um comentário