Categories
Turismo

Em Marrakech, seu nome escrito em árabe

Uma das lembranças mais típicas de uma viagem a Marrocos é trazer um pequeno quadro com seu nome escrito em árabe. Em Marrakech, por exemplo, havia muitos artistas que ofereciam esse serviço. A palavra certa é mesmo artista, porque eles fazem um trabalho caprichado e com extrema rapidez. Desenham com bambu, usando tintas naturais, à base de vegetais.

Aqui está o meu nome, Glauco:

Em Marrakech, seu nome escrito em árabe

Escolhemos na hora a figura que aparece acima do nome. Se preferir, o turista pede sem figura, com destaque apenas para o nome.

Paguei apenas 4 euros por esse quadro. É possível pagar um pouco menos pela versão sem moldura (2 euros), mas eu acho arriscado levar o papel na mala, ao voltar para casa.

A seguir, veja fotos do local, do artista, do processo de escrita. Em seguida, um vídeo que mostra a confecção do meu quadro, e um link para ver, no Google Mapas, onde fica o local.

.

A banca do artista fica em uma feira de artesanatos. Esta é a entrada da feira.
A banca do artista fica em uma feira de artesanatos. Esta é a entrada da feira.

.

Marrakech, Marrocos

.

Corredor de entrada. Como sempre, a bela decoração...
Corredor de entrada. Como sempre, a bela decoração…

.

A banca do artista.
A banca do artista.

.

O artista.
O artista.

.

As tintas. Observe o bambu usado como caneta.
As tintas. Observe o bambu usado como caneta.

.

Agora, o vídeo que gravei quando o artista fez meu quadro:

.


.

Em diversos pontos da cidade há artistas que fazem esse trabalho. Deseja conhecer essa banca que eu visitei? Para saber onde fica a feira de artesanatos, use este link direto para o Google Mapas.

 

 

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

7 comentários a “Em Marrakech, seu nome escrito em árabe”

http://www.turismoemmarrocos.com/ Propomos uma viagem diferente a Marrocos, uma viagem de aventura e de relaxamento, onde irão encontar a magia do deserto. Será recebido pela hospitalidade do seu povo e especialmente nossa querida equipa de guias, que o acompanhará ao longo desta aventura, mostrando-lhe lugares inesquecíveis da cultura e dos costumes berbere. Visite-nos e não terá dúvidas em voltar…

“No deserto tudo lhe dá felicidade, cada atributo tem o seu encanto, irá sentir felicidade pelo simples facto de estarmos juntos. Ninguém sonha em ser, porque cada um é…”

Não essa essa a gravura? Mas a imagem é bonitinha. Até pensei que fosse mais caro. Bem, cá seria mais caro certamente, nem que fosse comprada no chinês…

Deixe um comentário