Categories
Turismo

Azeitonas e oliveiras em Portugal

Quer conhecer as azeitonas e oliveiras em Portugal? O que há de melhor? Que tal comer uma azeitona direto da árvore? Aliás, qual a diferença entre oliveiras de azeitonas verdes e oliveiras de azeitonas pretas?

Quando eu apenas fazia turismo em Portugal, também pensava em tudo isso. Agora, morando aqui — este país que amo e defendo — há alguns anos, posso transmitir um pouco do que aprendi.

Azeitonas e oliveiras em Portugal

As oliveiras em Portugal

Eu não gostava de azeitonas quando morava no Brasil. Mas, não sei por qual motivo, ficava fascinado com as oliveiras.

Em minha primeira viagem a Portugal, coloquei no topo de minhas prioridades conhecer uma oliveira. Ver, tocar, fotografar. Lembro-me bem da minha emoção quando vi a primeira. E vi muitas outras, porque oliveiras aqui estão em todos os lugares, são “coisa comum”. Hoje, fazem parte de minha rotina, e tenho oliveiras no jardim de minha própria casa. Na época das azeitonas, as oliveiras das ruas derrubam os frutos no chão. Calçadas ficam cheias de azeitonas, e as pessoas têm de desviar para andar nelas. Os portugueses podem não gostar da sujeira, mas os turistas ficam encantados!

Azeitonas e oliveiras em Portugal
Por entre uma oliveira, vejo o majestoso Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.

Além da beleza e dos deliciosos frutos que oferecem, as oliveiras impressionam pela imponência e pela resistência. Duram centenas, até milhares de anos. No Algarve, Sul de Portugal, calcula-se em mais de dois mil anos a idade de uma oliveira! IMPRESSIONANTE!

Portanto, durante o seu turismo aqui, abuse das fotos com essas árvores. Ficam lindas.

.

Oliveiras de azeitonas verdes e
oliveiras de azeitonas pretas:
a diferença

Quando vêem uma oliveira pela primeira vez, quase todos os turistas perguntam: “Esta é de azeitonas verdes ou de azeitonas pretas? Qual será a diferença?”.

Está preparado para o espanto?

Azeitonas e oliveiras em Portugal

Nesse aspecto, NÃO HÁ DIFERENÇA entre as oliveiras. Azeitonas verdes e azeitonas pretas saem das mesmas árvores. Simplesmente, as pretas são as que amadurecem, ficam mais tempo nas árvores.

Que tal? Foi um choque?

Não sinta vergonha. Confesso que eu também pensava assim. Os portugueses acham ridícula essa dúvida. Mas as oliveiras fazem parte da rotina deles. Os brasileiros não convivem com essas árvores, por isso o assunto torna-se um mistério em certos aspectos. Normal!

.

As azeitonas em Portugal

Choque, mesmo, o brasileiro sente ao comer azeitonas em Portugal. Só então ele descobre o que é uma azeitona de verdade!

Não adianta contestar: as azeitonas (e o azeite!) de Portugal são as melhores do mundo. E ponto final. Turistas encantam-se, por exemplo, com azeitonas da Espanha. Vou algumas vezes por ano a Sevilha e fico encantado com o tamanho das azeitonas de lá. São enormes. Mas a admiração não passa disso — o tamanho. O sabor está muito, muito longe das delícias que se comem em Portugal.

No Brasil, as azeitonas, importadas, são CARAS e nada frescas. A conserva lhes dá um sabor forte, artificial. Por isso eu nunca gostei de azeitonas quando morava lá. Em Portugal, fiquei espantado com o sabor. Aprecio especialmente as pretas.

Além de muito saborosas, as azeitonas aqui são tão fresquinhas que é normal os restaurantes servirem com o cabinho que as prendia à arvore. Uma prima minha veio fazer turismo aqui e ficou tão encantada com o tal cabinho que tirou um monte de fotos!

Azeitonas e oliveiras em Portugal

Os portugueses têm diferentes modos de preparar as azeitonas. Um dos mais interessantes nós vemos no Algarve. Eles batem nas azeitonas, por isso elas ficam com uns cortes. O sabor é meio amargo. Em meu primeiro ano aqui, eu não conseguia comer assim, justamente por causa do sabor meio amargo. Mas eu me acostumei, e hoje aprecio muito.

Diante de tantas delícias, 101% dos turistas querem comprar azeitonas aqui pra levar pra casa, no Brasil. Anote isto: eu gosto de recomendar as azeitonas pretas da marca Maçarico. Encontramos em supermercados facilmente. (Depois eu peço pra Maçarico um valor pelo merchandising, OK?)

.

Comer azeitonas
direto da árvore

Huuuummmmm! Nham-nham-nham! Imagine a delícia, a sensação, a emoção de puxar uma azeitona de uma oliveira e… comer! FREEESQUIIINHAAA!

Imaginou?

Pois fique só na imaginação.

De novo aquela história: oliveiras não fazem parte da rotina do brasileiro, por isso os turistas aqui não têm noção do que envolve essa árvore. Mais uma vez, confesso que, naquela minha primeira viagem a Portugal, eu também pensei em experimentar uma azeitona direto da árvore.

Como? Por que não? É claro que eu posso pegar uma azeitona da árvore e… devorar!

Poder, pode. Mas vai se arrepender pro resto da vida.

As azeitonas são extremamente amargas. Há um preparo de dias — elas de molho — antes que possamos comê-las. É comum ver turistas deslumbrados que comem uma direto da árvore. A cena é divertida! Ficam agoniados, em delírio por causa do sabor que não sai da boca.

.

Gostou de aprender essas coisas?

Ótimo.

Agora com licença, eu vou ali comer umas azeitonas pretas fresquinhas. Enquanto isso, você pode ler um outro artigo, aqui no blog, que mostra outra grande curiosidade: o sobreiro, árvore de onde sai a cortiça. É fantástico!

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

7 replies on “Azeitonas e oliveiras em Portugal”

Portugal, um pequeno país repleto de história. uma verdadeira miscilânea de povos que viveram na região, moldando esse maravilhoso país e do qual, nos originamos e fomos moldados. Brasil e Portugal dois países irmãos.

[…] As oliveiras sempre me fascinaram. Antes de morar em Portugal, eu vinha aqui a turismo. Na primeira viagem, estava ansioso para ver uma oliveira de perto, tocar, tirar fotos ao lado. Então, aprendi umas coisas que me fascinaram mais ainda. Por exemplo, a “diferença” entre “oliveiras de azeitonas verdes” e “oliveiras de azeitonas pretas”, e a verdade sobre pegar uma azeitona da árvore para comer imediatamente. Já expliquei tudo isso aqui no blog. […]

Olá Glauco!

Quer mais uma surpresa? As azeitonas pretas que você tanto gosta, são apanhadas verdes da árvore! Elas são depois ”oxidadas” durante o processo de cura, o que as torna assim pretas como você as come…..
Se duvida, pergunte à “Maçarico”…. hehehe (veja no rótulo: azeitona preta “oxidada”)

Abraço e parabéns pelo texto!

Glauco, como vai?
Se importa de dar uma dica de turismo para brasileiros?
Vou a Portugal em junho com meus pais, e eles gostariam de conhecer a produção de azeitonas. Devemos ficar sediados em Lisboa. Sabe se há passeios de um dia, a partir de Lisboa, que nos permitam conhecer essa cultura?
Obrigada!

Adorei! Imaginei q as verdes e as pretas vinham da mesma árvore, igual acontece com goiaba mas imaginei q nao desse pra comer direto da árvore por serem duras, e não amargas! Kkk

Deixe um comentário