Categories
Tecnologia

RAVPower: dica de carregador portátil para smartphones, tablets e câmeras

Com recursos cada vez mais avançados, nossos smartphonestabletscâmeras fotográficas consomem mais e mais energia. Para nosso desespero, as baterias pararam no tempo. Sempre estamos de olho em nosso carregador, alertas sobre onde há uma tomada de energia. Durante viagens, isso fica especialmente complicado.

As câmeras podem ter a bateria facilmente substituída por uma outra com carga completa. Mas, você sabe, os fabricantes de smartphones e de tablets não acordam para a realidade. A maioria dos modelos que eles colocam no mercado NÃO possui bateria removível. Lembre-se da Samsung, que adotou esse conceito irritante a partir do Galaxy S6. Até o S5, os usuários podiam trocar a bateria à vontade — e ainda ridicularizavam os donos de iPhone, que nunca teve bateria removível.

Faço uso intenso em meu smartphone (no momento, um Nexus 6) e em meu tablet (Nexus 9). Preocupado com bateria, voltei minha atenção aos carregadores portáteis. Eu precisava desesperadamente de um. Em minha busca, descobri muito lixo, colecionei decepções, perdi dinheiro. Fui enganado até por análises falsas de clientes de lojas on-line. Há um mês, descobri, na Amazon, este carregador portátil:

RAVPower
16.000mAh Deluxe External Battery Pack
(3rd Generation Portable Charger, Power Bank, 4.5A, Dual USB)

RAVPower: Dica de carregador portátil para smartphones, tablets e câmeras

São 16.000mAh, mas nenhum carregador rende o que promete. O máximo que eu consegui com ele foi carregar três vezes meu Nexus 6. Deveria ser melhor, mas está mais do que suficiente para me salvar.

O primeiro teste de fogo com ele foi semana passada, em Sevilha, Espanha. Usei meu Nexus 6 intensamente. Em cada pausa em bar, restaurante, praça, aproveitei para conectar o smartphone a ele. Mesmo que não desse tempo para chegar a 100% de carga em uma pausa dessas, a bateria ganhava um bom tanto de vida extra. O dia, assim, foi tranquilo. À noite, no hotel, eu conseguia chegar com a bateria em pelo menos 50%!

RAVPower: Dica de carregador portátil para smartphones, tablets e câmeras

RAVPower: Dica de carregador portátil para smartphones, tablets e câmeras

Esse RAVPower vem com uma bolsa de transporte e dois cabos USB. Dois cabos porque é possível carregar dois aparelhos ao mesmo tempo. Para conectar iPhone ou iPad, o usuário deve apelar para um adaptador, não incuído na caixa.

RAVPower

Uma porta USB é 2.4A; a outra, 2.1A. Por ser portátil, o carregador funciona além de minhas expectativas quanto a velocidade de recarga. Minha bateria vai de quase 0 a 100% em menos de duas horas.

O fabricante afirma que o carregador detecta o tipo de dispositivo e que desliga-se sozinho quando a carga chega ao máximo. Comigo, a promessa de desligar-se sozinho não funciona.

RAVPower
Quase no meio, o LED de uma lanterna embutida — um mimo do fabricante para nós.

A considerar a capacidade de 16.000mAh, o carregador tem pequenas dimensões e é leve. São apenas 322g, distribuídos em 12,7cm X 8,1cm X 2,2cm. Não foi muito incômodo levar no bolso durante aquela viagem.

Minha maior preocupação é o tempo para recarregar o próprio carregador. Ligado na tomada aqui em casa, dá uma média de 12 horas a partir da carga dele em quase zero. Muito tempo! Portanto, nunca posso deixar a recarga dele para a última hora.

RAVPower: Dica de carregador portátil para smartphones, tablets e câmeras

Comprei o RAVPower pela versão inglesa da Amazon (amazon.co.uk). É mais fácil para mim, pois moro em Portugal. O link para o artigo está AQUI. No momento, o carregador custa 23,99£, e há quase 4 mil avaliações de clientes, quase todas com 5 estrelas. Há versões em preto e em branco.

Despeço-me sonhando com o dia em que veremos todos os dispositivos com bateria removível… ou com uma bateria que dure alguns dias… ou com uma bateria que possa ser recarregada em apenas um minuto.

É sonhar demais?

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

3 replies on “RAVPower: dica de carregador portátil para smartphones, tablets e câmeras”

[…] Segunda preocupação: o uso frequente de mapas e serviços de localização é um devorador de carga de bateria. O turista prudente sempre tem consigo um carregador portátil de bateria. Cuidado especial aqui, pois há muito lixo no mercado de carregadores portáteis. Recomendo a marca RavPower. Faz anos que eu uso um poderoso carregador portátil dessa marca. […]

Engrae7ado que a maioria dos luaregs pelos quais me apaixonei loucamente, eram justamente aqueles cuja minha expectativa ne3o era le1 essas coisas na hora em que entrei no avie3o. Foi assim com a Taile2ndia no ano passado, eu sabia que seria um lugar legal, mas eu estava muito mais empolgada pra conhecer o Vietnam, e agora a histf3ria se repete com Portugal Continua no blog Manual da Dona de Casa.

Prezado Glauco,

Li sua matéria e fiquei impressionado.
Somos novos no mercado e trabalhamos com carregadores portáteis,
e temos uma linha direcionada especialmente para o público viajante.

Você tem interesse em conhecer?

Obrigado!

Deixe um comentário