Categories
Destaques Turismo

Em Portugal, veja de onde vem a cortiça

Já parou para pensar de onde vem a rolha da garrafa de vinho que você abre? Ou melhor, de onde vem a cortiça. A resposta está no sobreiro, em Portugal.

Já parou para pensar de onde vem a rolha da garrafa de vinho que você abre? Ou melhor, de onde vem a cortiça? A resposta está no sobreiro (corktree, em inglês).

Essa bela árvore, da família do carvalho, existe aos montes aqui em Portugal. Oferece ao mundo a cortiça de mais alta qualidade.

Espere aí, Glauco. Como é que sai cortiça de uma árvore?

É um processo impressionante da natureza. Em sua viagem de turismo em Portugal, não deixe de testemunhar isso. Peça ajuda a um guia de turismo ou a um habitante local para encontrar uma área de sobreiros. E não deixe de observar os diversos produtos feitos de cortiça à venda pelo país – inclusive produtos de vestuário. Neste artigo, mostro algumas fotos desses produtos. São impressionantes, de alta qualidade. Até Lady Gaga rendeu-se aos encantos deles e usou algumas peças em um show!

Explico, nas fotos a seguir, o processo de extração da cortiça.

.

Portugal: sobreiro e cortiça
A casca é retirada da árvore. O material é pura cortiça.

.

Portugal: sobreiro e cortiça
O processo não é prejudicial à árvore. A cada nove anos, aproximadamente, o tronco forma uma nova camada de cortiça. Os números pintados nos troncos indicam o ano em que a casca foi retirada.

.

Portugal: sobreiro e cortiça
Montes de cortiça.

.

Portugal: sobreiro e cortiça
Cortiça armazenada. Aqui, um local bem simples. Na verdade, a cortiça forma uma grande indústria em Portugal, com instalações modernas.

.

Portugal: sobreiro e cortiça
A parte externa da casca, vista de perto.

.

Portugal: sobreiro e cortiça
Aqui você já reconhece a cortiça.

.

Portugal: sobreiro e cortiça
Tirei um pedaço.

.

Vale lembrar que há muitos usos para a cortiça. A fabricação de rolhas é apenas o fim mais conhecido. A cortiça tem crescido, por exemplo, na confecção de calçados. E uma pesquisa recente indicou que é o melhor material para a parte interna de pára-choque de veículos.

Em Portugal, lojas de produtos para turistas costumam vender diversos produtos feitos com cortiça. Itens surpreendentes, como bancos, gravatas (!), paletós (!), sombrinhas (!), potes, carteiras, etc. Que tal? Veja estas fotos:

Cortiça e sobreiro

Cortiça e sobreiro

Cortiça e sobreiro

Cortiça e sobreiro

Cortiça em Portugal

NOTA:
Procura hotéis em PORTUGAL? Aproveite a parceria deste blog com a Booking. Vantagens costumam aparecer nas reservas. Siga aqui para conferir. (Esse é um link afiliado. Há uma pequena comissão ao blog, e isso ajuda a cobrir altos custos com servidor de qualidade, segurança, tratamento de imagens, etc. É assim que eu NÃO coloco aqui aquelas publicidades irritantes que atrapalham o conteúdo dos artigos. Por uma internet mais limpa! Eu agradeço.)

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

19 comentários a “Em Portugal, veja de onde vem a cortiça”

Olá Glauco, boa noite! Você poderia me informar onde ficam estas árvores? Qual a região?
Obrigada

Alô amigo, muito bom seu artigo. Bom gostaria de conhecer Portugal, algumas cidades como Lisboa, Porto, etc. Mas gostaria de me basear em um guia de de viagem com todas as dicas de lugares, bares, condução, enfim algo que me desse uma certa tranquilidade, também não esquecendo de mencionar preços dos restaurantes e passeios é lógico. Bem você sugere algo? Muito obrigado desde já. Um grande abraço.

Bom dia, Glauco
Gostaria de ti pedir um favor. Alguns alunos entraram no blog pra te entrevistar, sobre algumas postagens refente a Portugal, então se possível, me dá esse suporte, pois apresentaram na semana de meio ambiente e na semana literária.
Agradeço
Albani

Glauco, eles ainda não entraram, entrarão em contato, e na semana literária apresentarão um autor português, sugerir Fernando Pessoa, depois que li tua postagem sobre o mesmo. Nesse evento, também será trabalhado o meio ambiente e as olímpiadas. O país sorteado para essa turma foi Portugal. E, fui escolhida pela coordenação para dá orientação na turma. Passarei detalhes por e-mail que que estou querendo. Já vou adiantando que o tema da cortiça depois que leram a postagem ficaram interessados em abordá-lo como tema pra o meio ambiente.

Gostei deste. Parabéns! É sempre bom ver pessoas interessadas num produto que não só é de grande interesse económico (para Portugal claro), mas também ambiental, já que promove a manutenção dos montados, que são dos ecossistemas faunisticamente mais ricos na Europa. Parabéns mesmo pela divulgação…

Deixe um comentário