Categories
Turismo

Ethiopian Airlines: alerta para quem vai ao Egito

Egito é minha rotina. Além de escrever sobre o país neste blog, eu sou um dos sócios do Meu Egito, serviço que leva vários turistas à terra dos faraós. Devido à minha experiência, muitas pessoas pedem-me dicas de companhias aéreas para viajar ao Egito.

A resposta depende do que a pessoa privilegia: qualidade ou preço. Se for qualidade, podemos falar tranquilamente de Lufthansa, KLM, Emirates e mais algumas. Se o foco for preço, economia, três companhias destacam-se nos últimos anos: Royal Air Maroc (Marrocos), Turkish Airlines (Turquia) e…

Um avião da Ethiopian Airlines em direção ao Egito

Ethiopian Airlines

A Ethiopian Airlines, da Etiópia, conquista os brasileiros (principalmente estes) pelas ofertas que oferece para o Egito. Muitas vezes, são opções extremamente competitivas – difícil resistir. Quem não gosta de uma economia?

O problema é que, nas últimas semanas, a companhia tem causado dores de cabeça em algumas pessoas que procuram o Meu Egito para fazer turismo no Egito. Tudo o que sei, é com base em relatos dessas pessoas, e cheguei a ver o e-mail que uma delas recebeu.

O que acontece?

Repentinamente, chega um e-mail da Ethiopian Airlines. Depois que a pessoa comprou as passagens, e ainda com alguns meses até a viagem. A empresa anuncia que o vôo de ida está cancelado, e que o cliente foi transferido para um vôo em um outro dia.

Isso gera um pânico.

Nessa altura, a pessoa já reservou hotel, cruzeiro, guias, vôos internos, etc. Está tudo pronto, agendado, com pagamento da entrada. Trocar ou cancelar reservas é um verdadeiro caos na Terra. E será que a pessoa pode transferir, de acordo com a nova data do vôo internacional? Afinal, ela pode ter marcado a viagem em um período específico de férias, por exemplo.

Nem é com o Meu Egito que o passageiro trata disso. Porque o Meu Egito cuida de toda a vida do turista no Egito, exceto os vôos internacionais. Portanto, os passageiros tiveram de falar diretamente com a Ethiopian Airlines.

Até agora, o que ouço é o seguinte: a companhia pode demorar para responder a e-mails, e falar por telefone nem sempre é tarefa simples. Por isso, uma das pessoas teve a idéia de ir pessoalmente ao Aeroporto de Guarulhos para tentar ajuda em algum balcão da companhia. Segundo ela, não deu certo, porque os funcionários não atuam nesse tipo de atendimento por ali.

E-mail recebido por uma das pessoas que falaram comigo. Um atraso de 24 horas tumultua a organização da viagem.

A solução pode complicar-se no início, mas, enfim, acontece. Por exemplo, hoje conversei com um outro passageiro afetado por isso e que já está com a situação resolvida. De modo geral, deu certo. Ele disse à companhia que não podia alterar a data da viagem, e conseguiu reembolso. Teve duas pequenas desvantagens, no entanto: o câmbio do dólar estava inferior ao do dia em que ele pagou as passagens, por isso recebeu um pouco menos em reais. E perdeu o IOF de 6.38% cobrado sobre a compra internacional direto pelo site da companhia.

(Artigo continua após este recado.)
Turismo no Egito? Conheça o Meu Egito. Eu mesmo, G. DAMAS, lá recomendo os melhores guias de turismo egípcios — aqueles em quem eu mais confio. Em um destino exótico e complexo como esse, a sua viagem está nas mãos dos guias. Por isso, tenha preocupação com qualidade. Para saber mais, siga depois AQUI.

Chato, não?

Mas problemas acontecem nas melhores empresas. Espero que a Ethiopian Airlines supere a falha desses dias. Que mantenha-se com força no mercado a preços competitivos, para enriquecer a concorrência… e ajudar as pessoas a realizarem o grande sonho de conhecer o fabuloso Egito.

Estarei atento a isso. Aliás, mandei um e-mail à companhia, para ver se podem explicar melhor.


ACTUALIZAÇÃO

Agradeço pela gentil e atenciosa resposta da Ethiopian Airlines a este blog. Aqui está:

Olá Glauco, bom dia!

A Ethiopian Airlines confirma que por conta de uma readequação pontual da malha aérea da companhia, alguns passageiros foram afetados com mudanças em seu itinerário de viagem. A companhia atesta que a maioria massiva destas alterações já está resolvida diretamente com cada passageiro e assegura que os passageiros que adquirirem bilhetes a partir de então, não serão afetados por esta alteração.

A Ethiopian Airlines reafirma seu compromisso com os viajantes brasileiros e se compromete a responder individualmente a todas as dúvidas que surgirem de seus clientes.

Segue abaixo nossos contatos no Brasil:

vendas.sao@aviareps.com

11.4063.5199

Atenciosamente,

Raphael de Lucca

Sales Manager – Ethiopian Airlines, São Paulo/Brasil


Desejo sorte e sucesso à Ethiopian Airlines.

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

1 comentário a “Ethiopian Airlines: alerta para quem vai ao Egito”

Glauco Damas ,

Excelentes informações.
Parabéns.
Recentemente chegei de Marrocos.Omeu foco de viagem agora será o Egito. Estou encantada com seus comentários No momento estou me organizando para realizar esse sonho, provavelmente Janeiro de 2020. E como vc diz : “Com a ajuda dos DEUSES egípcios”.
ABS.
Ariane Pimentel

Deixe um comentário