Categories
Turismo

Turismo em Portugal? Aproveite para comprar flor de sal

Flor de sal | Algarve | Portugal
Pacote que eu sempre compro aqui no Algarve.

Flor de sal

O que é

À primeira vista, parece sal grosso comum, o tipo usado por brasileiros em churrascos. Mas é um produto muito superior: a flor de sal.

Flor?! Glauco, o que um sal tem a ver com flor? Céus! Você vai dizer que aí em Portugal alguém extrai sal de uma flor?!

Calma, você já vai entender.

A flor de sal é um sal totalmente puro, natural. Não passa por nenhum processo de industrialização. Não há nem mesmo a limpeza feita nos outros sais, que remove nutrientes importantes, entre eles cálcio, magnésio, zinco, cobre.

salEsse precioso sal surge em pequenos cristais que formam-se na superfície das águas das salinas. É recolhido em cristalizadores especiais. A colheita, artesanal, retira apenas uma finíssima película dos cristais. Em seguida, o material seca ao sol por 7 dias. O resultado são cristais crocantes, que, vistos por um microscópio, lembram flores — por isso o nome flor de sal.

.

Vantagens

A primeira vantagem já está bem clara: é um sal mais amigável à nossa saúde. Além dos benefícios apontados acima, temos o privilégio de usá-lo em menores quantidades. Com menos, conseguimos atingir o sabor desejado no alimento.

Hungry | FomeO outro destaque é o toque mais suave que a flor de sal dá ao alimento. O incrível é que, apesar de ser mais suave, ela realça mais os sabores. A diferença é evidente quando você sente as sensações em seu paladar.

.

O destaque de PORTUGAL

Se você não é um leitor de Portugal, deve questionar agora o seguinte:

Mas Glauco… por que o destaque a Portugal no título deste artigo?

Há flor de sal em outros países. Eles também vendem e até produzem isso. Mas Portugal está à frente. A flor de sal produzida aqui é considerada a melhor do planeta — principalmente a flor de sal proveniente do Algarve. Por esse motivo, grandes chefs, inclusive de outros países, fazem questão de usar flor de sal apenas de Portugal. É um segredinho que eles têm na cozinha.

salPessoas que sabem disso aproveitam para comprar flor de sal em um supermercado quando fazem turismo em Portugal. Elas não se importam de pagar mais pela qualidade. Evidentemente, a flor de sal é mais cara que o sal comum, devido à pureza. Além disso, a produção é muito menor, o que valoriza o produto. Em média, a cada 80 quilos de sal produzidos, faz-se apenas 1 quilo de flor de sal.

Compre o produto aqui em Portugal… e delicie-se com seus pratos!

Bom apetite!


Quer mais curiosidades ligadas a Portugal? Considere ler isto aqui no Viagem Fantástica:

 

NOTA:
Procura hotéis em PORTUGAL? Aproveite a parceria deste blog com a Booking. Vantagens costumam aparecer nas reservas. Siga aqui para conferir. (Esse é um link afiliado. Há uma pequena comissão ao blog, e isso ajuda a cobrir altos custos com servidor de qualidade, segurança, tratamento de imagens, etc. É assim que eu NÃO coloco aqui aquelas publicidades irritantes que atrapalham o conteúdo dos artigos. Por uma internet mais limpa! Eu agradeço.)

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

Deixe um comentário