Categories
Tecnologia

Mantenha seu Android conectado à melhor rede Wi-Fi

Imagine-se em um ambiente com duas ou mais redes Wi-Fi. Sua casa, por exemplo. A empresa onde você trabalha. Ou um hotel, um centro comercial, um clube. Conforme você se desloca, seu smartphone ou tablet recebe um sinal fraco da rede atual, que agora está mais distante. Manualmente, você muda o ponto de acesso – para a rede mais próxima. E assim vai, talvez várias vezes por dia.

O Android ainda peca nesse gerenciamento de redes (também o meu Chromebook e o meu MacBook!). Mesmo quando há uma rede Wi-Fi conhecida por perto, com sinal forte, ele agarra-se firmemente à rede fraca da conexão atual, tentando sugar dela um mísero sinal. Isso é perda de tempo e desgaste da carga da bateria — e é irritante, porque a conexão fica instável.

Para nossa sorte, existe um aplicativo, gratuito, que corrige essa dor de cabeça: o Best WiFi (veja-o na Google Play).

Bastante simples, o Best WiFi consegue dar conta do recado desde a época em que eu usava um Nexus 6P (agora é um Google Pixel 2 XL).

Best WiFi

A imagem acima mostra tudo o que você tem para ver sobre o aplicativo. Sim, tudo. Eu disse: ele é muito simples.

O grande segredo é você testar qual a melhor configuração, para seu caso, no item “Rescan WiFi”. É a definição para que o aplicativo force o sistema a verificar uma nova — e melhor — rede toda vez que o sinal atual cair abaixo do limite estabelecido. Por padrão, o aplicativo vem com a intensidade 4. Em meu caso, o melhor foi a definição 5.

Um detalhe final.

Recomendo desabilitar as duas últimas opções. Se você as ativar, verá muitas notificações em sua tela, e isso deixa-nos irritado em pouco tempo.

Boa sorte e boas conexões! Viva o Santo Wi-Fi!

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

10 comentários a “Mantenha seu Android conectado à melhor rede Wi-Fi”

O meu Samsung Galaxy S5 fazia esse chaveamento direitinho (com duas redes em casa). Já com o Zenfone 5 nem tem esta opção na configuração que permite chavear para a rede wifi com sinal mais forte.

Achei que era uma opção padrão do Android.

Instalei o aplicativo e irei testar em casa.

Obrigado!

Estava procurando exatamente isso, e achei muito rápido esse post pelo Google. Parabéns pelo post bem informativo e direto.

Olá, Ronaldo! Infelizmente, não conheço. Desde 2014 eu não tenho muito contacto com o IOS. Desejo-lhe boa sorte em tua procura.

Cara, obrigado. Eu estava procurando algo assim. Você sabe se é possível desativar essas notificações notificações nativamente por “Opções do desenvolvedor”, sem precisar instalar um aplicativo?

Melhorando a pergunta… Você conhece algum método para desativar essas notificações do Wi-Fi sem instalar um aplicativo para tal fim? Alguma opção nas configurações que desative essas notificações, sem a necessidade de um aplicativo.

Vinicius, você se refere às notificações de que há uma rede Wi-Fi disponível? Se for isso, há uma configuração, sim. Eu mostro aqui as telas do meu Nexus.

Deixe um comentário