Categories
Tecnologia

Bateria no Android M: pode durar até 2 vezes mais

Bateria no Android M: pode durar até 2 vezes mais

Smartphones e tablets evoluem em ritmo vertiginoso. Uma peça fundamental deles, no entanto, parou no tempo: a bateria. Com a evolução dos recursos, os dispositivos exigem mais e mais das baterias, que, então, oferecem cargas cada vez menos eficientes. Isso torna-se um pesadelo para todos nós, principalmente porque a maioria dos fabricantes teima em não inserir bateria removível nos aparelhos. A Samsung, que destacava-se com isso, colocou bateria fixa no novo Galaxy S6 — para choque de todos os consumidores. Antes, em minhas viagens, eu levava duas baterias extras para meu smartphone. Estava sempre tranquilo. Agora, a Google promete aliviar nosso pesadelo. Foi anunciada uma novidade que poderá fazer a bateria no Android M (o novo Android a ser lançado até o final do ano) durar até 2 vezes mais.

A promessa está em um recurso chamado Doze. Em termos muito simples, posso dizer que ele atuará no sistema quando o dispositivo estiver algum tempo sem uso (em um bolso, sobre uma mesa, etc.). O próprio sistema e os aplicativos que correm em segundo plano entrarão em um estado de quase inativos. Nesse período, o consumo de energia será muitas vezes menor.

Haverá um pequeno sacrifício por isso. Muitos aplicativos não estarão o tempo todo atualizados em termos de conteúdo e de notificações. Por exemplo, o aplicativo do Facebook (o que é bom, porque ele gasta muita bateria para manter em dia as diversas notificações e atualizações da cronologia). No entanto, por motivos óbvios, ainda haverá alertas para chamadas telefônicas, SMS, alarmes e alguns aplicativos de mensagens instantâneas, como o Hangouts.

Esperemos!

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

Deixe um comentário