Categories
Turismo

Centro Comercial Fátima: paraíso para turistas católicos em Fátima (Portugal)

Turistas católicos lotam Fátima todos os dias. A cidade, em Portugal, é o principal centro católico da Europa, depois do próprio Vaticano.

Basílica, Capelinha das Aparições, Capela do Santíssimo Sacramento: alguns pontos são básicos no roteiro em Fátima. Mas, para muitos turistas, um ponto comercial passa despercebido: o Centro Comercial Fátima.

Centro Comercial Fátima: paraíso para turistas católicos em Fátima (Portugal)

Conheci Fátima quando eu ainda não morava em Portugal. Não sou católico, mas fiz questão de visitar o lugar — porque tudo eu quero conhecer, e porque há importância histórica. Naquela viagem, eu estava com um guia de turismo privado, o Helder Lopes. Ele disse que ia nos levar a um lugar especial: o Centro Comercial Fátima, que inclui a Paramentaria de Fátima, em frente dessa loja. (A Paramentaria vende trajes para padres, bispos, etc.) Essas lojas fazem parte da Artesacris – Artigos Religiosos de Fátima, S.A.

Centro Comercial Fátima: paraíso para turistas católicos em Fátima (Portugal)

O Centro Comercial Fátima é um paraíso para turistas católicos. Enorme, a loja oferece estátuas, terços, ímãs, chaveiros, roupas, entre inúmeros, inúmeros outros itens. Eu precisaria de vários parágrafos para citar todos. São artigos dos mais simples aos luxuosos, com preços para todos os bolsos. A visita à loja é o melhor momento para turistas comprarem presentes a amigos e parentes. (Todo mundo que vai a Fátima recebe um monte de “encomendas” de amigos e parentes, certo?)

Centro Comercial Fátima: paraíso para turistas católicos em Fátima (Portugal)

Centro Comercial Fátima: paraíso para turistas católicos em Fátima (Portugal)

Centro Comercial Fátima: paraíso para turistas católicos em Fátima (Portugal)

Além da venda de artigos, a empresa produz imagens, estátuas, terços, etc. É um trabalho artesanal que alguns turistas têm a sorte de conhecer. Em uma visita em 2008, pude ver essa área. Infelizmente, câmeras são proibidas ali, por isso eu não tenho imagens para mostrar. Vi um homem a pintar uma enorme estátua de Jesus crucificado, daquelas que ficam em altar de igreja.

Centro Comercial Fátima
Esta imagem: site da loja.

Quando eu recebo visita em Portugal, levo a pessoa a Fátima se ela for católica, e não deixo de apresentá-la a essa loja. As fotos deste artigo são de minha visita com uma tia e uma prima, em 2012.

Deseja conhecer a loja? Anote o endereço: Estrada de Leiria, 108. Para localizar direto no Google Mapas, clique aqui.

A loja abre todos os dias. De segunda a sábado, funciona das 9h às 20h. Aos domingos, das 9h às 19h.

Prepare seu bolso, porque você ficará encantado… e precisará de um milagre para resistir à tentação de gastar ali todos os seus euros. 😉

NOTA:
Procura hotéis em PORTUGAL? Aproveite a parceria deste blog com a Booking. Vantagens costumam aparecer nas reservas. Siga aqui para conferir. (Esse é um link afiliado. Há uma pequena comissão ao blog, e isso ajuda a cobrir altos custos com servidor de qualidade, segurança, tratamento de imagens, etc. É assim que eu NÃO coloco aqui aquelas publicidades irritantes que atrapalham o conteúdo dos artigos. Por uma internet mais limpa! Eu agradeço.)

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

13 comentários a “Centro Comercial Fátima: paraíso para turistas católicos em Fátima (Portugal)”

Estive em Fátima em 2015. Fui ao Centro Comercial simplesmente maravilhoso !! Ahhh… Na saída, ainda fui sorteada com uma linda imagem de N.Srª de Fátima, que tbem e meu nome.

Graças a esse blog eu descobri essa loja em Fátima, e posso dizer que fiquei maravilhada lá dentro, todo visitante de Fátima devia saber dessa loja e visitar la. Foi maravilhoso.

Ah eu fiz esse passeio à Fátima umas 4 vezes, eu acho e em duas visitei essa loja e ateliê onde são produzidas milhares de imagens e em todos os tamanhos de Nossa Senhora de Fátima. E olha..gastamos, viu?..não tem quem não resista. Devemos ter deixado ali perto de mil euros em compras. Sim, existem artigos muito valiosos , tanto em termos financeiros quanto em valor de fabricação, tempo de feitura, o trabalho artesanal demandado. E foi uma pequena imagem de Nss.Sra.d Fátima toda esculpida em madeira em redoma de camurça que me encantou em uma dessas visitas. Está pequena e preciosa imagem, encantou-me depois de me ter captado o olhar em uma estante de objetos não confeccionados em gesso.
No mesmo instante, retirei a pequena redoma que se fecha sobre a imagem , e a guarda e preserva como,caixa, estojo.
Custou 300 e poucos euros, e a partir deste dia , depois de levada e benta na Igreja de Fátima, viaja comigo sempre e esteve presente em momentos muito importantes , tanto de minha vida , quanto na de outros familiares desde então.
Sou católica como o são todos de minha família e sempre estamos indo à Fátima ,quando estamos em Portugal.
Amo demais a terrenha..

Boa dica! Está anotada para eu conhecer esse lugar em setembro. Eu nem imaginava que isso existia …

Minha mãe vai gostar desse lugar. Legal saber, vou levar ela lá. E vou controlar minha carteira, LOL

Amei a dica, vou visitar Fátima, que por coincidencia é o meu nome, e vou com certeza conhecer essa loja, ótima dica!!

Deixe um comentário