Categories
Turismo

Café Inglês: dica de restaurante em Silves (Algarve, Portugal)

Eu moro no Algarve (sul de Portugal) e vou com certa frequência a Silves. Pelo menos uma vez por ano, em agosto, quando lá acontece a famosa Feira Medieval de Silves.

A própria feira serve para eu falar aqui sobre o Restaurante Café Inglês. Em todas as edições da feira, é nesse restaurante que eu vou comer, embora haja muitas barracas de comidas espalhadas pelas ruas.

O Café Inglês oferece boa comida e atendimento simpático, em ambiente rústico que aproveita um edifício histórico. Para quem gosta de História (assim mesmo, com H maiúsculo), ganha tons extras de charme, porque fica a poucos passos do incrível Castelo de Silves e bem ao lado da Catedral de Silves.

Castelo de Silves.
Parte do Castelo de Silves. Logo à direita, fora de vista nesta foto, está o Café Inglês. (Aqui, estou posicionado na traseira da Catedral de Silves.)
O Café Inglês visto de longe.
A escada que leva ao restaurante. O chão na rua é assim porque estamos no Centro Histórico de Silves.
Entrada do Restaurante Café Inglês. Escada de acesso.
Vamos subir?
Pátio externo do restaurante.

Não gosto de ocupar mesa no interior. É no exterior que encontramos toda a graça do restaurante. São duas áreas: a que aparece na foto acima, logo ao subirmos aquela escada, e uma superior, que acessamos por uma escada lá dentro.

A primeira área tem a vantagem da sombra das árvores, caso a sua visita seja durante o dia e especialmente no verão (Silves é MUITO quente nessa época!). Como charme histórico, olhamos para o lado e vemos a lateral da Catedral de Silves. O piso superior é a céu aberto e torna-se um miradouro, de onde vemos boa parte de Silves, com destaques para a catedral e o castelo.

Interior do restaurante.
Observe os detalhes ao transitar pelo restaurante: fornos a lenha, parreiras carregadas de uvas, primaveras cheias de flores.
Parreira com uvas.
Deu água na boca?
Área externa com vista do castelo.
Bandeira de Portugal no Castelo de Silves.
A bandeira que sempre me emociona: a bandeira de Portugal — meu país, minha nacionalidade.
Vista do castelo a partir do Restaurante Café Inglês.
Vista da cidade de Silves.

Eu como apenas pizza nesse restaurante, por isso não posso opinar sobre o resto da carta. Mas posso dar uma dica caso você seja brasileiro e pense em comer mesmo uma pizza.

A pizza no Café Inglês é boa. Mas pizzas em Portugal são feitas com pouco queijo. Brasileiros estão acostumados com aquelas superpizzas, por isso a esperteza aqui — e em qualquer pizzaria do país — é pedir “extra queijo” em sua pizza. Vai pagar um pouco a mais por isso, é claro, mas vale a pena.

Aproveite para apreciar sua refeição com uma cerveja portuguesa (Super Bock!). Ou prefere algo mais natural? Neste caso, não deixe de experimentar um sumo (suco) de laranja.

A dica sobre esse sumo tem um motivo especial. A laranja do Algarve é considerada a melhor do mundo (eu concordo com isso). Em todo o Algarve, Silves é reconhecida como a melhor área para a produção de laranjas. Portanto, será muita sorte se a sua visita coincidir com a época das laranjas e se as laranjas da casa no momento forem mesmo as de Silves.

Pizza em Silves.
Cerveja e sumo de laranja.

Localize o restaurante

Eu já citei a Catedral de Silves e o Castelo de Silves como referências. Mas podemos ser mais precisos, por isso cá está o link para encontrar o Café Inglês direto no Google Mapas.

Mapa com o Restaurante Café Inglês.
O balão vermelho mostra o Café Inglês. Note a proximidade da catedral e do castelo.

Bom apetite!

NOTA:
Procura hotéis em PORTUGAL? Aproveite a parceria deste blog com a Booking. Vantagens costumam aparecer nas reservas. Siga aqui para conferir. (Esse é um link afiliado. Há uma pequena comissão ao blog, e isso ajuda a cobrir altos custos com servidor de qualidade, segurança, tratamento de imagens, etc. É assim que eu NÃO coloco aqui aquelas publicidades irritantes que atrapalham o conteúdo dos artigos. Por uma internet mais limpa! Eu agradeço.)

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

4 replies on “Café Inglês: dica de restaurante em Silves (Algarve, Portugal)”

Deixe um comentário