Categories
Tecnologia

Android 7.0: como instalar AGORA em seu Nexus

Android 7

Finalmente, temos a versão final do Android 7.0!

Começa o delírio. Todo mundo pergunta:

Quando receberei a atualização do sisteeeemaaa?

Você já deve saber que isso é uma novela. Para a maioria dos usuários, com aparelhos da Samsung, da LG e de algumas outras marcas, há uma espera de alguns meses. E muitos deles nem recebem as novidades!

A realidade da linha Nexus é muito diferente. Smartphones e tablets Nexus estão diretamente vinculados à Google e rodam o “Android puro”, sem interferências de nenhum fabricante. Com isso, costumam ser mais estáveis, mais ágeis… e… recebem primeiro as atualizações do Android. (Entende por que eu só uso Nexus desde 2014? Tive o Nexus 5, fui feliz com o Nexus 6 e agora estou extremamente satisfeito com o Nexus 6P.)

probleminha é que, mesmo no caso do Nexus, a Google libera as atualizações automáticas aos poucos. Se a pessoa tiver muita sorte, poderá receber hoje ou amanhã uma notificação sobre a atualização disponível. Ou daqui a uma semana. Ou quinze dias. A ansiedade sufoca os usuários.

Mas há dois meios de obter agora o Android 7.0. Um deles requer conhecimentos mais avançados, por isso eu já descarto. Este artigo veio para simplificar. O outro jeito é tão fácil e rápido que até agora eu não acredito que  tenho o Android 7 em meu Nexus 6P.

O segredo está em aderir o smartphone ou tablet ao Programa Beta para o Android. Dispositivos que fazem parte desse programa recebem as versões beta do sistema (as versões ainda não concluídas, não destinadas ao público final). Como estamos na versão final do Android 7.0, quem aderir agora ao Programa Beta receberá a nova versão, fresquinha. O melhor: a notificação chega quase instantaneamente — assim que você adere ao programa.

Aderir ao Programa Beta é extremamente fácil. Vá a ESTA PÁGINA oficial do programa. Insira suas credenciais Google e veja se o seu aparelho aparece como candidato às versões beta. (Se tiver um dos modelos Nexus mais recentes, certamente verá seu aparelho.) Então, basta tocar no botão verde destinado a cadastrar o aparelho. Em minha versão, em inglês, o botão é o “ENROLL DEVICE”.

Apenas alguns segundos depois, deverá aparecer uma notificação de sistema: está disponível uma atualização para o Android 7!

Aqui, dou um alerta. A notificação pode referir-se a um preview da versão 7. Isso obviamente refere-se a uma versão beta. Portanto, seu Nexus ainda não está habilitado para receber a versão final. Neste caso, não aceite — aguarde mais uns dias. A versão correta, 7.0 final, não faz nenhuma referência a preview ou a beta. Veja como apareceu em meu smartphone:

Atualização de sistema para Android 7.0

Aceite e instale normalmente. A instalação em meu Nexus 6P foi muito rápida.

Em seguida, você pode sair d—

Mas Glauco, depois eu terei de ficar no Programa Beta? Eu não quero isso! Se eu continuar, receberei as próximas versões beta do sistema! São versões instáveis para o usuário final!

Era isso mesmo que eu ia dizendo.

Concluída a instalação, volte à página do Programa Beta (o mesmo link acima) e toque no botão para sair do programa. Em meu caso, o botão era o “UNENROLL DEVICE”. Confirme no OK e pronto. Não precisa fazer mais nada.

Atualização de sistema para Android 7.0

Agora, dou outro alerta.

Em princípio, ao sair de um programa beta, o conteúdo do aparelho é apagado e o sistema volta para a última versão final. Mas, como agora (final de agosto de 2016) a versão final é a própria 7.0, o conteúdo não deve ser apagado. No meu caso, não apagou nada. Aliás, não aconteceu nada mais. Eu simplesmente saí do Programa Beta. Ponto final.

Esse risco fica por sua conta. Risco mínimo, aliás — quase zero. Por garantia, providencie uma cópia de segurança de seu conteúdo.

Atualização de sistema para Android 7.0

Atualização de sistema para Android 7.0

Eu estou adorando esse novo Android! Cheio de novidades, e flui perfeitamente em meu Nexus 6P. Considero o melhor trabalho feito pelo time até hoje.

Atualização de sistema para Android 7.0
Concluída a atualização em meu Nexus 6P. Assim que peguei o smartphone, vi estas notificações, já com o jeitão do Android 7.0.

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

Deixe um comentário