Categories
Turismo

Em Madri, o restaurante mais antigo do mundo

O Guinness, Livro dos Recordes, registra em Madri (Espanha) o restaurante mais antigo do mundo: o Botin, na Rua Central dos Cuchilleros.

No subsolo, cavernas subterrâneas de 1580 originam-se da fase em que a área funcionava como taverna. Em 1725 (!), um cozinheiro francês montou no local uma pensão com forno. O hábito era o cliente levar a própria comida.

A casa continua lá. Mesmo nome, mesma actividade — por isso chamou a atenção do Guinness.

Com essa longevidade, fala-se muito sobre tudo o que já se viu por ali. Até a guerra a casa sobreviveu — e por muito pouco não se desfez por completo devido a uma bomba que caiu bem ao lado, durante a Guerra Civil Espanhola.

Também é notória a lista de celebridades que ali experimentaram leitão e cordeiro assados (especialidades da casa): Pedro Almodóvar, Marcelo Mastroiani, Catherine Deneuve, Ricky Martin, Jacqueline Kennedy, Charlton Heston, Ava Gardner, Michael Douglas, etc. Mais curioso ainda é saber que Goya trabalhou ali limpando pratos antes de tornar-se um pintor famoso.

Para ser sincero, acho estranho esse restaurante ser eleito o mais antigo do mundo. A Europa é o continente das fascinantes “velharias”. Há muitas coisas antigas por aqui. Já vi livraria com origens no século 18. Na Grécia, visitei uma taverna (não lembro o nome) que — disseram-me depois — tinha aproximadamente 700 anos. De qualquer maneira, os proprietários do restaurante em Madri foram adiante, provaram tudo e levaram o troféu. Mas não acho difícil um dono de restaurante surgir para tomar esse título de mais antigo.

Para saber mais, leia notícia publicada no UOL.

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

Deixe um comentário