Categories
Tecnologia

Antes do esperado, tenho o ‘Assistente Google’ em meu Android

Assistente Google surgiu há pouco tempo como novidade ligada ao Google Pixel, smartphone que nasceu para substituir o Google Nexus 6P. A exclusividade frustrou imensamente os donos de outros aparelhos, principalmente de modelos mais recentes, que têm capacidade de sobra para absorver o recurso. Eu mesmo, feliz usuário de um Nexus 6P, fiquei aborrecido. Dava para usar o Assistente pelo aplicativo Google Allo, mas, evidentemente, estava longe do ideal.

Há poucos dias, a Google fez estrelas brilharem. Anunciou que o Google Assistente estaria disponível a todos os aparelhos que tivessem o Android 6 Marshmallow ou o 7 Nougat. Por ter um Nexus, que recebe actualizações de sistema muito rápido, eu uso o Android Nougat faz tempo. Oh, muito bo—

Espere. Havia algo mais no anúncio da Google. Inicialmente, a novidade chegaria apenas a sistemas que estivessem em inglês. Tudo bem para mim. Eu sempre uso smartphone e computador apenas em inglês, para receber antes as novidades. Mas a Google complementava: a novidade chegaria a modelos com o sistema em inglês e que estivessem ligados a Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Austrália. Em seguida, iria para a Alemanha, funcionando mesmo em alemão.

Banho de água fria. Meu sistema está em inglês, mas a minha conta Google é de Portugal.

Eu desisti? Rá! Eu sou alucinado por novidades tecnológicas! Igual a um paranóico, quem sabe um psicopata, eu toquei várias vezes por dia no botão Home do meu Nexus 6P. (Uma das formas de activar o Assistente Google é tocar e manter o dedo nesse botão.) Toquei, toquei, toquei e toquei mais e mais.

Até que… apenas uma semana depois da liberação da novidade nos Estados Unidos… eu vi esta coisa maravilhosa, formosa e linda:

Google Assistente

Google Assistente

Google Assistente

Missão cumprida!

E ficou um aprendizado. Enfim, o que importa é apenas o sistema estar em inglês, sem contar o país da conta Google.

Sendo você um leitor do Brasil ou daqui de Portugal, mude o idioma do sistema para inglês se quiser desfrutar logo essa grande novidade. Se você já diz “hello” a seu smartphone mas ainda não vê o Google Assistente, tenha um pouco mais de paciência. Novidades do Android sempre são liberadas em lotes. Não seja paranóico como eu, apertando o botão Home quinhentas vezes por dia. Isso é muito feio!

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

Deixe um comentário