Categories
Turismo

Fernando Pessoa: o prédio onde ele nasceu, em Lisboa

Não me canso de dizer: Lisboa é cheia de encantos únicos. Entre eles, podemos destacar surpresas especiais à espera de fãs de FERNANDO PESSOA. Por exemplo, que tal a emoção de conhecer o prédio onde Fernando Pessoa nasceu?

A preciosidade encontra-se no histórico Largo de São Carlos, na Baixa-Chiado. O prédio fica bem em frente ao Teatro Nacional de São Carlos.

O Teatro Nacional de São Carlos.
O teatro.

O prédio onde Pessoa nasceu é este:

Fachada do prédio onde nasceu Fernando Pessoa.

Na parte inferior esquerda [1] da foto acima, observe a placa que indica o Largo de São Carlos. Na inferior direita [2], uma estátua que veremos a seguir. Na superior direita [3], encontramos uma parte da Basílica dos Mártires, onde Pessoa foi batizado. Portanto, bem pertinho, você tem outro ponto histórico ligado a ele.

Agora volte a observar o prédio todo. O nascimento ocorreu no 4º andar. O garotinho Pessoa viveu no local até os 5 anos.

Fernando Pessoa: o prédio onde ele nasceu, em Lisboa
Fernando Pessoa: o prédio onde ele nasceu, em Lisboa
Fernando Pessoa: o prédio onde ele nasceu, em Lisboa
Fernando Pessoa: o prédio onde ele nasceu, em Lisboa

Além da placa mostrada acima, uma estátua de um homem, de mais de dois metros de altura, marca o local. Representa, é claro, Fernando Pessoa. Todos se encantam com a simbologia de um LIVRO no lugar da cabeça. Muito criativo!

Estátua em frente do prédio.
A estátua vista mais de perto.

A visita resume-se a conhecer a parte externa. Mas, acredite, é o bastante para o turista arrepiar-se.

Local & Como chegar

Para localizar a área direto no Google Mapas, siga aqui.

Por transporte público, o ponto mais próximo é o da linha 28E dos autocarros (ônibus), com paragem na Rua Paiva de Andrada. Por metro (metrô), desça na Estação Baixa/Chiado.

EXTRA — Além da Basílica dos Mártires, há, a poucos metros, um outro ponto ligado a Pessoa: o Café A Brasileira. Sim, é aquele famoso café com uma estátua de Pessoa em frente. Milhares de turistas param ali todos os anos para fotografar.

Boa diversão… e boas leituras com Pessoa!

NOTA:
Procura hotéis em PORTUGAL? Aproveite a parceria deste blog com a Booking. Vantagens costumam aparecer nas reservas. Siga aqui para conferir. (Esse é um link afiliado. Há uma pequena comissão ao blog, e isso ajuda a cobrir altos custos com servidor de qualidade, segurança, tratamento de imagens, etc. É assim que eu NÃO coloco aqui aquelas publicidades irritantes que atrapalham o conteúdo dos artigos. Por uma internet mais limpa! Eu agradeço.)

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

2 replies on “Fernando Pessoa: o prédio onde ele nasceu, em Lisboa”

Deixe um comentário