ALLAN KARDEC EM PARIS » Rue de Vaugirard

[hana-code-insert name=’AKP explica’ /]

.

Guia
Allan Kardec em Paris

Rue de Vaugirard

.

ALLAN KARDEC EM PARIS » Rue de Vaugirard

ALLAN KARDEC EM PARIS » Rue de Vaugirard
1: Torre Eiffel | 2: Rue de Vaugirard, 65 | 3: Jardins de Luxemburgo

.

Allan Kardec em Paris - Período RivailRivail morou na Rue de Vaugirard [ry de vojirrarr], nº 65, de 1828, pelo menos, a 1832. Foi um período de intensas atividades profissionais, como educador e pedagogo, e de mudanças marcantes em sua vida pessoal.

.

Conquistas de um educador

Já em 1828, com apenas 24 anos, Rivail encantou pais e educadores ao lançar o Plano Proposto para a Melhoria da Educação Pública — mais uma prova de que defendia a educação como principal meio de progresso humano. No último ano de residência naquele prédio, destacou-se com outras três obras educacionais: Memória sobre a Instrução Pública, Gramática Francesa Clássica de Acordo com um Novo Plano e Qual o Sistema de Estudos Mais em Harmonia com as Necessidades da Época?.

Além disso, os anos na Rue de Vaugirard cobrem boa parte da época em que ele manteve o respeitado Instituto Técnico Rivail, que veremos no próximo capítulo.

Amélie-Gabrielle Boudet
Amélie-Gabrielle Boudet

No lado pessoal, podemos destacar 1831. Foi marcante por ser o ano em que Rivail conheceu Amélie-Gabrielle Boudet, com quem casou-se no ano seguinte. Ele a chamava, carinhosamente, Gabi [gabí].

ALLAN KARDEC EM PARIS » Rue de Vaugirard

ALLAN KARDEC EM PARIS » Rue de Vaugirard
O prédio, em uma esquina, situa-se em uma área agradável e movimentada, com bares nas proximidades para um bom descanso. No próprio térreo há um bar. Tenha o prazer de entrar ali, sentar-se a uma mesa e tomar um café, sentindo-se próximo ao que Rivail viveu na época.

.

Pessoas inteligentes
não temem
mudar de idéia

A obra Plan Proposé pour L’Amélioration de L’Éducation Publique, já citada aqui como Plano Proposto para a Melhoria da Educação Pública, trazia o endereço do autor na parte inferior da capa. Observe a figura a seguir. Vemos “Rue de Vaugirard, nº 65”.

ALLAN KARDEC EM PARIS » Rue de Vaugirard

Apesar de ainda muito jovem, Rivail mostrava, com essa obra, um tom elevado e racional nas palavras — característico em todas as obras seguintes, inclusive as espíritas. O conteúdo dirigia-se ao Parlamento francês, em uma tentativa de melhorar os resultados do ensino público voltado às crianças. Dois conceitos se destacavam: a educação como ciência e a rejeição total às punições físicas aos alunos.

Vale lembrar que de Rivail para Kardec houve uma transformação abismal em termos do que ele pensava sobre ciência e espiritualidade. Nessa obra, ao falar das ciências, ele ironiza a “credulidade supersticiosa” e discute que os estudiosos, ao ampliarem conhecimentos, não acreditarão mais “em almas do outro mundo nem em fantasmas”. Rejeitava uma idéia que só aceitaria quase trinta anos depois, embora ainda com o tom de racionalidade que tanto enriqueceu seu pensamento na fase do Espiritismo.

Mudar de idéia é típico das pessoas inteligentes. Bem disse Juscelino Kubitscheck: “Volto atrás, sim; com erro não há compromisso”.

ALLAN KARDEC EM PARIS » Rue de Vaugirard

.

Como chegar

ALLAN KARDEC EM PARIS » Rue de Vaugirard

Localize direto no Google Mapas

.

~~~~~~~~~~~~~~~

PRÓXIMO DESTINO

da Rue de Vaugirard à Rue de Sèvres

ALLAN KARDEC EM PARIS » Rue de Vaugirard
A pé (no mapa): 7 minutos. De carro ou bicicleta: 3 minutos.

.

♦ Continue a leitura
Próximo item: Rue de Sèvres »

.

[hana-code-insert name=’indice akp’ /]

.

[hana-code-insert name=’AKP creditos’ /]

Deixe um comentário