Categories
Tecnologia

Android ou iOS: qual é melhor?

Android e iOS: existe mesmo um sistema operacional campeão?

A guerra torna-se cada vez mais acirrada. Muitas vezes, com ânimos elevados — quase salpica sangue pelas telas dos computadores mundo afora.

Android ou iOS: qual é melhor?

Fui usuário do sistema da Apple desde o início, quando o nome ainda era iPhone OS. Não me separava de meu iPhone e de meu iPad. Tive todos os modelos até 2013, por isso gastei um bom dinheiro com as trocas anuais.

Ops! Aí está! Eu disse “até 2013”.

Eu era casado com o iOS, mas não tirava os olhos do Android. Então eu parti direto para o adultério: comprei um Samsung Galaxy S4 (atualização: agora tenho um Galaxy Note 4). Era apenas uma experiência. Resultado: poucos dias depois, dei meu iPhone para a minha mãe. Extremamente satisfeito, radicalizei: troquei meu iPad por um tablet da linha Galaxy Note, também da Samsung. “Heresia!”, gritaram meus amigos defensores da Apple. Até o momento, escapei da fogueira.

Desde então, de mãos dadas com o simpático e poderoso robozinho verde, tenho falado sobre as minhas preferências, inclusive no meu Facebook. As pessoas passaram a fazer perguntas sobre o Android. E as perguntas mais comuns são estas: “Mas o Android é mesmo melhor que o iOS?”, “Acha que eu devo migrar para o Android?”. Oh, perguntinhas danadas!…

Eu não gosto da guerra Android X iOS. É bobagem. Perda de tempo. Entro nessa apenas quando se trata de HUMOR (o humor da figura acima, por exemplo).

Tento fazer as pessoas entenderem que não há o melhor sistema. Há, sim, o melhor sistema para cada pessoa. Isso mesmo, é muito pessoal. PARA MIM, o Android é superior, atende bem as minhas necessidades, por isso sinto-me mais satisfeito.

Se eu acho que você deve mudar de iOS para Android? Eu não sei! A melhor maneira de definir isso é usar o Android por uns tempos. Sua próxima compra pode ser a de um dispositivo com Android. Se não gostar, volte ao iOS na próxima troca.

Não quero trazer ninguém à força para o Universo Android. Isso me faz lembrar de religião. Detesto radicalismos. Os fanáticos pela Apple, aliás, são mais comumente voltados a esse comportamento.

Abandonei o iOS, mas desejo que ele melhore cada vez mais. Só uma concorrência forte faz o mercado evoluir. Com um iOS mais avançado a cada ano, a Google terá de se mexer ainda mais para evoluir. Ponto para nós todos!

Com iOS ou com Android, seja feliz!

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

Deixe um comentário