Categories
Tecnologia

Atalhos de teclado: um segredo no Teclado Google

A tecnologia móvel facilita cada vez mais o nosso dia-a-dia, e é uma grande aliada também em viagens. Em termos de produtividade, uma de minhas maiores preocupações é o teclado no smartphone e no tablet.

Ao lado do Swype e do SwiftKey, o Gboard – Teclado Google (Play Store) é o melhor teclado para Android. Uma das grandes vantagens é a perfeita integração com o sistema. O teclado é um aplicativo leve e estável.

Gboard – Teclado Google

Observo que a grande maioria dos usuários do Gboard não aproveita um precioso recurso que ele oferece. Muitas vezes, simplesmente porque essas pessoas nem percebem que o recurso existe. Falo dos atalhos de teclado, uma bênção para a nossa produtividade no universo móvel.

Com os atalhos, criados pelo próprio usuário, basta digitar um código ou uma abreviação para o texto expandir-se com o conteúdo desejado. O conteúdo aparece como sugestão de palavra a ser completada, logo acima do teclado virtual. Imagine o tempo que isso nos poupa ao digitar.

Por exemplo, criei o atalho de teclado “gd”, que expande-se para “GLAUCO DAMAS”. O atalho “ws” (web site) transforma-se em “gdamas.com”. Por que sempre escrever “Com os melhores cumprimentos” em finais de mensagens? Uso o atalho “cmc”. Enfim, crio o meu próprio sistema. Com o tempo, decoro todos os atalhos, e o processo torna-se automático. Tenho uma lista enorme, que inclui meu e-mail, o endereço de minha casa, meu telefone, os títulos de meus livros e guias, nomes de países, etc.

A sua criatividade é o seu limite. Por exemplo, se você é advogado, crie atalhos para termos específicos de sua área. Use “hc” para “habeas corpus”, “stf” para “Supremo Tribunal Federal”, etc.

Como usar o recurso? Veja as imagens a seguir. Pode haver pequenas diferenças aí caso o seu sistema esteja configurado para português do Brasil (aqui, veremos português de Portugal).

Atalhos de teclado no Teclado Google
Abra as definições do Teclado Google e escolha “Dicionário”.

 

Atalhos de teclado no Teclado Google
Primeiro, verifique se está ligada a opção para sincronizar as palavras aprendidas. Com isso, as palavras aparecerão também em seus outros dispositivos. Em seguida, escolha “Dicionário pessoal”.

 

Atalhos de teclado no Teclado Google
Aqui aparecem os idiomas instalados em seu teclado e a opção para todos os idiomas. Se o atalho a ser criado é adequado para todos os idiomas, eu o insiro no primeiro item, “Em todos os idiomas”. Por exemplo, atalho para meu nome, para o endereço deste blog, para palavras comuns como “Facebook”. Muitas vezes, é necessário fazer distinção entre os idiomas. Por exemplo, na entrada para português eu tenho “br” como atalho para “Brasil”. Na opção para inglês, tenho “br” como atalho para “best regards”.

 

Atalhos de teclado no Teclado Google
Os atalhos podem ser criados para palavras, expressões, frases inteiras. Lembre-se: o limite é a sua criatividade. Para adicionar um atalho, toque no + que aparece no canto superior direito.

 

Atalhos de teclado no Teclado Google
No primeiro campo, escreva o que o teclado deve apresentar quando você escrever o atalho escolhido no campo inferior.

Lembre-se: abuse de sua criatividade.

Agora, despeço-me de você com “cmc” (lembra?).

Boa sorte e bom proveito!

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

12 comentários a “Atalhos de teclado: um segredo no Teclado Google”

Amigo, ótima dica. Vc sabe se eh possível fazer o Gboard mudar automaticamenteo atalho pela frase sem precisar ter que selecioná-lo nas sugestões ?

Não és o único. Aqui eles pararam também! Pelo Google, vi muitas outras pessoas a reclamarem a mesma coisa.

Que bênção! Eu estava cansado de mudar de teclado. Eu gosto da função deslizar, pois tenho os dedos grossos. O ÚNICO que eu consegui me adaptar é o GOOGLE (Gkeyboard). Mas ele não aprendia algumas coisas, como meu e-mail, que toda vez eu tinha que digitar, o que me incomodava muito. Lendo essa matéria consegui aplicar os ensinamentos e sou MUITO GRATO! Obrigado!!!!

Não funcionam em caixas de texto de login onde é necessário inserir o email. Eu fiz um atalho para meu email para não ter que ficar digitando toda hora em todos os aplicativos. Mas não funcionou em nenhum. Sabe o motivo?

Abraço.

Cara, fiz tudo o que disse no texto para criar atalhos, mas não funciona no meu aparelho.

Sabe me dizer o que poder ser?

Eu nunca vi isso ter erro. O que tenho visto acontecer é a sincronização dos atalhos não acontecer. (Sincronização com os servidores Google.)

Deixe um comentário