Categories
Tecnologia

Crie um atalho para seus lembretes na tela principal de seu Android

Os lembretes em meu smartphone Android já fazem parte da minha rotina. Eu os crio pelo Google Now, pelo aplicativo Inbox (ligado ao Gmail), pelo Google Keep e agora também pelo Google Calendar.

Além da praticidade e da perfeita sincronização entre aplicativos e dispositivos, gosto muito da possibilidade de agendar um alerta não apenas por dia e hora, mas também por localização. Por exemplo, eu queria comprar um lacre para mala de viagem. Não sabia ainda a data da minha próxima viagem. Então, criei um lembrete para isso e escolhi como parâmetro de alerta um local: o aeroporto de Lisboa. Não importa o dia de minha presença no aeroporto; ao chegar lá, eu receberia o alerta do lembrete, e poderia comprar o lacre em uma loja no interior.

Uma coisa que eu não entendia era a falta de um widget ou de um atalho na tela principal de meu smartphone Nexus para acessar a minha lista de lembretes. Até que, de repente, surgiu essa oportunidade — mas de um jeito estranho.

Antes, para acessar a lista, eu usava a ferramenta de voz do Google Now. Dizia: “Show my reminders”. (Sempre uso tudo em inglês, para receber antes as novidades do sistema.) Também ia à tela do Google Now, tocava no menu principal e escolhia o item “Reminders” (Lembretes). Agora, tenho um atalho em minha tela principal.

.

Como criar um atalho para os lembretes

Por lógica, você deve ter pensado que basta consultar a lista de widgets do sistema para encontrar o atalho. Estranhamente, não é assim que funciona — ainda.

Para aparecer a opção de criar um atalho, é preciso criar um lembrete por voz, usando o Google Now. Ao aparecer a confirmação do lembrete criado, você deve ver uma barra azul com a opção de criar um atalho na tela principal do smartphone ou do tablet Android:

Crie um atalho para seus lembretes na tela principal de seu Android

Toque nessa barra azul… e pronto!

Aqui está meu atalho, bem no meio da tela principal:

Crie um atalho para seus lembretes na tela principal de seu Android

.

Limitações

Como eu já disse, a implementação disso está estranha. Vários usuários reportam que essa opção simplesmente não aparece. Outros dizem que apagaram o atalho criado, depois não viram outra vez a opção de criar um.

Também parece que a opção está mais propensa a aparecer a quem usa o Google Now como Home principal (nada de alternativas como Nova Launcher, por exemplo).

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

Deixe um comentário