Categories
Turismo

Visita a uma tradicional fábrica & loja de tapetes no Egito


Visitar fábricas e lojas é uma tradição do turismo no Egito. Há um aspecto cultural nisso, e as pessoas ainda podem levar algumas coisas típicas para casa. Lojas de papiros, de produtos de alabastro, de perfumes e essências, de peças de algodão e de tapetes estão entre as mais populares.

Oh, Glauco, eu conheço a fama dos tapetes egípcios. Eu tenho muita vontade de conhecer algo ligado a isso!

Tapete voador

Ótimo. Hoje eu cá estou para recomendar justamente uma loja de tapetes em Saqqara. Suba em meu tapete voador e venha comigo nessa aventura.

Loja de tapetes em Saqqara

Saqqara, a apenas 30km do Cairo, é um dos maiores sítios arqueológicos do Egito. Atrai turistas aos montes, que vão conhecer, entre outras coisas, a famosa “Pirâmide de Degraus”.

Após a visita ao complexo histórico de Saqqara, uma boa ideia é aproveitar para conhecer uma loja de tapetes que há por ali: a NEW EGYPT. Converse a respeito com seu guia de turismo para ele programar a visita.

Em frente da loja

A empresa fica em um prédio de grande estrutura. Veja estas minhas fotos:

Em frente do prédio.
Área em frente do prédio, onde entramos com o carro.
Fachada da loja.
A bela fachada. Lá no fundo, vemos Ihab Hamdy e Hadi Salah, meus sócios no Meu Egito (turismo no Egito).

Antes de entrar, observe algo muito curioso.

Você gosta de tâmaras?

Oh meu Deus! Eu adoro tâmaras, Glauco!

Eu também! O Egito é rico em tâmaras. Eu como tâmaras AOS MONTES durante as minhas viagens por lá (não conta pra ninguém).

Pois se o Egito é rico em tâmaras… o que ele tem em abundância?

Tamareiras!

Exato! Nós vemos muitas no Egito. E aqui está um exemplo, bem à entrada da loja. Veja que árvore linda!

Uma tamareira no Egito

Claro que eu vou mostrar mais de perto.

No dia destas fotos, as tâmaras ainda não estavam maduras. Isso dá um toque ainda mais curioso. Afinal, quantas vezes nós vimos tâmaras verdes?

Tâmaras
Tâmaras verdes no Egito.

Gostou?

Eu adorei! Valeu a pena! Mas… enfim… o artigo é sobre a loja de tapetes.

Claro. Então entre comigo agora.

Fábrica

Lembre-se do título deste artigo. Não estamos apenas em uma loja de tapetes. Ela é além disso: também há uma fábrica ali. O melhor de tudo, o que mais dá valor à visita: a produção é manual, artesanal, com os artistas (eu assim os considero) ali mesmo, diante de nossos olhos. Trabalham com uma agilidade impressionante.

Interior da fábrica de tapetes no Egito.
Interior da fábrica de tapetes no Egito.
Interior da fábrica de tapetes no Egito. Um artista trabalha.
Interior da fábrica de tapetes no Egito. Um artista trabalha.

Depois de umas breves explicações de um funcionário, avançamos para o piso superior.

Loja

Assim que chegamos ao topo da escada, nossos olhos quase saltam. O amplo salão está lotado de tapetes com motivos… ahn… com motivos egípcios, é claro. Ficamos deslumbrados e queremos comprar TUDO.

TUDO.

Eu confesso que já fiz umas boas compras ali. Trouxe tapetes até para algumas paredes de casa (gosto muito de tapete pendurado em parede).

A loja de tapetes no Egito.
A loja de tapetes no Egito.
A loja de tapetes no Egito.

Gostou?

Nem precisa perguntar! É lindo e eu gostaria de conhecer! Mas… tudo ali deve ser uma fortuna.

Precisamos dar mais valor por ser produção artesanal. Não é produção em série feita na China, por exemplo. Mas não se estresse assim. A loja tem ofertas de todos os níveis. Sim, há tapetes muito caros, mas você certamente encontra também as opções econômicas. Por isso, sem dúvida, vale a pena a visita. Esta loja, aliás, é uma de minhas preferidas (não, eu não estou a ganhar comissão deles).

Um breve vídeo

Onde fica

A New Egypt For Oriental Carpets pode ser localizada agora mesmo, direto no Google Mapas. Indico apenas para você entender melhor a área, porque seu guia de turismo deve conhecer o local.

O e-mail deles é eocarpet@yahoo.com. Telefone: (202) 36798203.

Mapa com localização da loja.
O balão vermelho marca a posição da loja. À esquerda, uma parte da área do sítio arqueológico que atrai turistas a Saqqara.

Boa visita e… boas compras! Se você depois sair voando por Gizé em um tapete, não se esqueça de fotografar as Grandes Pirâmides e a Esfinge de lá de cima. E não beba antes de voar.

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

Deixe um comentário