Categories
Destaques Tecnologia

Quer ditar um texto em seu Android, em vez de digitar? Use o Swype

[Actualização urgente – Fevereiro de 2018 — Leia nota no final.]

~

Ditar um texto — em vez de digitar — já é realidade no Android há muito tempo.

Uso esse recurso frequentemente. Para chegar a uma boa solução, levei um considerável período em análise dos aplicativos (os teclados) que oferecem isso. No fim, descobri que, para a língua portuguesa, há apenas um que podemos usar bem: o SWYPE, da Nuance Communications. Mostro alguns detalhes abaixo.

 

Ditar texto no Android

A pontuação esquecida

Outros teclados muito badalados, como o SwiftKey e o Gboard (Google), oferecem um excelente reconhecimento de voz. Mas, em nossa língua, cometem um terrível — e ridículo! — pecado: não reconhecem pontuação. Se eu digo “vírgula”, por exemplo, eles escrevem a palavra “vírgula”, em vez de inserir o sinal “,”.

Dá pra acreditar nisso? Como alguém pode ditar um texto sem usar pontuação? Por melhor que seja o reconhecimento da fala, o recurso torna-se inútil!

Entra em cena, então, o Swype. Aleluia!

 

Swype, o salvador da pátria

O Swype é esperto.

Para inserir pontuação durante um ditado, não limita-se a coisas básicas como ponto e vírgula. Podemos ir além, dizendo “exclamação”, “interrogação”, “dois-pontos”, “ponto-e-vírgula”, “hífen”, “abre/fecha aspas”, “abrir/fechar parêntese”, “reticências”. Oh, você deseja abrir uma nova linha? Diga “nova linha”. Se quiser abrir um espaço duplo entre as linhas, basta dizer duas vezes: “nova linha nova linha”.

Ficou impressionado?

Veja que interessante. Se eu digo

olá vírgula meu amigo exclamação
nova linha
como você está interrogação
nova linha nova linha

tenho uma novidade dois pontos
nova linha

vou passear na Europa ponto

o resultado é este:

Olá, meu amigo!
Como você está?

Tenho uma novidade:
vou passear na Europa.

Fantástico!

O grau de precisão é alto. Mas perfeição não existe, certo? Algumas vezes, é necessário corrigir algumas coisas. Também há os casos em que o Swype não pode fazer mágica. Por exemplo, se digo “o senhor dos anéis”, em referência ao título do livro/filme, o Swype deve inserir tudo com minúsculas, “o senhor dos anéis”. Eu altero depois para “O Senhor dos Anéis”.

É claro que, para ele funcionar bem, o ambiente precisa estar livre de ruídos intensos.

Para ativar a função de voz, basta tocar neste ícone do teclado (o microfone):

Ditar texto no Android: Swype | Ativar o microfone

Se o idioma selecionado para voz não for o seu, escolha o correto ao tocar no ícone da seta vermelha:

Ditar texto no Android: Swype | Ajustar idiomas no teclado
Para voltar ao teclado normal, toque no ícone indicado pela seta amarela.
Ditar texto no Android: Swype | Escolher idiomas
Escolha do idioma.

Quando está pronto para reconhecer a nossa fala, o teclado mostra, no alto, alguns pontinhos intermitentes. Algumas vezes, o reconhecimento pára antes de nós terminarmos de falar. Podemos identificar isso facilmente, pois os pontinhos interrompem a animação. É um problema antigo, infelizmente (alô, Nuance?). Para resolver isso, toque no ícone do teclado (seta amarela), que o leva ao teclado normal. Em seguida, toque novamente naquele ícone do microfone, para reativar o reconhecimento de ditado.

Esse erro, aliás, traz a necessidade de fazer uma observação.

Nas configurações do Swype, é possível escolher pausa automática do reconhecimento de voz. Quando a pessoa pára de falar, ele percebe e interrompe. Eu prefiro pausa manual (basta tocar novamente no ícone do teclado). A pausa automática piora o problema descrito acima.

 

Três alertas

Vale destacar três alertas sobre o Swype: interferência no sistema; localização do aparelho; uso exclusivamente on-line.

 

Olha o exagero!

O Gboard é o que flui melhor no sistema. Leve, estável (com exceção para os atalhos de teclado, que sempre dão problema).

O Swype “pesa” mais — muito mais. Consome mais dados, mais memória, mais bateria. E eu sinto que, algumas vezes, ele interfere no sistema, deixando-o meio lento. Tudo volta ao normal depois que eu reinicio o sistema.

 

Que tanto queres saber de mim?

Eu não gosto da lista de permissões que o Swype traz a nosso smartphone ou tablet. Uma delas incomoda-me muito: localização. Nuance, por que deseja saber a localização de meu dispositivo? Qual a necessidade disso para um simples teclado? Eu permito uma coisa dessas apenas quando a localização faz parte da própria essência do aplicativo. Por exemplo, Google Mapas, Waze, Uber.

Essa permissão suspeita gerou discussões em diversos fóruns on-line. Uma vez a Nuance defendeu-se, dizendo que a localização é útil para o aplicativo pré-determinar os idiomas preferidos do usuário. Não me convenceu.

Por sorte, o Android permite editar as permissões que os aplicativos pedem.

Vá às configurações do sistema e entre em Aplicativos (Apps). Escolha o Swype e toque em Permissões (Permissions).

Configurações do Teclado Swype
“Permissions”

Na lista de permissões, desative Localização (Location).

Lista de permissões do Swype
“Location”

 

Off-line? Só em sonho

O ditado no Swype precisa de internet para funcionar. Nossa voz é enviada em tempo real para os servidores deles. Se você tiver uma conexão estável, o processo será muito ágil.

Isso traz uma dor de cabeça para usuários no Brasil, onde a internet móvel é um caos. Aqui em Portugal, com a rede estável, eu uso tranquilamente.

 

Na Play Store

O Swype custa pouquíssimo, a considerar os benefícios que traz. Na Play Store daqui de Portugal, aparece por mísero 1,14€.

Agora com licença, vou ditar alguns e-mails que tenho para responder. 😉

 

NOTA:

“RIP SWYPE”

Nos últimos meses, notei um certo abandono da Nuance com relação ao Swype. Poucas atualizações (as que surgiram foram inexpressivas), falhas ignoradas, inúmeras classificações negativas na Play Store. Sempre entusiasta, eu mesmo comecei a desanimar.

Hoje, 20 de fevereiro de 2018, o que havia virado suspeita tornou-se triste realidade: a Nuance admitiu o adeus ao Swype.

Eu não posso acreditar. O que farei para ditar tantos textos em meu Google Pixel 2 XL? :'(

A língua portuguesa fica sem suporte para ditado no Android. Ao menos, um ditado decente, com pontuação.

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

48 replies on “Quer ditar um texto em seu Android, em vez de digitar? Use o Swype”

boa tarde, Glauco

poderia me dar uma ajuda no que se refere apagar a última frase/palavra transcrita pelo aplicativo?estou tendo grande dificuldade.

Oi Glaucon tudo bem? Li seu texto em 2016 E desde então usava o swype. Também comecei a perceber que ultimamente ele estava desejando muito um desempenho, velocidade, assertividade nas palavras, enfim entrei aqui novamente ele a atualização no seu texto de que o swype foi para o Beleléu. Aí resolvi testar o teclado do Google mesmo, estou surpreso, pois além de ser muito esperto ele agora permite que você insira através do teclado bem mais facilmente a pontuação. Não é tão fácil quanto era no Swype, mas por ele permitir trabalhar dessa forma até mesmo offline, acho que vou definitivamente abandonar o swype. Vale a pena lembrar que esse texto foi digitado com o teclado do Google! Kkkkkkk

Oi, Ricardo!
Obrigado pelo retorno ao blog.
O destino do Swype é uma decepção. Eu removi o aplicativo do meu smartphone assim que soube da notícia.
Estou concentrado no Gboard (não consigo me adaptar ao SwiftKey). Melhorou MUITO. Tenho feito assim: eu dito sem pontuação uma frase inteira, paro, uso o teclado para inserir o necessário. Por que assim? Por que não ditar o texto todo e depois colocar toda a pontuação? Simplesmente, por causa da inicial maiúscula após o fim de cada frase. Seria um trabalho a mais. Ditar cada frase e parar para inserir a pontuação não é o ideal, mas certamente é muito mais rápido que escrever tudo.
Quem sabe um dia a Google ACORDA para o suporte total à língua portugesa?

Obrigado Glauco. Baixei o aplicativo e estou impressionado com a facilidade na pontuação.
Realmente não dá para entender como o Google ainda não acordou para esta necessidade.
Fiquei animado e procurei algo semelhante para o Windows 10 e não consegui encontrar.
Será que você poderia dar alguma sugestão?

Quanto ao reconhecimento por voz off-line, o artigo assevera ser “Um sonho impraticável – por enquanto. Imagine o tamanho que teria o aplicativo. Enorme! Desproporcional! Tudo para conter os gigantescos arquivos de reconhecimento de palavras.”. Porém, observando o funcionamento do Gboard, constata-se que o arquivo baixado para permitir esse reconhecimento possui “apenas” 24 Mb (para o português-BR), ou seja, um tamanho bem razoável para qualquer smartphone modesto.
Desse modo, concluo que a falta dessa opção no aplicativo poria ser sanada com um pouco mais de empenho do desenvolvedor.

É muito bom! lógico que pode ter algumas melhorias, mas o resultado final é o desejável. acho que não há melhor. para mi o que alterava, (não sabendo se dá, se souberem digam) é o tempo que temos para digitar uma letra, é muito pouco tempo… se acaso tivermos cerca de um segundo rapidamente assume. exemplo: coloco o dedo na letra “a” pouco menos que um segundo imediatamente é assumido no campo de edição… dá como mudificar o tempo, aumentando?

Obrigadão, Glauco!

Como trabalho muito escrevendo textos longos e curtos, e também com o WhatsApp, isso facilitou muito a minha vida. Quando preciso fazer uma tradução, basta ler o texto no original e falar a tradução, isso é um adianto muito grande, meu amigo!

Com o microfone do fone de ouvido, fica mais confortável ainda. E posso usar o tablet para textos maiores.

Quando inserimos uma palavra ou expressão no teclado e o teclado aprende, ela é reconhecida mais facilmente quando ditamos; por exemplo, “Swami Tilak”.

Descobri mais esses comandos:

ABRIRCOLCHETE e FECHARCOLCHETE
Por exemplo, [Risos]

ABRIRCHAVE e FECHARCHAVE
Por exemplo, {1}

ASTERISCO
Por exemplo, *escrevi errado

TRAVESSÃO
Por exemplo, um bom carro — não um carro velho — faz falta.
— Eu sei disso — ele disse.

Um abração!

Caro Glauco, excelente seu artigo, mas me parece que desde agosto/2016 os comentários são muito desfavoráveis ao aplicativo. Reclamações como falta de velocidade, travamento, confusão no reconhecimento das palavras são recorrentes. Você tem percebido isso no seu?

Ola , Glauco !! Parabéns pelo seu artigo !!!!! Muito bom !!!! Faltou um detalhe : voce testar o aplicativo no Português de Portugal e você falar com sotaque !! Você não pegou o sotaque ?? rs…rs…rs… Amo Portugal , tenho muitos parentes em Lisboa e Braga !! abraços e um Feliz 2017 !!

Olá Glauco Damas,

Estou trabalhando em meu TCC e o aplicativo veio em boa hora. Obrigado por compartilhar.
Estou com uma dúvida, quando peço ao Swipe que pontue uma frase, ele separa o ponto da palavra com um espaço.

ex: Estou com fome .

Assim acontece com a vírgula também. Pode me ajudar nessa questão?
Meu Telefone é um Moto G com Android 6.0

Grato

Oi, Hamilton.

Eu falo sobre isso no vídeo que aparece aqui no artigo.

Você não pode demorar nem um pouco para dizer a pontuação. Tem de ser imediato, senão o Swype adiciona mesmo um espaço.

Exemplo:

“como vai [pequeno intervalo] interrogação”
Sai assim: “Como vai ?”

“como vai [direto, sem intervalo] interrogação”
Sai: “Como vai?”

Boa sorte e bons trabalhos!

Oi Glauco. Gosto do aplicativo e eu sempre o uso. O problema é que não existe o comando de voz para apagar ou deletar palavras. Isso diminuiria o tempo que passamos escrevendo e corrigindo o texto . Você tem alguma sugestão de outro aplicativo que faça isso ? Ou de um Comando de voz no próprio swype que faça a função?

Adorei as informações sobre swype! É exatamente o que eu estava precisando, pois tenho muitos insights e nem sempre posso parar para anotá-los, principalmente enquanto dirijo. Outro motivo é que a minha memória é mais visual.
Muito obrigada.
Eu sou Ivete Couto, psicologa psicoterapeuta, em Salvador – Bahia – Brasil

Oi, Solange!

Eu dito longos textos pelo Swype. Mas dou tempo após uma ou duas frases, para ele reconhecer as palavras.

Sua dúvida deu-me um alerta. Atualizarei o artigo mais uma vez para comentar isso.

Prezado Glauco

Muito obrigado pelas as observações dos comentários .
Para mim foi um verdadeiro achado .
Grande abraço .
Rio de Janeiro Brasil

Muito obrigado pela dica. Há tempos que eu procuro essa funcionalidade de pontuação na digitação por voz.

Olá, Glauco. Saudações brasileiras!

Já uso o Swype desde o Android 2.1, quando ´já vinha instalado de fábrica, mas ainda não possuía o complemento Dragon, auxiliar de escrita por voz. De fato, e testei outros, não há serviço que se aproxime do Swype quando se fala em escrita por voz. De tanto testar já conhecia as manhas apontadas no artigo e as enviadas pelos leitores, porém, nunca encontrei um comando para apagar. Assim cheguei a seu artigo, procurando pelo comando com o auxílio do “tio Google”. Já tentei, apagar (é claro!), apagar palavra, apagar anterior, delete, deletar, deletar palavra, e algumas variações disto, tudo sem sucesso. Já que pretende atualizar o artigo, e sei que vai procurar pelo comando, espero que tenha mais sorte que eu.

Vou aproveitar para sugerir uma correção. Já descobri que vocês, portugueses, têm o mesmo vício que nós, brasileiros, trocam teclar (escrever utilizando teclado) por digitar (escrever números usando teclado). Naturalmente, de tanto ouvir, a maior parte das pessoas pensam se tratar da mesma coisa, mas não. “Digitar” vem de “dígito” (númeral, dígito ou algarismo) e não deve ser usado para a escrita alfabética.

Discordo do sentido.

Segundo o dicionário Aurélio:

Significado de Digitar
1 – Dar forma de dedo a.
2 – Prover de dedo ou dedos.
3 – Pressionar com os dedos.
4 – Introduzir (texto ou informação) com os dedos através de um teclado.

Abraços!

Glauco, excelente artigo! Uso o Swype há um.bom tempo e realmente é fantástico.

Sobre o problema das aspas, você resolve dizendo:

abre aspas teste fecha aspas

O resultado será:

“Teste”

(Fiz usando o próprio Swype)

Não sei se foi alguma atualização posterior à sua postagem. De qualquer forma fica aqui como informação adicional.

Abraço

Glauco, parabéns. Estou criando um site sobre empreendedorismo médico e muitas vezes tenho idéias para posts no meio de uma corrida, ou andando. Já vinha ditando textos pelo google, mas a falta da pontuação é terrível. Esse programa melhorou bastante.

Obrigado.

Obrigado! 🙂

Estou a atualizar este artigo. Haverá um vídeo. Logo publicarei tudo.

Boas novas idéias para seus posts! Sucesso!

amigo, sobre as aspas, basta falar: abre aspas livro fecha aspas, espero ter ajudado pois a tua postagem foi de grande ajuda, obrigado!

Ola,
Parabéns, adorei seu artigo.
Mais tenho tenho uma duvida , qual é o comando de voz para apagar…

Para mim só faltou um comando de voz para enviar a mensagem. Exemplo: ” Olá amigo, tudo bom?” E logo depois você dizer ” enviar mensagem ” e a mensagem ser enviada. Além deste comando, ficou faltando o comando para apagar. Na verdade, não sei se já existe esses comandos, se existir , favor deixar na resposta.
Obrigado.

Olá ! Testei e aprovei o app estou analisando o app para funcionar em offline e agora achei melhor fazer um comentário . Mas com certeza quero comprar. Ok. Obrigado pela luz que me ajudou muito em meu trabalho, pois vou precisar digitar bastante e com essa ferramenta agora ficou mais animador meu trabalho. Muito obrigado, vou analisar a compra e a o caminho para offline, até mais.

Glauco, descobri esse aplicativo pelo seu site, está sendo muito útil. Muito obrigado! E descobri algumas coisas: que, para colocar ” ” sem aquele espaço incômodo entre elas e palavra destacada, basta dizer “abre aspas” antes da palavra e “fecha aspas” depois da palavra. E que para colocar alguma palavra como inicial maiúscula é só dizer “maiúscula” e palavra bem em seguida que ela ficará em maiúscula.

Perfeito! Obrigado por colaborar!

Vou atualizar o texto, com os devidos créditos a você.

Oi, Glauco. Descobri dois comandos ainda mais fáceis para inserir a inicial maiúscula. Eles são: ditando antes da palavra ou da frase “ativar maiúsculas” ou “em maiúsculas”. Descobri também que, se eu quiser que apenas a primeira palavra fique maiúscula, eu digo, por exemplo, “em maiúsculas” e, em seguida, “senhor”, dou uma leve pausa e prossigo, “dos anéis”, que fica assim: “Senhor dos anéis”. Já se eu quiser que a sentença toda fique em maiúsculas, eu digo “em maiúsculas” e, em seguida, “senhor dos anéis” sem pausa alguma entre as três palavras, que fica assim: “Senhor Dos Anéis”. Obrigado por um site e um artigo tão bem produzido; eles estimulam a gente a pesquisar mais e mais. Abraços.

Caro Fábio: mais uma vez, muito obrigado por colaborar. Estou a finalizar um grande artigo no blog. Em seguida, vou atualizar este artigo aqui. É claro que eu vou dar créditos a você. Quem é você? De onde você é? Mande-me um e-mail.

Olá amigo, trabalho com aplicativos e temos utilizado muito o recurso de escrita por fala visto a escrita ser fundamental em nosso aplicativo. No entanto o do Google tem me dado alguma vergonha na demonstração. Pareço um robo ‘retardado’. Robô, porque ou eu falo muito com pausas ou sai uma baboseira. Retardado por que mesmo assim sai baboseira.

Por isso parabéns! O produto é fantástico mesmo. Faço aqui uma observação, Decidi procurar algo neste sentido por dois motivos, O primeiro é o mencionado acima, o segundo é que não sei porque o kikat 4.4 não tem como baixar pacote de voz. Ou seja não funciona off-line. No caso do swype também não me deu esta possibilidade. Funcionou ai este recurso?

Muito bom o aplicativo.
Testei algumas palavras-chaves para a questão do parágrafo e descobri que é só dizer “próxima linha” para mudar de parágrafo.
Abraço.

Obrigado, Neidson!

Atualizei o artigo usando a sua informação (com crédito pra você, é claro).

Querido Glauco,

Excelente artigo… testei o trial, e me apaixonei na hora, muito bom mesmo…

Parabens!
Abraço

Era justamente um app com essa funcionalidade que eu estava procurando!

Pois, ao digitar um texto através do Smartphone realmente faz muita falta poder inserir uma pontuação, minimamente decente, para o texto não ficar muito desajustado ao final rs.

Mas, enquanto os sistemas de reconhecimento de voz estão “engatinhando”, sempre se faz necessário ainda o ajuste manual.

Nayara, o reconhecimento de voz no Swype é fantástico. Poucas vezes eu tenho de corrigir. Use em ambiente o menos barulhento possível.

Também gosto muito do reconhecimento de voz do Google. Mas é aquele problema: não podemos usar pontuação em língua portuguesa. Ridículo!

O que eu acho inaceitavel é que o SIRI de qualquer i phone funcione bem melhor que o Swipe em portugues para Android. Ele inclusive corrige frases se o que acabou sendo escrito não faz sentido. E não trava!! e pelo que sei é um app feito pela propria Dragon. Isto é verdade?

Oi, Flávio.

Não sei do envolvimento da Dragon com o SIRI. Sinceramente, ando afastado do universo do iOS. Faz 4 anos que estou mergulhado no Android.

Eu aguardo uma atualização do Swype que consiga deixá-lo mais LEVE, fazendo-o FLUIR melhor no sistema.

Pelo SIRI, você consegue ditar textos dentro dos aplicativos?

Deixe um comentário