Categories
Turismo

Tradição ameaçada: em Campolide, Lisboa, parte das famosas calçadas serão trocadas por piso contínuo

Você prefere assim

Pisos de calçadas e de praças em Lisboa
Calçada em Campolide. Esta foto: SIC Notícias.

ou assim

calcada-campolide2

?

Os pisos de calçadas e de praças em Lisboa são conhecidos internacionalmente. Fazem parte das ricas tradições e das artes portuguesas. Atraem a atenção de turistas, que sempre os querem fotografar.

Parece que obras de arte como essas, tão queridas pelo público, deveriam ser intocáveis. Mas estão com o futuro ameaçado, e Lisboa pode perder uma parte de sua personalidade.

Pisos de calçadas e de praças em Lisboa

Pisos de calçadas e de praças em Lisboa

Parte das calçadas de Campolide, em Lisboa, serão substituídas por piso contínuo. O motivo? Os que defendem a idéia alegam segurança. Dizem que as pedras, com o passar dos anos, ficam muito lisas e fazem as pessoas caírem. Pessoas contrárias apontam que isso é, simplesmente, problema de falta de manutenção. Pronto, está aceso o debate. O assunto tomou conta da mídia portuguesa, e refletiu-se no Brasil, com apresentadores de TV surpresos ao darem a notícia (eu mesmo vi isso, pela TV Globo Internacional). Uma das notícias em Portugal, publicada pela SIC Notícias, você lê aqui.

Observo, pela mídia e pelas redes sociais, que a maioria dos portugueses, em todo o país, revela-se contra a idéia. A revolta piora porque a decisão de substituir as calçadas foi alcançada em voto popular, mas com a participação de 349 pessoas entre as 15.000 recenseadas em Campolide. Dessas 349 pessoas, 61,5% votaram pela substituição.

Isso pode ser apenas o começo. Qual será o futuro das outras calçadas de Lisboa? E das praças?

Vou torcer para que meus queridos portugueses cuidem de impedir isso.

NOTA:
Procura hotéis em PORTUGAL? Aproveite a parceria deste blog com a Booking. Vantagens costumam aparecer nas reservas. Siga aqui para conferir. (Esse é um link afiliado. Há uma pequena comissão ao blog, e isso ajuda a cobrir altos custos com servidor de qualidade, segurança, tratamento de imagens, etc. É assim que eu NÃO coloco aqui aquelas publicidades irritantes que atrapalham o conteúdo dos artigos. Por uma internet mais limpa! Eu agradeço.)

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

5 comentários a “Tradição ameaçada: em Campolide, Lisboa, parte das famosas calçadas serão trocadas por piso contínuo”

Não acredito que estão com ideias de fazer uma treta dessas! Isso é totalmente absurdo! As calçadas fazem parte da nossa cidade Capital linda e se as tirassem, irião-nos tirar uma parte da nossa boa tradição!

Deixe um comentário