Categories
Turismo

Imperdível show de flamenco em Córdoba (Espanha)

Flamenco em Córdoba: Compañía Flamenca Desirée Calero La Merenguita | Vista geral do palco
Pátio de shows no Bodegas Campos.

Visitar a Espanha sem assistir a um show de flamenco seria o mesmo que fazer turismo em Portugal sem apreciar uma casa de fado.

Eu vou todo ano a Sevilha. Aqui no blog, já recomendei a melhor casa de flamenco na cidade: Tablao El Arenal. Recentemente, em uma viagem a Córdoba, fui investigar qual seria o mais bem conceituado show de dança flamenca na região. Afinal, Córdoba é outra cidade espanhola fortemente associada ao flamenco. Eu não poderia perder a oportunidade.

Dançarino de flamencoMinha busca compensou.

Pegue seu vestido, sua guitarra, seus sapatos de dança, seu leque, suas castanholas… e venha ver alguns detalhes comigo.

¡Olé! 💃💃💃

 

Flamenco em Córdoba

Justamente por ser uma fortíssima tradição, muitos estabelecimentos em Córdoba exploram o flamenco. Não tenha dúvida de que lá você encontra diversos espetáculos. A ampla variedade facilita, mas traz o perigo de o turista perder tempo e dinheiro com shows de qualidade inferior. Eu gosto de pesquisar para dar a dica aqui. Assim, os leitores do blog não perdem tempo. É por isso que eu recomendo aquela casa de flamenco em Sevilha. Pelo mesmo motivo, recomendo aqui, com louvor, a A Severa como casa de fado em Lisboa.

Então, sem perder mais tempo, conheça, em Córdoba, a

 

Companía Flamenca Desiré Calero “La Merenguita”

Essa companhia flamenca alcança enormes sucessos na Espanha — com prêmios regionais e nacionais — por estar ligada a uma família que respira flamenco já há algumas décadas. A arte está no sangue deles. Não, espere. Sangue? No. Sangre. El sangre real del flamenco!

flamenco-dancer-silhouettes-vector - Edited (1)Tudo começou com o célebre guitarrista Rafael Rodríguez “Merengue de Córdoba” e a esposa, dançarina Concha Calero. Não demorou para as filhas sentirem o despertar na alma. Então, as dançarinas Desiré Calero e Coco Calero — hermosas mujeres! — passaram a atuar junto com os pais. A família brilhou em inúmeras apresentações e tomou as rédeas da direção artística de algumas casas. Além disso, cuidou de uma escola de formação de novos talentos do flamenco.

Atualmente, Coco Calero dedica-se ao ensino de flamenco em Marbella. E Desiré Calero, popularmente conhecida como La Merenguita, devido ao nome do pai, continua a saga flamenca da família ao dirigir a Companía Flamenca Desiré Calero “La Merenguita”. Apresentou shows em outras partes da Europa, nos Estados Unidos, no Japão e em alguns países sul-americanos. Agora, dedicada com paixão a Córdoba, a companhia tem um ponto fixo na cidade para as apresentações. E La Merenguita ainda atua na formação de novos profissionais. Enfim, uma família que nasceu com talento para brilhar nas artes espanholas.

Desiré Calero
Desiré Calero: a beleza ímpar da mulher espanhola completa o grande talento dessa artista.
Coco Calero
Coco Calero, Ester Maria García Pérez e Rocío Lucena: beleza, elegância… e um emocionante dom para encantar o público.

Eu sou testemunha da altíssima qualidade dos shows dessa companhia. ¡Diós mío! Aquilo é mais do que um show. É uma… hipnose. Ficamos deslumbrados, petrificados com o poder do flamenco. A energia dos artistas invade nossa alma. O girar dos corpos, o INTENSO bater dos pés no chão, o arrepiante canto das castanholas, a beleza única das espanholas dançarinas… Tudo é inebriante. Quando o espetáculo termina, parece que estamos mais vivos. É tão forte a “hipnose” que a sensação é de que o tempo não passou. Parece que foram apenas cinco minutos! Mas, na verdade, foram 70 minutos.

flamenco-dancer-silhouettes-vector - EditedCom isso, posso dizer que, infelizmente, o show da companhia tem um grave aspecto negativo: ele tem um fim! E nós queremos mais. Queremos mais daquela música vibrante, daqueles sapateados mágicos, daqueles giros impressionantes dos dançarinos. Un poquito más, por favoooor!

Eu tenho planos para voltar à bela, histórica e simpática Córdoba. Não há dúvida: antes da viagem, farei reserva para assistir ao show outra vez.

Glauco, eu já estou energizado só de ler essa descrição, tanta é a sua paixão ao falar deles. Quero assistir! Mas onde?

A companhia apresentou-se por vários anos em outra casa, Tablao Cardenal. Eu estive lá, aliás. Mas as apresentações acontecem agora em outro lugar, por isso você pode riscar esse Tablao. Ninguém ia lá pelo lugar. As pessoas queriam ver aqueles artistas. Se eles mudaram, é para o outro local que nós vamos. E o novo espaço parece bem mais agradável.

 

Bodegas Campos

Bodegas Campos é um lugar tradicionalíssimo em Córdoba, fundado em 1908. Começou no ramo da produção de vinhos. Em 1980, tornou-se também um restaurante, oferecendo uma gastronomia típica local que já faturou diversos prêmios.

A atmosfera sempre é descrita como extremamente acolhedora. Ambientes formam a casa com decorações distintas. Encontramos também os famosos pátios — a céu aberto — da cultura espanhola. Diversas celebridades passaram por ali e deixaram fotos para registrar gloriosos momentos no local.

Uma das áreas que mais chamam a atenção é a adega, com barris que fazem nossos olhos saltarem. Observe que celebridades assinam nos barris, deixando uma marca eterna. Você pode agendar uma visita à adega para depois da refeição.

Restaurante Bodegas Campos, em Córdoba: quadros nas paredes

Restaurante Bodegas Campos, em Córdoba: área da adega

Restaurante Bodegas Campos, em Córdoba: barril de vinho com assinatura de Tony Blair

Restaurante Bodegas Campos, em Córdoba: sala de refeição

Restaurante Bodegas Campos, em Córdoba: sala de refeição

Restaurante Bodegas Campos, em Córdoba: sala de refeição com fotos de visitas célebres

Restaurante Bodegas Campos, em Córdoba: pátio

Restaurante Bodegas Campos, em Córdoba: pátio

Restaurante Bodegas Campos, em Córdoba: pátio

Restaurante Bodegas Campos, em Córdoba: pátio

Restaurante Bodegas Campos, em Córdoba: comida

Restaurante Bodegas Campos, em Córdoba: sobremesa

Um outro ponto forte do Bodegas Campos são os shows. E aqui entra o fantástico show de flamenco apresentado acima. Os espetáculos ocorrem em um salão no interior; quando o clima ajuda, em um simpático pátio. O público sente-se em uma apresentação bem íntima, perto dos artistas.

Flamenco em Córdoba: Compañía Flamenca Desirée Calero La Merenguita | Calero em performance
Entra em cena a Companía Flamenca Desiré Calero “La Merenguita”.
Flamenco em Córdoba: Compañía Flamenca Desirée Calero La Merenguita | Três artistas no palco
Beleza (eu acho as espanholas umas das mulheres mais bonitas do mundo). Charme. Talento. Energia intensa, arrebatadora. Quem resiste aos encantos do flamenco?

Flamenco em Córdoba: Compañía Flamenca Desirée Calero La Merenguita | Três dançarinas no palco

Flamenco em Córdoba: Compañía Flamenca Desirée Calero La Merenguita | Dançarina em solo

Flamenco em Córdoba: Compañía Flamenca Desirée Calero La Merenguita | Vista lateral do palco

Flamenco em Córdoba: Compañía Flamenca Desirée Calero La Merenguita | Palco visto do alto

Flamenco em Córdoba: Compañía Flamenca Desirée Calero La Merenguita | Dançarino

Flamenco em Córdoba: Compañía Flamenca Desirée Calero La Merenguita | Dançarinas em performance

Que delícia de show! UAU!

Aliás, aproveito para mostrar um vídeo de divulgação do restaurante, com promoção do flamenco. A dançarina que aparece é La Merenguita. O guitarrista à direita é o Merengue de Córdoba.

 

Apresentações

Evidentemente, você pode ir ao Bodegas Campos em qualquer dia. Mas… vamos admitir: que pecado seria ir em um dia sem show!

O grupo de La Marenguita apresenta-se lá às quintas, sextas e sábados, às 20h30. Seja esperto: reserve espaço para o show e para um jantar depois. Que noite maravilhosa!

 

Reservas

Para reservas no Bodegas Campos, escolha um destes meios:

  • E-mail: tablao@bodegascampos.com
  • Página web
  • Telefones: +34 636 747 471 / 957 49 75 00 / 957 496 287

Contactos com a companhia de La Merenguita:

Você também pode comprar on-line reservas para o show. Facilita muito. Neste momento, a reserva custa 25€. Visite o Flama ou o Flamenco Tickets.

 

Horários do Bodegas Campos

O restaurante funciona das 13h às 16h e das 20h30 às 23h.

Não abre em 24 de dezembro, em 31 de dezembro e nas noites de domingo.

 

Onde fica

O endereço do Bodegas Campos é Calle Lineros, 32.

Localize direto no Google Mapas.


COMPANÍA FLAMENCA

Ficha técnica oficial (em espanhol)

Baile
Desiré Calero ‘La Merenguita’
Daniel Navarro
Richard Gutiérrez
María Expósito
Verónica Llavero
Marta Guillén

Cuerpo de Baile
Ana Caraballo
Esther María García
Rocío Lucena

Cante
Miguel del Pino
Salvador Anaya
Isa Jurado

Guitarras
Paco Arriaga
José Tomás Jiménez

Artistas invitados
Eva de Dios (cante)
Carlos Álvarez (baile)

Dirección artística
Desiré Calero ‘La Merenguita’

 

Boa viagem… bom apetite… e boa diversão! 😉

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

6 comentários a “Imperdível show de flamenco em Córdoba (Espanha)”

Maravilhosa a sua dica, G Damas. Aliás, vou com meu marido visitar a Espanha em março, e nosso passeio incluyi Cordoba. Nós vamos ver esse show. Muito obrigada.

Deixe um comentário