Categories
Tecnologia

Google Fotos: libere espaço ocupado por fotos e vídeos

Você usa o Google Fotos para guardar e administrar suas fotos e vídeos? Boa decisão. É o melhor serviço para isso (faz tempo que eu disse adeus ao Flickr).

Em meu smartphone, fotos e vídeos são automaticamente copiados em minha conta Google. Há duas grandes vantagens nisso. Se eu perder o smartphone, ou se ele apresentar defeito, terei as cópias salvas. Além disso, tenho acesso a tudo por qualquer outro dispositivo — outro smartphone, um tablet ou um computador. Tudo é sincronizado.

Perfeito.

Japonês, clipartAgora note, ali em cima, que eu falei em cópia. Fotos e vídeos são automaticamente copiados em minha conta Google. Os arquivos originais continuam em meu smartphone, ocupando espaço na memória. Do jeito que eu uso a câmera (sou pior que japonês para tirar fotos), logo a memória pede socorro, sedenta por recuperar espaço.

Eu sei, Glauco. Eu estou sempre preocupado em liberar espaço em meu smartphone. Seleciono todas as fotos e vídeos e apago. Aí eu conto com as cópias em minha conta Google.

Isso dá trabalho. Principalmente porque o aplicativo Google Fotos não oferece a opção “Selecionar tudo” quando vemos as fotos. Imagine quando há centenas, talvez milhares de fotos e vídeos. Um trabalhão!

O segredo é usar um recurso do aplicativo que verifica quais fotos e vídeos já têm cópia na conta Google e automaticamente apaga os originais na memória do smartphone. Prático e seguro!

Ilumine minha vida, Glauco! Como eu faço isso?

Faça-se a Luz!

Abra o menu principal do aplicativo Google Fotos (aquelas pequenas três barras horizontais, no alto e à esquerda da tela). Toque em Definições, ou Settings (eu só uso em inglês).

Google Fotos: liberar espaço no smartphone ou no tablet

Agora, procure o item sobre liberar espaço ocupado por fotos e vídeos na memória local. Em meu Nexus 6P, vejo “Free up device storage”.

Google Fotos: liberar espaço no smartphone ou no tablet

Quando você toca nesse item, o aplicativo verifica quais itens locais já têm cópia na nuvem.

Google Fotos: liberar espaço no smartphone ou no tablet

Em seguida, ele apresenta o que pode ser eliminado localmente. Neste momento, tenho 674 itens que podem ser apagados.

Google Fotos: liberar espaço no smartphone ou no tablet

Segundos depois, aqui está o resultado:

Google Fotos: liberar espaço no smartphone ou no tablet

Rápido, tranquilo, seguro.

Recuperei 4,41GB! O smartphone agradece pelo regime!

Agora com licença, vou tirar mais fotos.

~~~

Google Fotos na Play Store

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

4 replies on “Google Fotos: libere espaço ocupado por fotos e vídeos”

Oi, Tereza.

Isso é opcional. Está nas configurações. Você escolhe se ficam em tamanho original. É o que eu escolho. Neste caso, o espaço ocupado pelas fotos conta no espaço que você compra no armazenamento Google. Se aceitar as cópias em formato não original, todo o armazenamento é gratuito.

Eles não baixam muito a qualidade das fotos quando você escolhe aquela segunda opção. Mas… original é original…

Glauco, você usa algum sistema para baixar e organizar essas mesmas fotos e vídeos no computador? Embora o Google seja uma gigante de tecnologia e tenha servidores com backup e redundância ao redor do mundo (idem para Apple e outras grandes empresas), minha preocupação é em manter um backup offline, porque receio que alguma falha na nuvem suma com registros de momentos que não voltam mais.
Abraço

Oi, João Carlos.

Sinceramente, minha preocupação não chega a esse ponto. Até hoje, nunca ouvi falar de uma foto que tivesse desaparecido. Tenho muitas e muitas e muitas fotos e vídeos. Esse não é um trabalho extra que eu desejo ter.

Em seu caso, eu usaria o recurso oferecido pelo Google Fotos para BAIXAR TODO UM ÁLBUM DE UMA VEZ. Já faz um tempo que esse recurso existe. Acesse por computador e encontrará o recurso.

Ou você pode usar um aplicativo para conectar o smartphone direto ao computador e transferir as fotos. Eu já fiz isso com o AirDroid.

Um abraço e boa sorte!

Deixe um comentário