Categories
Tecnologia

Estabilização de vídeos no Google Fotos: abuse do recurso

Estabilização de vídeo no Google Fotos

Google Fotos é, de longe, o melhor serviço para armazenar e gerenciar seus arquivos de fotos e de vídeos. Perto dele, o Flickr, por exemplo, fica no chão (embora o Flickr tenha um lado mais social, de partilha de conteúdo). Além de ser mais rico em recursos, mais ágil e mais estável, o Google Fotos vive um ritmo de constantes novidades que chegam para facilitar ainda mais a nossa vida.

Uma das novidades eu mostro abaixo, com um vídeo no final.

 

Google Fotos

Estabilização de vídeos

A novidade anunciada para o Google Fotos é a estabilização de vídeos. Está cansado daqueles seus vídeos tremidos, instáveis? O aplicativo pode dar um jeito nisso.

A estabilização é um recurso presente há tempos no YouTube. Ao publicar um vídeo nessa rede, você pode marcá-lo para ser estabilizado automaticamente.

Algumas pessoas dizem que a estabilização funciona ainda melhor no aplicativo Google Fotos. Até agora, não notei isso. Vi a mesma qualidade que tenho conseguido no YouTube.

Os resultados podem ser impressionantes. Mas, algumas vezes, notamos artifícios na imagem, devido ao excesso de suavização aplicada em momentos mais instáveis dos vídeos. Além disso, algumas partes das bordas da imagem podem ser descartadas para deixá-la mais fluida e alinhada. São pequenas perdas que compensam o resultado final com um vídeo mais estético, mais agradável de assistir.

 

Como usar

Em seu smartphone ou tablet, abra pelo Google Fotos o vídeo que precisa ser estabilizado. Toque no ícone do lápis, que traz a edição do vídeo. Escolha “Estabilizar”. Se não houver uma cópia do vídeo no aparelho, o aplicativo baixará o vídeo.

O processo depende do tamanho e da qualidade do vídeo, e, é claro, da capacidade de processamento de seu aparelho. Depois, você assiste à nova versão. Se gostar, salva.

O vídeo estabilizado não sobrepõe o original. O Google Fotos faz o upload da versão nova. Para economizar espaço, você pode apagar depois a versão antiga.

Detalhe: o Google Fotos pode ser usado também pela web, em seu computador. Mas ali você não tem, ainda, acesso à estabilização.

Estabilização de vídeos no Google Fotos
Toque no lápis para abrir a edição.
Estabilização de vídeos no Google Fotos
O arquivo do vídeo não está em meu smartphone, por isso o Google Fotos baixa uma cópia.
Estabilização de vídeos no Google Fotos
Basta tocar em “Stabilize” (em inglês porque uso o Android nesse idioma). Quando tudo estiver pronto, essa palavra aparecerá em azul.

 

Exemplo de estabilização

Criei um exemplo de estabilização. Usei um breve vídeo que fiz em Oosterpark, um belo parque em Amsterdã. Escolhi o vídeo porque eu estava em uma bicicleta quando filmei. Não tinha firmeza na mão.

Veja:

 

Download do Google Fotos:

 

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

Deixe um comentário