Categories
Turismo

Doces em Madri: conheça a Chocolatería San Ginés

Espanha tem uma forte tradição com doces. Em Madri, eles estão sempre à nossa espera, em um convite diabólico — mas prazeroso — para nos deixar com mais trauma de balanças. Eu já mostrei aqui, por exemplo, a irresistível loja de doces La Cure Gourmande. Agora, apresento outra tentação perigosa: a Chocolatería San Ginés. Continue a leitura por sua conta e risco. Se você é o tipo que engorda só de olhar, não assumo responsabilidade nenhuma.

Balança - Help

Doces em Madri

Chocolatería San Ginés

Fui conhecer a chocolateria depois de uma visita à Plaza Mayor. Saí da praça, atravessei a Calle (Rua) Mayor e segui alguns metros na Calle Coloreros (veja o mapa abaixo). Lá no fundo dessa rua, encontrei a San Ginés. (Atenção: ponho acento em “Chocolatería” porque o nome está em espanhol. Mais um detalhe: eles pronunciam “Ginés” como “rinês”.)

mapa-chocolateria-san-gines
Note a proximidade do Mercado de San Miguel (à esquerda). É outra visita imperdível.
Chocolatería San Ginés | Madri
Calle Coloreros. Lá no fundo, à direita, a chocolateria (letreiro vertical).

 

História

Ir à casa para deliciar-se com caféchocolate quente e churros não é um prazer apenas para seu paladar. É também a emoção de viver a História. O lugar respira tradição.

O prédio foi construído em 1890. Inicialmente, para ser uma pousada. Mas, pouco tempo depois, em 1894, o ramo mudou para chocolates e churros.

Percebe a riqueza disso? Veja de novo a data. Não, não foi erro de digitação. É mesmo 1894.

Com tanta tradição, a chocolateria virou ponto de artistas e boêmios no século passado. Há obras literárias que citam o lugar. Por exemplo, veja esta placa na fachada:

Chocolatería San Ginés | Madri

 

Parte externa

Enfim, ao descermos na Calle Coloreros, chegamos diante da chocolateria. Veja comigo:

Chocolatería San Ginés | Madri

Chocolatería San Ginés | Madri

O que vemos nas duas fotos acima é a saída da chocolateria. Viramos à direita, contornando a Passagem de San Ginés (a área coberta), para descobrir a entrada.

Infelizmente, ninguém consegue entrar de imediato. É a chocolateria mais tradicional de Madri, afinal. Espere filas, principalmente no verão. Garanto que vale a pena perder esse tempo ali. E mais: espere por mesa vaga lá dentro. Há mesas na parte externa, mas o grande charme do lugar é o interior.

Chocolatería San Ginés | Madri
Passagem San Ginés. Ali está a entrada. E ali está a fila…

A boa notícia é que você pode reservar mesa. Entre em contato pelo telefone (+34) 91 365 65 46 ou pelo e-mail reservas@chocolateriasangines.com.

 

Lá dentro

Há mesas em dois pisos: térreo e piso inferior.

A decoração é muito bonita, com detalhes preservados de décadas atrás. De imediato, o que mais chama a atenção são as inúmeras fotos nas paredes. Observe-as de perto. São celebridades mundiais que estiveram ali. Percebe melhor, agora, toda a aura de tradição da Chocolatería San Ginés? (Eles até quiseram tirar foto minha para colocar na parede. Mas eu não estava com vontade! 😉 😀 )

Chocolatería San Ginés | Madri

Chocolatería San Ginés | Madri

Chocolatería San Ginés | Madri

Chocolatería San Ginés | Madri
Na linha inferior, descubra a foto com a cantora Tina Turner.
Chocolatería San Ginés | Madri
Na linha inferior, uma foto com Pelé.
Chocolatería San Ginés | Madri
Piso inferior. A área do térreo é mais charmosa.

 

Delícias, delícias! Nham-nham-nham!

Claro que você pode tomar um espresso. E comer um outro doce qualquer. Mas a razão principal para visitar a Chocolatería San Ginés é deliciar-se com chocolate quente e churros. ISSO é a fama dela.

Foi o melhor chocolate quente que eu tomei em toda a minha vida. Espesso, intenso, marcante. Os churros são saborosos e crocantes. As pessoas molham a ponta do churro no chocolate, ou dão um gole no chocolate e mordem o churro em seguida. UAU! (Já deixe paga uma garrafa de água, para não perder tempo novamente com pedidos e pagamentos. Depois de comer isso, você vai querer água.)

Chocolatería San Ginés | Madri
Que tal?
Chocolatería San Ginés | Madri
Você quer levar quantos rolos desses pra casa?

Um delírio, ahn? Mas cuidado na hora de pedir os churros. O pessoal lá não é nada econômico ao servir isso. Você pode pagar a mais por algo que nem aguentará comer.

Eu pedi a menor quantidade. Recebi 3 churros, como se vê acima. Uma mesa ao lado, com 4 americanos, levou um boooom susto. Eles pediram churros “em fartura”… e a funcionária levou ISTO à mesa deles:

Chocolatería San Ginés | Madri
Aaaaaaaaaaaaaannnnnnh???

Não foi à toa que eu ouvi um deles falar alto: “OH…MY…GOD!”. 😛 😀

 

É caro?

Apesar da fama, da enorme tradição, a chocolateria não explora nos preços.

Pelos três churros, paguei 0,90€. O chocolate quente custou 2,60€.

 

Onde fica, exatamente

O endereço da Chocolatería San Ginés é Passage San Ginés, 5. Para encontrar direto no Google Mapas, siga este link.

 

Horário de funcionamento

Nem pegue papel e caneta para anotar! Esse lugar é o paraíso: ESTÁ SEMPRE ABERTO! Isso mesmo, todos os dias, 24 horas!

Que lugar perigoso! 😮

 

Ah! Mais uma dica. Lá dentro, você dev—

Não. Acabaram as dicas. Com licença, vou ali tomar outro chocolate quente…

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

Deixe um comentário