Categories
Tecnologia

Dica para aumentar a bateria no Android

Há muitas dicas populares sobre aumentar bateria no Android. Para ser mais exato, aumentar o rendimento da bateria. Diminuir o brilho da tela, desligar Wi-Fi e Bluetooth, usar fundo negro na tela principal, desligar notificações são algumas das recomendações mais discutidas. Um detalhe, no entanto, passa despercebido pela maioria dos usuários. Eu tive uma idéia e venho testando isso — com sucesso — nos últimos dias em meu Nexus 6, e agora partilho com vocês a dica. Note que há uma observação especial no final do artigo.

A dica a ser mostrada está no item Contas das definições do sistema.

Acessemos, então, esse item. As telas a seguir mostram tudo em inglês, porque é assim que eu sempre uso meu smartphone e meu tablet.

Dica para aumentar a bateria no Android
Accounts / Contas

Chegamos a uma tela que exibe as contas inseridas no sistema. Aqui, escolhemos “Google”.

Dica para aumentar a bateria no Android
Google

Para os nossos objetivos, seleciono agora o meu e-mail, no alto da tela.

Dica para aumentar a bateria no Android
Toco no endereço de e-mail.

Vemos, então, uma lista de itens de todos os produtos e serviços Google associados ao aparelho.

Dica para aumentar a bateria no Android
Todos os produtos e serviços Google.

Esses são os itens frequentemente sincronizados entre o seu dispositivo e os servidores Google. Tudo isso consome bateria.

[hana-code-insert name=’AdSense Meio Post’ /]

Agora observe atentamente a lista e considere quantos itens você realmente usa, quais são importantes. Você deve perceber que seu sistema desperdiça bateria e plano de dados ao sincronizar o que você NÃO precisa.

Por exemplo, eu não uso o famoso Google Fit. Adeus, foi pro saco. Também não uso slides nem planilhas. Adeus, sincronização desligada. Como tenho usado apenas o teclado Swype, desliguei também a sincronização do Teclado Google. Play Books? Não, obrigado, eu uso apenas o Kindle. Inbox? Desisti de usar e voltei ao bom e velho Gmail. E assim eu segui, ponderando cada item.

Dica para aumentar a bateria no Android

.Dica para aumentar a bateria no Android

Agora, uma dica especial.

Observe o último item da lista (item que tenho visto apenas em aparelhos da linha Nexus).

Dica para aumentar a bateria no Android
Em português, “Pesquisa de Sons para o Google Play”.

Esse “Sound Search for Google Play” é o maior vilão da turma. É muito, muito comum ele apresentar erros de sincronização. Com isso, ele fica tentando, tentando e tentando sincronizar. Gasta a carga da bateria!

Esse é um problema antigo, e apontado por diversos usuários mundo afora. Portanto, mesmo que tenha interesse nesse item, recomendo que você NÃO o deixe ligado.

Pronto! Boa sorte!

Ah! Que tal um carregador portátil de bateria? Estou usando um RavPower. É muito bom. Sempre me salva, principalmente durante viagens.

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

Deixe um comentário