Categories
Turismo

Feira de Natal em Berlim

Feira de Natal em Berlim
Gedächtniskirche

Já escrevi aqui sobre o Natal em Berlim, Alemanha. A cidade fica ainda mais bonita, colorida, vibrante, animada. O que mais chama a atenção — dos berlinenses e dos milhares de turistas — é a tradicional e consagrada Feira de Natal de Berlim — ou Weinachtsmarket.

Milhares de barracas a céu aberto espalham-se em algumas partes da cidade. Visitei durante cinco dias seguidos as barracas na região de Alexanderplatz (veja no Google Mapas) e na região de Gedächtniskirche (veja no Google Mapas), que ficava junto a meu hotel (o Hotel Waldorf Astoria).

Feira de Natal em Berlim

Você está longe de imaginar a animação disso. Não poderia ser diferente: as feiras de Natal foram inventadas lá mesmo, na Alemanha. O povo de Berlim, animado por natureza, ferve nessa época. O frio é intenso, mas um bom copo de vinho quente, servido ali aos milhares por dia, resolve isso rapidinho. 😉

Durante o dia e a noite, berlinenses e turistas aglomeram-se para comprar itens natalinos, para beber… e para comer. Comer, comer, comer, COMER. Os salsichões são a estrela da festa. Se você for como eu, da linha vegetariana, não ficará de fora: há diversas barracas dedicadas aos que rejeitam carnes.

Geralmente, as pessoas comem e bebem de pé, junto às mesas das barracas. As barracas que oferecem bancos têm os lugares muito disputados. Há algumas casinhas aquecidas para os que desejam fugir do frio, mas os alemães ficam mesmo no lado de fora. O frio faz parte da festa! Eu mesmo não entrei em nenhuma casinha dessas. Mas várias vezes eu bebi e comi junto a fogueiras que eles acendem junto a algumas barracas. É uma cena pitoresca, simpática, charmosa!

Para quem viaja com crianças, a feira também oferece atrativos. Além de inúmeros doces, todos muito bonitos, brinquedos podem ser encontrados em todos os cantos.

Feira de Natal em Berlim
Nada como um vinho quente para aquecer o corpo! 😉 Eles colocam uma pedra de açúcar sobre a caneca, molham com rum, colocam fogo e mergulham o açúcar no vinho quente.

Feira de Natal em Berlim

Berlim, paraíso dos... carnívoros

Feira de Natal em Berlim

Feira de Natal em Berlim

Feira de Natal em Berlim
Que tal aproximar-se de uma fogueira na rua?

Quer ver mais fotos? Eu selecionei algumas outras da Feira de Natal de Berlim e coloquei em um álbum no Google. Para ver as fotos, clique aqui.

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

Deixe um comentário