Categories
Turismo

Bistrô 100 Maneiras, do chef Ljubomir Stanisic, em Lisboa

Ljubomir Stanisic: Pesadelo na Cozinha

O chef Ljubomir Stanisic está cada vez mais em alta aqui em Portugal. Atualmente, apresenta a versão portuguesa do famoso programa Os Pesadelos de Ramsay, no qual o chef Gordon Ramsay visita restaurantes em decadência para fazer uma avaliação e ajudar o proprietário a recuperar o negócio. Stanisic provou ser midiático, e conseguiu apresentar o programa de um jeito ainda melhor que o do chef original.

Com tanto sucesso, é natural que as pessoas comecem a procurar os restaurantes dele em Lisboa. Por enquanto, ele tem o Restaurante 100 Maneiras, no Bairro Alto, e o Bistrô 100 Maneiras, no Chiado. (Hoje mesmo eu li uma novidade. Ele vai abrir um restaurante no Cais do Sodré, também em Lisboa, e um em Portimão, Algarve, sul do país.)

Eu mesmo, fã do programa Pesadelo na Cozinha, quis conhecer de perto os trabalhos culinários de Stanisic. Moro no Algarve, mas vou sempre a Lisboa a passeio. Semana passada, mais uma vez eu estive na cidade. Seria minha oportunidade.

O restaurante oferece apenas menu degustação, sem carta de pratos. Perigoso para mim, porque eu não sou de comer variedades, muito menos carnes. Escolhi, então, o bistrô, onde os clientes escolhem pela carta.

Bistrô 100 Maneiras, do chef Ljubomir Stanisic: fachada do prédio
Bistrô 100 Maneiras (oficialmente, o nome “Bistrô” não tem acento).

Oh, Glauco, como foi a experiência?

Não foi.

O quê?

Eu tive um imprevisto e não pude ir. Por educação e respeito, comuniquei a eles a minha desistência.

Fiquei decepcionado. Mas tudo bem, essas coisas acontecem. Também fiquei frustrado assim quando não pude comer no Restaurante Botín, em Madri, que é o restaurante mais antigo do mundo.

Continuo em grande ansiedade. Já tive decepções com grandes chefs midiáticos, como Gordon Ramsay e Jamie Oliver (principalmente Oliver). O que Ljubomir Stanisic reserva para mim?

A visita ficará para a minha próxima viagem a Lisboa. Ao menos eu passei em frente do bistrô, um dia antes da reserva, e aproveitei para conferir o ambiente. Tirei fotos, é claro.

É um lugar muito agradável, de alto astral, com decoração extremamente criativa. Senti boas vibrações ali. Tenho a sensação de que vou gostar muito da comida.

Bistrô 100 Maneiras, de Ljubomir Stanisic

Bistrô 100 Maneiras, de Ljubomir Stanisic

Bistrô 100 Maneiras, de Ljubomir Stanisic

Bistrô 100 Maneiras, de Ljubomir Stanisic

 

Locais

O endereço do Bistrô 100 Maneiras é Largo da Trindade, 9, no coração do delicioso Chiado. (Localize direto no Google Mapas.)

Prefere o Restaurante 100 Maneiras? Vá para a Rua do Teixeira, 35, no Bairro Alto. (Google Mapas)

Mapa - Bistrô 100 Maneiras
O balão vermelho mostra o Bistrô 100 Maneiras. Destaco outros locais para você, turista, localizar-se melhor em Lisboa. Observe o Bairro Alto, a Praça Luís de Camões, o Castelo de São Jorge, o Miradouro Portas do Sol, a Sé de Lisboa. A seta inferior esquerda aponta a região do Cais do Sodré. É cheia de bares, restaurantes e discotecas – ótima para a vida noturna em Lisboa. A seta inferior direita indica a área da Praça do Comércio. Há muitas jóias para você descobrir por ali. Por exemplo, o Museu da Cerveja – que é bar e restaurante. E o Restaurante Martinho da Arcada, um dos melhores de Lisboa, intimamente ligado a Fernando Pessoa.
Mapa com o Bistrô 100 Maneiras
Mais uma vez, o balão vermelho aponta o Bistrô 100 Maneiras. Destaco agora a A Severa, que considero a melhor casa de fado de Lisboa. O Restaurante Tavares, que é o restaurante mais antigo de Portugal e o quarto mais antigo do mundo – e ímã de celebridades. E a Cervejaria Trindade, a mais antiga cervejaria de Portugal.

 

Reservas

Para uma ou outra unidade, reserve por telefone ou por e-mail.

+351 910 307 575

info@restaurante100maneiras.com

 

Bom apetite!

NOTA:
Procura hotéis em PORTUGAL? Aproveite a parceria deste blog com a Booking. Vantagens costumam aparecer nas reservas. Siga aqui para conferir. (Esse é um link afiliado. Há uma pequena comissão ao blog, e isso ajuda a cobrir altos custos com servidor de qualidade, segurança, tratamento de imagens, etc. É assim que eu NÃO coloco aqui aquelas publicidades irritantes que atrapalham o conteúdo dos artigos. Por uma internet mais limpa! Eu agradeço.)

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

Deixe um comentário