Categories
Tecnologia

Gravar áudio no WhatsApp com os dedos livres: finalmente!

Usar o dedo para gravar áudio no WhatsApp

Com o tempo, todo mundo se cansa de manter o dedo no ícone do microfone do WhatsApp para gravar áudios. Meses atrás, publiquei aqui uma dica para gravar áudio com os dedos livres.

A dica era apenas um “quebra-galho”. Todos esperávamos que se tornasse oficial no WhatsApp o conceito de gravar áudios de um jeito mais livre. Simplesmente, do mesmo modo que usuários do concorrente Telegram fazem há muito tempo. (Aliás, o Telegram é muito melhor, mas brasileiros e portugueses parecem hipnotizados pelo outro.)

Eu então me animei ao saber que o recurso seria mais um a ser (ahn…) copiado do Telegram pelo WhatsApp. Hoje, FINALMENTE, tenho isso à disposição na versão final do aplicativo em meu Android. Ao gravar um áudio para um cliente do Meu Egito, fui surpreendido por uma dica: deslizar o dedo para cima, em direção a um cadeado, para travar a função de gravar. Pude erguer o dedo… e continuar falando. Que tal?

Gravar áudios no WhatsApp sem precisar manter o dedo na tela
Deslizar para a esquerda: cancelar o áudio. Deslizar para cima: manter a gravação mesmo ao erguer o dedo.

Eu concordo, Glauco! Finalmente temos esse recurso! Mas surge uma dúvida. A imagem acima mostra a sua gravação antes de ser bloqueada (o cadeado está aberto ainda). Nesse ponto, você não pode erguer o dedo. Se quiser cancelar o áudio, basta deslizar o dedo para a esquerda, como estamos habituados a fazer. Mas, com a gravação bloqueada, dedo erguido, gravação a correr, como eu faço para cancelar, em vez de enviar o áudio?

Simples. Depois que subimos o dedo até vermos o cadeado fechar-se, aparece isto:

Gravar áudio no WhatsApp com a mão livre: cancelar ou enviar o áudio

Aqui, estou no 9º segundo de gravação. Basta cancelar, ou enviar pelo botão verde que já bem conhecemos. E note que não há botão de Stop. Não temos de parar a gravação para em seguida enviá-la. O ato é enviar imediatamente.

Gostou?

Meus anseios vão agora para a correção de um bug antigo no WhatsApp, ligado a ouvir os áudios. Muitas vezes, quando eu tento avançar um áudio, saltar um trecho, ele volta ao ponto de antes. Para corrigir isso, eu saio da janela de conversa e volto em seguida. Abro o mesmo áudio, e então eu posso saltar trechos. Parece que os desenvolvedores do WhatsApp não se importam com esse problema.

Agora com licença, eu tenho uns áudios para gravar.

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

1 reply on “Gravar áudio no WhatsApp com os dedos livres: finalmente!”

Deixe um comentário