Categories
Tecnologia

Chrome OS: atualizações e canais

Chrome OS é um sistema operacional criado pela Google. Está em uma linha de computadores portáteis conhecida como Chromebook e em modelos desktop como o Chromebase, produzido pela LG. Muitos usuários ainda não estão familiarizados com o processo de atualização do sistema. A maioria sequer imagina que pode mudar o canal do sistema, com grandes benefícios no dia-a-dia.

Vamos esclarecer isso.

.

Atualização do Chrome OS

O Chrome OS recebe atualizações com bastante frequência. O usuário pode ser alertado sobre uma atualização disponível, mas eu prefiro verificar, pelo menos 3 vezes por semana, se há alguma para eu instalar. (Sim, eu sou obcecado por ter tudo fresquinho, todas as novidades.)

Para isso, clico na parte inferior direita da tela, onde aparece o relógio. No menu que se abre, escolho Configurações (ou Settings, porque uso o sistema em inglês). Então:

Chrome OS: atualizações e canais
Na janela de configurações, clico em “Sobre o Chrome OS” (“About Chrome OS”), que aparece no alto.

.

Chrome OS: atualizações e canais
O passo seguinte é clicar no botão “Verificar e instalar atualizações” (“Check for and apply updates”). Aqui, eu já cliquei no botão, e ele confirma que o sistema está com a versão mais recente (“Your device is up to date”). Se aparecer uma atualização disponível, eu simplesmente confirmo. O processo é rápido.

.

Alterar o canal do Chrome OS

Canal?

Sim. É o modo de o sistema referir-se às versões estávelbetadesenvolvedor.

Como alterar o canal? Qual escolher? Há uma dica especial para a escolha?

.

Como alterar o canal do Chrome OS

Observe novamente a figura anterior. Você chegou ali ao verificar atualização do sistema. Note o link abaixo do botão, indicado pela seta vermelha — “Mais informações” (“More info”). Clique nele para abrir as opções de canais. Vemos isto:

Chrome OS: atualizações e canais
Seta vermelha: o botão de atualização do sistema. Seta verde: surge, agora, o botão dedicado a mudança de canal — “Alterar canal”, ou “Change channel”.

.

Chrome OS: atualizações e canais
Eis as opções de canais.

.

O nome da primeira opção, Estável (Stable), diz tudo. É a escolha mais segura. O usuário recebe atualizações já testadas e aprimoradas. (Será que você deve escolher esta opção? Leia mais abaixo.)

A segunda opção, Beta, recebe antes as novidades que serão incorporadas à versão Estável. Os novos recursos já passaram por uma boa lapidação, mas ainda há aprimoramentos a serem feitos.

A terceira, Desenvolvedor – Instável (Developer – unstable), deve ser sempre descartada pelo usuário comum. Traz alterações ainda cruas, por isso o sistema fica instável.

A alteração de canal é simples.

Para migrar do Estável para o Beta, o sistema baixa uma atualização, que demora apenas alguns minutos. Depois, ele se reinicia e… tcharan!, tudo pronto.

Do Beta para o Estável há um passo a mais. Depois de baixar e instalar a atualização, o sistema requer um Powerwash — apaga todo o conteúdo do computador e começa do zero. Pode parecer assustador, mas também é um processo rápido. Como o Chrome OS vive na nuvem, no final do processo o meu computador volta ao ponto de antes — as mesmas extensões no Chrome, as mesmas preferências salvas. A única coisa que se perde (atenção!) é o conteúdo do disco local. Mas, justamente por viver nas nuvens, dificilmente eu salvo arquivos no disco local (meu “disco” é sempre o Google Drive).

.

A escolha do canal para o Chrome OS

É agora que você pode dizer:

Tá bom! É claro que eu fico com a opção ESTÁVEL!

Não se precipite.

Note que não há o termo “instável” no canal Beta. O “instável” aparece apenas no canal Desenvolvedor. Apesar do risco de algumas pequenas instabilidades, por trazer alterações ainda não totalmente lapidadas, o Beta serve muito bem ao usuário comum, que recebe mais cedo as constantes novidades que surgem no sistema. Eu sempre uso o canal Beta e nunca tenho problema. Aliás, por incrível que pareça, em certos aspectos eu até acho que o sistema fica melhor!

Portanto, sugiro que você ao menos tente o Beta por uns dias. Se detectar algo errado, volte ao canal Estável.

.

Eu sou um feliz usuário do Chrome OS há alguns meses. Deixei de lado o poderoso MAC OS X, por isso você pode imaginar o quanto eu acho interessante o Chrome OS.

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

Deixe um comentário