Categories
Tecnologia

Um dos melhores aplicativos para gravar chamadas no Android

Gravar chamadas no Android é uma tarefa que desperta a atenção de desenvolvedores. São muitos os aplicativos dedicados a isso. Há os fracos ou instáveis no meio, como sempre, e uns grandes se destacam – por exemplo, o Boldbeast.

Gravar chamadas é importante em meu trabalho. Eu poderia ter parado a busca ao descobrir o Boldbeast. Mas eu tenho um probleminha: faz 3 anos que uso a linha Nexus da Google, e agora a linha Pixel. Esses modelos inviabilizam o recurso de gravação (sim, isso é muito irritante!). Em qualquer um desses aplicativos, eu posso ouvir minha própria voz perfeitamente nas gravações, mas o som da outra pessoa sai tão baixo que eu quase não entendo nada. Isso só é bom quando a outra pessoa é a sogra, certo?

A solução para o problema seria um root no aparelho, coisa que eu não faço mais. Então… será que existe um bom gravador de chamadas que seja útil também na linha Nexus/Pixel?

Uau, existe! Terminou a minha saga!

O aplicativo não é uma solução perfeita para Nexus ou Pixel, mas torna viável a gravação. E funciona incrivelmente bem em outros modelos.

Call Recorder

 

Gravar chamadas no Android

Call Recorder

Call Recorder, desenvolvido por um russo, é o campeão salvador. Consegue unir riqueza de recursos e estabilidade. São tantas as opções que, sinceramente, eu nem uso todas. Além disso, depois de vários dias de uso, posso dizer que ele nunca falhou. Você sabe, nós precisamos confiar em um aplicativo de gravação, principalmente quando se faz uso profissional dele.

As gravações podem ser automáticas, e é possível interrompê-las por meio de um botão na tela durante as chamadas.

Os áudios são gravados em formato WAV, AMR, AAC, MP3, FLAC ou OPUS, com qualidade de 8000 Hz a 48000 Hz (o básico, 8000, já é suficiente). Mais tarde, se quiser converter o formato de um arquivo, um simples toque em um item de menu cuida da tarefa em um piscar de olhos.

Um outro diferencial é a navegação pelas conversas gravadas. Para facilitar, podemos filtrar os áudios por chamadas feitas, por chamadas recebidas, por formato de gravação e – o mais útil – por contacto. Quando a lista fica cheia de gravações, torna-se muito prático encontrar um arquivo ao navegarmos pelos áudios ligados a um único contacto. Se houver um áudio mais importante, marque-o com uma estrela, para localização posterior ainda mais fácil.

E o que você deve fazer quando a gravação é muito importate? Salvá-la na nuvem, é claro. O aplicativo integra-se ao Google Drive, ao Dropbox, ao OneDrive, ao Box e a outros dois.

Se segurança é essencial para você, habilite a criptografia dos arquivos, com acesso por senha à lista de gravações. Se possível e se você preferir, use o leitor de impressão digital para desbloquear o acesso.

As configurações do aplicativo são muitas, desdobrando-se em vários menus. Fica inviável comentar aqui. Deixo para você a tarefa de explorar tudo. Apenas chamo agora a atenção para um detalhe. Há a opção de marcar o seu modelo de smartphone, para que o aplicativo adote opções padrão de acordo com ele. Geralmente, o Call Recorder reconhece o modelo automaticamente, mas não custa você verificar.

Call Recorder: gravar chamadas no Android
Os três pontinhos que abrem o menu apresentam opções para a chamada. A estrela marca o item como importante.

Call Recorder: gravar chamadas no Android

Call Recorder: gravar chamadas no Android
Escolha de como visualizar as gravações.
Call Recorder: gravar chamadas no Android
Explore todas as ricas opções.

Call Recorder: gravar chamadas no Android

Call Recorder: gravar chamadas no Android

Call Recorder: gravar chamadas no Android

 

Nexus & Pixel

Para Nexus e Pixel, as instruções dos desenvolvedores desses aplicativos são as mesmas: se quiser ouvir a voz da outra pessoa na gravação, você deve conversar com o viva-voz (ou altifalante, aqui em Portugal) ativo. Nem sempre é assim que eu converso. Não quero ser obrigado a fazer isso toda vez.

O Call Recorder faz uns feitiços nesse aspecto. De alguma maneira, passa um tanto por cima dessa restrição. A voz da outra pessoa não fica clara, em alto som, como se consegue em outros smartphones. Mas fica alta o bastante para eu ouvir bem – às vezes, até melhor do que o usual. Por isso eu disse, no início do artigo, que o aplicativo torna viável as gravações. Não disse que funciona perfeitamente. Mas, para quem não tinha nada, eu agora estou muito feliz. Se pudesse, daria mais de 5 estrelas ao aplicativo lá na Play Store!

 

Má notícia: o preço

Encantado até aqui? Prepare-se para uma decepção.

O desenvolvedor sabe que fez um dos melhores aplicativos de gravação de chamada. Talvez o melhor aplicativo. Esperto, ele cobra mais que os outros. E merece isso. Ele criou um aplicativo melhor até que o Boldbeast.

Para mim, cá em Portugal, o aplicativo aparece na Play Store com o valor de 11,99€ (euros, atenção). Valeu cada centavo.

Se tem dúvida quanto a ele funcionar bem em seu smartphone, faça um teste antes. Instale a versão de avaliação, que o desenvolvedor disponibiliza aqui.

Boas gravações!

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

3 replies on “Um dos melhores aplicativos para gravar chamadas no Android”

Ola bom dia , sera que esse app funciona no montorolla G6PLUS????? Tinha um montorolla x play e usava um outro app ACR o qual funcionava muito bem e no G6 PLUS não funciona por procuro um outro que funcione no G6PLUS…

Ola bom dia , sera que esse app funciona no montorolla G6PLUS????? Usava um anteiro que funcionava muito bem e no montorolla não funciona…..

Deixe um comentário