Categories
Curiosidades

De onde vem a cortiça?

Eu fico pensando… A gente usa cortiça pra tantas coisas! De vem vem a cortiça?

Realmente. Abra uma garrafa de vinho ou de uísque e lá está ela. A rolha. De cortiça. E o famoso quadro de avisos, todo coberto de cortiça para espetarmos pinos nele? Esses são apenas dois entre tantos exemplos.

Prepare-se agora para ficar muito surpreso. A cortiça vem de…

…uma árvore!

Portugal: sobreiro e cortiça

Trata-se do sobreiro, árvore da família do carvalho. A casca do sobreiro é a própria cortiça, periodicamente removida e processada pela indústria.

Aqui em Portugal, a produção de cortiça é muito popular — e, aliás, a melhor do mundo. Vejo sobreiros em inúmeros locais. São lindos!

Portugal: sobreiro e cortiça

Viagem Fantástica mostra em detalhes a árvore e como é a produção da cortiça. Curioso? Então siga este link para ficar ainda mais surpreso. Vai descobrir, por exemplo, diversos produtos feitos de cortiça em Portugal, como bolsas, carteiras, bancos, guarda-chuvas, gravatas, sapatos, etc.

Cortiça em Portugal

Cortiça e sobreiro

NOTA:
Procura hotéis em PORTUGAL? Aproveite a parceria deste blog com a Booking. Vantagens costumam aparecer nas reservas. Siga aqui para conferir. (Esse é um link afiliado. Há uma pequena comissão ao blog, e isso ajuda a cobrir altos custos com servidor de qualidade, segurança, tratamento de imagens, etc. É assim que eu NÃO coloco aqui aquelas publicidades irritantes que atrapalham o conteúdo dos artigos. Por uma internet mais limpa! Eu agradeço.)

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

1 comentário a “De onde vem a cortiça?”

Deixe um comentário