Categories
Tecnologia

Google Fotos, nova versão: recursos inteligentes e armazenamento ilimitado

Novo Google Fotos: recursos inteligentes e armazenamento ilimitado
A nova versão do Fotos, que acabo de abrir pela primeira vez em meu Chrome OS.

Novo Google Fotos

Google lançou, enfim, a tão aguardada nova versão do serviço de fotos e vídeos.

Sou usuário do Google Fotos há dois anos. A conta que abri no Flickr ficou parada depois disso. Minha vida — a pessoal e a profissional — está toda nas nuvens da Google, por isso achei mais fácil manter fotos e vídeos no mesmo pacotão de serviços. Além disso, eu estava frustrado com o Flickr — com a lentidão do serviço, principalmente. Cada vez mais eu penso que foi uma boa decisão concentrar as minhas imagens nas mãos da Google.

Agora, o Google Fotos está com mais recursos, melhor organização e localização de imagens, e oferece armazenamento ilimitado em condições mais vantajosas. Meus ábuns de viagens agradecem. Já devo ter umas 100 mil fotos de viagens no Google Fotos! (Sim, eu fotografo mais que japonês.)

Alguns detalhes que mais chamaram a minha atenção no novo Google Fotos:

.

Armazenamento sem fim

O armazenamento ilimitado vale para fotos de até 16 megapixels e para vídeos de qualidade até 1080p. Para os padrões atuais da maioria das pessoas, isso é o bastante.

Para imagens superiores a isso, é usado o espaço de seu plano de armazenamento. A Google oferece espaços generosos a preços bem acessíveis. Confira AQUI a tabela de planos.

.

Organização e pesquisa

Os recursos de organizaçãopesquisa das imagens são agora inteligentes. Além de ver seus arquivos em álbuns, você pode acessá-los em grupos. O Google Fotos analisa os arquivos para organizar grupos de imagens semelhantes. Alguns ele sugere automaticamente para você. Mas basta uma referência qualquer na caixa de busca para ver imediatamente as fotos associadas a sua pesquisa. Por exemplo, pesquisei agora o termo “gato” e imediatamente achei todas as fotos da minha gata. 🙂 Em seguida, para aumentar o desafio, pesquisei “cerveja”. Incrível: ele reconheceu fotos de viagem com fotos e com canecas de cerveja!

Novo Google Fotos: recursos inteligentes e armazenamento ilimitado

Com criatividade, as pesquisas quase não têm limites. Pesquise “praia” e o Fotos exibirá imagens com esse tipo de cenário. Uma das maiores utilidades é pesquisar por locais de suas fotos. No smartphone e em minha câmera fotográfica, eu sempre tiro fotos com dados GPS. Por exemplo, há poucos dias eu estive em Sevilha, na Espanha. Todas as minhas 3000 fotos (japonês, eu???) têm marcação GPS. Agora, se pesquiso “Sevilha” no Fotos, ele mostra as fotos tiradas na cidade. FANTÁSTICO!

E pode ficar ainda mais interessante!

No evento de ontem, no qual mostrou ao mundo algumas novidades de seus produtos, a Google deu um exemplo de busca com “tempestades de neve em Toronto”. O resultado foram fotos nessa cidade do Canadá… em dias de neve. Chega a ser sinistro, não?

Pois há mesmo um lado bem assustador. O Fotos pode rastrear todas as imagens em que apareça uma pessoa já identificada. Com o tempo, as fotos são organizadas até de acordo com o envelhecimento da pessoa. Dessa parte eu quero distância! 😛

.

Partilha de imagens

As ferramentas de partilha de imagens estão mais simples e práticas. Em menos de 10 segundos, posso partilhar um grupo de imagens por meio de um link. O destinatário abre as imagens pelo navegador, em forma de galeria, e pode fazer download dos arquivos.

Quem recebe o link não precisa ter login no próprio Google Fotos para ver as imagens partilhadas. No entanto, se for usuário e estiver com login no serviço, poderá adicionar as fotos diretamente a sua biblioteca de imagens.

.

Adição de imagens

Está mais fácil acrescentar fotos pelo computador. Antes, uma janela sobrepunha-se à tela do Google Fotos, e ali ficava até que terminasse o envio de todas as novas fotos e vídeos. Isso travava a possibilidade de eu fazer outras coisas — localizar ou organizar um álbum, por exemplo — enquanto os novos arquivos eram carregados. Agora, um pequeno balão fica na margem inferior esquerda, a indicar o envio dos arquivos. Enquanto isso, posso mexer à vontade nas minhas imagens. Concluído o envio, o balão pergunta se desejo colocar as imagens em algum álbum.

.

Aplicativo para Android e iOS

Nas versões AndroidiOS, o aplicativo Google Fotos traz essas mesmas novidades de organização e busca. O visual foi reformulado para algo mais dinâmico, que salta aos olhos. Uma das grandes diferenças é poder usar os dedos para zoom nas galerias de fotos. Assim, vemos mais ou menos conteúdo em cada parte.

Novo Google Fotos: recursos inteligentes e armazenamento ilimitado

.

Assista a este vídeo oficial do Google Fotos:

»» Google Fotos, gratuito, na PLAY STORE e na APP STORE.

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

Deixe um comentário