Categories
Tecnologia

Como gravar áudio no WhatsApp sem manter o dedo no microfone

Dedos cansados no WhatsApp

Os áudios pelo WhatsApp dominaram a nossa rotina. Nossos dedos estão sempre naquele ícone do microfone. Quando sentimos um dedo cansado, ou até meio enrijecido (haja abuso!), usamos outro dedo. E, quando esse outro dedo se cansar, não haverá problema: temos mais oito dedos prontos para uso (ou mais 18 dedos prontos para uso, caso você consiga usar também os dedos dos pés — mas eu espero que não).

A necessidade de manter o dedo no ícone do microfone sempre me incomodou. Isso é prático em gravações curtas, mas fica problemático em áudios mais longos. Eu mesmo preciso fazer áudios mais demorados. Sou do time Meu Egito, que leva turistas ao Egito. Preciso estar em contacto constante com clientes e com os guias de turismo, e às vezes trocamos informações longas, detalhadas.

Defendo um toque no ícone para começar a gravar, e um outro toque para interromper e enviar. Isso deveria ser, pelo menos, configurável — opcional, para agradar ambos os lados.

Hoje — SURPRESA! — eu descobri como gravar áudios longos sem manter o dedo naquele ícone. Quer saber? Descanse seus dedos e venha comigo.

NOTA — Há uma versão actualizada deste artigo. Siga AQUI.

.

Grave áudio no WhatsApp mantendo seus dedos livres (ooooh!)

A dica aqui serve para Android.

Ao gravar, ignore o ícone do microfone. Toque no ícone do clipe — aquele dedicado a enviar documentos, fotos, etc.

Gravar áudio no WhatsApp com os dedos livres
O ícone do clipe aparece no campo de texto a ser inserido.

.

Gravar áudio no WhatsApp com os dedos livres
Nas opções que aparecem, escolha ÁUDIO.

.

Gravar áudio no WhatsApp com os dedos livres
Como gravar o áudio? Escolha GRAVAR COM O WHATSAPP/RECORD WITH WHATSAPP.

.

Gravar áudio no WhatsApp com os dedos livres
Você tem até 15 minutos para falar. Toque em GRAVAR/RECORD para começar. Fique à vontade, sem manter seu dedo em lugar nenhum da tela.

.

Gravar áudio no WhatsApp com os dedos livres
Terminou? Toque em PARAR/STOP. Aqui vem outra grande vantagem: você pode ouvir todo o áudio ANTES de tocar em ENVIAR/SEND. Bom para evitar enganos!

.

Gravar áudio no WhatsApp com os dedos livres
O áudio enviado aparece com uma identificação diferente da que estamos habituados a ver com um áudio gravado na hora. O áudio tradicional aparece com nossa foto de perfil. O áudio gravado por esse novo método tem identificação laranja, com um ícone de fone de ouvido. É a mesma identificação de quando encaminhamos um áudio qualquer a alguém. Esta figura mostra os dois exemplos.

Gostou?

Agora com licença, preciso enviar uns áudios. Com meus dedos livres, e sem gastar 15 minutos, porque eu não quero fazer ninguém dormir.

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

8 comentários a “Como gravar áudio no WhatsApp sem manter o dedo no microfone”

Amei a dica de como gravar áudio no Whats!!!! Como sempre, você nos encanta e nos instrui com suas postagens! Obrigada por compartilhar tudo conosco. Bjs com carinho.

Deixe um comentário