Categories
Turismo

Em Portugal, compre azeite de oliva… sem manipulações brasileiras

Azeite em Portugal

A carne é apenas mais um escândalo na indústria alimentícia brasileira. Os azeites de oliva importados no país também navegam em polêmicas. Hoje mesmo, aqui em Portugal, o Diário de Notícias publicou uma denúncia: “Azeites de origem portuguesa chumbam em testes no Brasil” (“chumbar” é ser reprovado).

No Brasil, empresas importam enormes quantidades de óleo e embalam o produto lá mesmo. Por isso, é comum vermos a informação de que o azeite foi importado de Portugal, por exemplo, mas engarrafado no Brasil. O que pode acontecer com o produto até ele chegar às prateleiras de supermercados? O problema mais frequente é vender um azeite comum disfarçado de extra virgem. E há as tão discutidas misturas.

Evidentemente, nem todas as empresas no Brasil agem com má-fé. Mas estamos tão habituados a desrespeitos que persiste uma dúvida no ar.

Os consumidores brasileiros não são os únicos prejudicados. As marcas portuguesas têm um nome a zelar. Se você consome um produto alterado de uma marca, não vai achar nada especial (ou vai achar ruim mesmo) esse produto. Portanto, imagem negativa para a empresa portuguesa.

É por isso que eu sempre recomendo, aos leitores do blog, a compra de umas garrafas de azeite quando fazem turismo em Portugal. As pessoas encontram qualidade superior a preços mais baixos. Quem não gosta dessa fórmula?

Ah, Glauco, eu vou a Portugal e quero comprar um milhão de garrafas de azeite! Porque eu amo isso!

Eu imagino! Sou VICIADO em azeite de oliva!

Em Portugal, você vai irritar-se ao fazer comparações. Volta e meia eu vejo turistas brasileiros revoltados aqui. Há poucos dias, em um supermercado, eu fui à seção de azeites e notei um casal de turistas brasileiros a meu lado. Eles analisavam tudo… comentavam… e o homem de repente exclamou: “Mas que filhos da p*** lá no Brasil! Lá eu não vejo essa variedade toda, essa qualidade, e ainda por cima é muito mais caro!”. Eu acabei rindo. Eles perceberam, e no fim nós entramos em uma longa conversa sobre azeites. Eu os ajudei a comprar.

Quanto a você, espero que aproveite bastante por aqui. Portugal é imbatível na produção de azeites – e na arte de fazer vinhos, aliás. Durante a viagem, entregue-se ao privilégio de saborear o que é bom de verdade. E compre umas garrafas de azeite para levar. Pense que, no Brasil, por uns dias, você usará esse azeite, revivendo um pouco do espírito de Portugal. Uau! Que tal uma pizza? (Curiosidade: os portugueses, donos dos melhores azeites, não têm o costume de azeite em pizza! Heresia!)

Já sinto o sabor de todo esse azeite!

Delícia! Mas, antes da empolgação, pense neste alerta: compre garrafas de acordo com o espaço e com o peso que você imagina ter à disposição em sua bagagem no retorno para casa. Já vi muitos turistas em apuros por causa disso. Compram azeites e vinhos por impulso, esquecendo que são produtos pesados e que tomam muito espaço nas malas.

Azeite em Portugal

Muito bem, Glauco. Ótimo, perfeito. Agora… onde é melhor eu comprar azeite? Vou a um supermercado?

Pode ser. Voc—

Ah, já sei! Supermercado deve ser mais para morador. Como turista, eu deixo para comprar no free shop do aeroporto, antes de embarcar de volta para casa.

Eu sabia que você ia citar isso.

Cuidado com essa ilusão de preços inferiores em free shop. Eu já escrevi aqui sobre o free shop do aeroporto de Lisboa. Eu prefiro que você compre em um supermercado ou em uma casa especializada em vinhos e azeites.

Agora com licença, porque essa história de azeite me deu fome. Ora, pois!

NOTA:
Procura hotéis em PORTUGAL? Aproveite a parceria deste blog com a Booking. Vantagens costumam aparecer nas reservas. Siga aqui para conferir. (Esse é um link afiliado. Há uma pequena comissão ao blog, e isso ajuda a cobrir altos custos com servidor de qualidade, segurança, tratamento de imagens, etc. É assim que eu NÃO coloco aqui aquelas publicidades irritantes que atrapalham o conteúdo dos artigos. Por uma internet mais limpa! Eu agradeço.)

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

8 replies on “Em Portugal, compre azeite de oliva… sem manipulações brasileiras”

Olá, Glauco. Que tal umas dicas de algumas marcas que se encontram em mercados de Lisboa e podemos comprar com qualidade superior aos que são vendidos no Brasil. Abraços!

Ola Glauco
A Companhia do Azeite, uma empresa brasileira, importa os melhores azeites de Portugal, Os mesmos que estão presentes nas melhores casas especializadas de Portugal, como a Olive & Co do Porto e D´olival, ola e olistore. Eles estão nas melhores casas gourmet do Brasil, Incluindo a nossa loja Cantinho do Azeite de Brasilia, que está entre as melhores oleotecas do mundo, por que além dos pórtugueses,, tem os melhores da espanha e Itália.

Não podemos ignorar a realidade. Há problemas com isso no Brasil. Mas, evidentemente, há muita gente séria a trabalhar nisso. Pessoas como você, pelo visto, que sabem defender a idéia e o produto.
Visitei seu site e gostei de ver a seção “Por que comprar conosco”. A idéia dos pequenos produtores. Se eu morasse na região de Brasília, seria seu cliente.
Boa sorte em seus negócios.

Olá! excelente assunto.
No brasil, lugar que por enquanto moro, dizem que existe uma lei, pasmem, que permite que as empresas coloquem até 85% de outro óleo como de soja, shell etc e ainda pode ser chamado de azeite.
Gente pode me criticar por causas das minhas palavras, mas que país desgraçado, de gente safada, sem vergonha, pilantra, vagabunda, mas é claro que tem muitas exceções e quando digo exceções são aqueles que se indignam, mas também agem em prol da integridade, da honestidade e não aqueles que se indignam mas quando não ha luz praticam as mesmas coisas.

Galo, carbonel e outros nem passam na porta de casa, aqui no brasil tudo é batizado então imagine o azeite, já comprei do mais barato (R$ 20 reais) ao preço de (R$80 reais) é só perder dinheiro, desisti por isso busco opções diferente (argentina, Uruguai , chile e temos também um produtos do sul de minas gerais AZEITE OLIBI (já ouvi propagandas mais ainda não degustei).

Fiquei curioso quanto a esse Olibi. Depois desse tempo, teve oportunidade de experimentar?

Olá, adorei seu artigo, espero que possa me ajudar, estou morando em Lisboa e minha mãe pediu para que eu levasse para ela no Brasil “azeites artesanais feitos em quintas, com cheiro de azeitona “ nas palavras dela kkk, mas eu não faço ideia de onde encontrar. Poderia me ajudar? Desde já agradeço

Em supermercados não deve encontrar isso. Procure em casas especializadas. Também naquelas produtoras que turistas visitam. Eu já vi também em pequenas lojas de produtos típicos portugueses para turistas. Há muitas dessas lojas no país, inclusive em aeroportos.

Deixe um comentário