Categories
Tecnologia

Google Câmera 4.2, do Pixel, disponível agora para Nexus 5X/6P; saiba como instalar

O Pixel, novo smartphone da Google, tem conquistado inúmeros elogios. Um dos destaques é a câmera. Para dar suporte ao hardware, o aplicativo Câmera traz novidades exclusivas, implementadas na versão 4.2.

Em teoria, essa versão destina-se, no momento, apenas ao Pixel. Mas você sabe que a comunidade de tecnologia mundo afora dá nó em goteira. Desenvolvedores do XDA conseguiram fazer uns ajustes no aplicativo para deixá-lo compatível com o Nexus 5X e com o Nexus 6P.

Eu tenho um Nexus 6P. Por confiar naquela comunidade, resolvi experimentar o aplicativo.

E então, Glauco? Estou curioso!

Ótimo. Saiba que o trabalho deles foi primoroso.

 

Novos recursos do Google Câmera 4.2

Você gosta de usar as guias visuais para compor fotos? Na versão anterior, era necessário ativá-las nas configurações do aplicativo. Agora, tenho um atalho ao lado dos ícones de flash e de temporizador. Há três opções de guias.

Google Câmera 4.2

Google Câmera 4.2

Como sempre, com um toque na tela eu defino o foco. Agora, se eu mantiver pressionado o dedo na tela, ativo o auto-focus lock. Muito útil em diversas composições!

Além disso, voltei a ter um recurso que eu via em meu antigo Nexus 6, e um dia desapareceu de repente: ajuste de exposição. Um simples toque na tela, para determinar o foco, mostra à direita uma barra deslizante vertical para configurar isso. O ajuste vai de +2 a -2.

São pequenas novidades que podem fazer uma grande diferença.

Google Câmera 4.2

Ótimo. Mas e a performance? E a qualidade das fotos e dos vídeos?

 

Performance

Faz quatro dias que instalei o aplicativo. Nesse período, já tirei umas 200 fotos e fiz uns 50 vídeos. (É nisso que dá eu morar no Algarve, sul de Portugal… Todo lugar é um ponto lindo para usar a câmera.) Ele mantém-se estável no 6P. Um alívio. Por ser uma versão não oficial, há probabilidade maior de enfrentar erros.

Também está um pouco mais ágil, fluido. Demora um pouco menos para processar fotos em HDR. Eu sempre achei a versão anterior lenta para isso.

 

Fotos e vídeos melhores?

Aqui vem o que mais importa. O aplicativo está pronto para trabalhar com o hardware melhorado do Google Pixel. Mas como são, na prática, os resultados dele no 5X e no 6P?

Muitas pessoas reportam melhor qualidade em fotos e vídeos com a versão 4.2 no 5X ou no 6P. Outras enxergam um efeito placebo nisso, e insistem em dizer que a qualidade é a mesma.

E qual é a sua opinião, Glauco?

Decididamente, eu acho que a qualidade melhorou em meu 6P. O que eu mais notei foram estes detalhes:

  • O equilíbrio de luz em modo HDR está mais eficaz.
  • As cores estão muito mais realçadas. Notei isso principalmente em azul. Verde e vermelho também estão mais reforçados.
  • A estabilização de imagem em vídeos está mais eficaz. (Vale notar: ainda não tenho estabilização se filmo em 4K.)

Veja estes exemplos:

Sagres - Algarve, Portugal

Lagos - Algarve, Portugal

Sagres - Algarve, Portugal

 

Como instalar

Por enquanto, a versão alterada funciona apenas em Nexus 5X e em Nexus 6P com Android 7.0+. Sinto muito, usuários do saudoso Nexus 6 e do Nexus 5.

A instalação NÃO sobrepõe o aplicativo padrão de câmera. Estará como um aplicativo à parte no sistema — e com o mesmo ícone.

Para download do arquivo, siga aqui.

Lembre-se: por padrão, o Nexus está configurado para aceitar apenas a instalação de aplicativos pela Play Store. Vá às definições de segurança para permitir a instalação a partir de terceiros.

Boas fotos e vídeos! Divirta-se!

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

Deixe um comentário