Categories
Turismo

Dica de guia de turismo em PORTUGAL: Helder Lopes

Vai viajar para Portugal e está à procura de um guia de turismo, especialmente para a área de Lisboa? Sua busca pode terminar aqui: tenho uma dica especial.

Hoje eu tenho o prazer e a honra de morar em Portugal — país que amo profundamente. Antes, eu estava sempre por cá a turismo.

Geralmente, viajo com independência, sem pacotes fechados, fora de excursão. Às vezes, mesmo nesse tipo de viagem, procuro um guia para algum passeio especial.

Em uma de minhas viagens a Portugal, fui à recepção do hotel, em Lisboa, para procurar folhetos sobre guias ou pacotes especiais de passeios curtos. Havia inúmeras opções. Como sou de conversar com todo mundo, logo fiz amizade com o recepcionista. Vendo minha indecisão, ele perguntou: “Você teria interesse em um guia mais pessoal, com carro próprio, para levar sua família?”. OK, aceitei a sugestão.

 

Guia de turismo Helder Lopes

Ganhei um cartão de um tal de Helder Lopes. Não podia imaginar que ali estava a dica preciosa que faria de minha viagem a Portugal uma viagem muitas vezes melhor.

O guia nos espera pacientemente perto da Torre de Belém.
O Sr. Lopes (junto a seu carro) à nossa espera perto da Torre de Belém, em Lisboa.

O Sr. Lopes é um guia fantástico. Alguns pontos que destaco:

  • Extremamente educado. Educado, fino, elegante nos tratos com as pessoas. Sabe cuidar muito bem das famílias que viajam com ele.
  • Conhecimentos de História e de Geografia. Fala muitos detalhes sobre todos os lugares. Ficamos com a fórmula encantos naturais de Portugal + conhecimentos gerais do Sr. Lopes.
  • Paciência. Por incrível que pareça, já vi muitos e muitos guias impacientes. Falham em algo tão essencial nesse trabalho. O Sr. Lopes tem paciência de sobra. Por exemplo, tirei fotos à vontade, sem pressão. Este quesito também é um atrativo extra para quem procura um guia que conduza bem os turistas de idade mais avançada.
  • Veículo. Usa um confortável veículo próprio.
  • Cuidados ao volante. Conduz firme e tranquilo nas boas estradas portuguesas. Minha família sentiu-se segura.

Nosso objetivo era passear com ele por apenas um dia. No fim, ficamos com ele em outros dias, e combinamos passeios para um pouco mais longe. Foi com ele que tivemos o prazer de visitar, pela primeira vez, Sintra, Cascais, Estoril, Coimbra, Nazaré, Fátima, Évora (onde há a famosa Capela dos Ossos, que virou um artigo campeão aqui no blog), Óbidos e mais alguns destinos.

Parávamos nos lugares quanto queríamos, na medida do possível (o que não se vê em grupos tradicionais de excursão). No caminho, o Sr. Lopes adiantava instruções sobre o local seguinte, depois complementava quando chegávamos. Tivemos o privilégio de conhecer os lugares um pouco mais a fundo.

Em Coimbra
Uma parada em Coimbra.

Evidentemente, gasta-se mais com um guia desses. O carro, confortável, é dele; o combustível está por conta dele; o tempo é todo dedicado de maneira especial, particular, VIP. Vamos somar a isso os muitos conhecimentos históricos e geográficos extras que obtemos o tempo todo. E ele ainda tem a paciência de ir a lugares pouco explorados por turistas. Natural, muito natural pagar a mais por tanta qualidade, mas não é nenhum exagero. Só fica um pouco mais difícil para brasileiros devido ao câmbio — converter reais em euros.

E atenção: não importa o destino que você deseja. O Sr. Lopes pode ir com você a todos os cantos do país. Algumas pessoas apreciam tanto o trabalho que o contratam para passeios na Espanha!

No fim, ele tornou-se um amigo, com quem mantenho contato até hoje. Em algumas ocasiões, naquela viagem, fizemos questão que ele se sentasse à mesa conosco para comer. Veja as fotos a seguir, assim você o conhece um pouco melhor.

Em Nazaré, Portugal
Apresento-lhe melhor o Sr. Lopes. Aqui, à mesa conosco na pitoresca Nazaré, a caminho de Fátima.
Em Coimbra
À mesa conosco em Coimbra.

De volta para casa, escrevi um e-mail a um setor de turismo de Lisboa, cheio de elogios. E agora escrevo este artigo, como agradecimento a ele e como recomendação aos visitantes do blog G. DAMAS ~ Viagem Fantástica.

 

Taxista? Sim

Algumas pessoas incomodam-se com a indicação do Sr. Lopes. Argumentam que ele é um taxista, por isso não deveria estar aqui no blog.

Sim, ele é um taxista. Que também atua como guia de turismo. Sinceramente? Por enquanto, não conheço pessoa melhor para recomendar. Sim, ele é ÓTIMO… e ponto final. Recomendo COM MUITO PRAZER.

 

Contactos

Está interessado? O e-mail dele é htlopes@hotmail.com. Telefone: +351 914 189 169.

Combine com boa antecedência, pois o Sr. Lopes é muito procurado.

A caminho de Évora
Parada a caminho de Évora.
A caminho de Évora
O mesmo local.
Universidade de Coimbra
Quando paramos para conhecer a famosa Universidade de Coimbra.

 Tenha bons passeios com o Sr. Lopes. Aprecie Portugal ao máximo!

Ah! Aproveite para entender a diferença entre guia turísticoguia de turismo.

NOTA:
Procura hotéis em PORTUGAL? Aproveite a parceria deste blog com a Booking. Vantagens costumam aparecer nas reservas. Siga aqui para conferir. (Esse é um link afiliado. Há uma pequena comissão ao blog, e isso ajuda a cobrir altos custos com servidor de qualidade, segurança, tratamento de imagens, etc. É assim que eu NÃO coloco aqui aquelas publicidades irritantes que atrapalham o conteúdo dos artigos. Por uma internet mais limpa! Eu agradeço.)

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

74 comentários a “Dica de guia de turismo em PORTUGAL: Helder Lopes”

Bom dia !

Gostaria de receber maiores informações sobre pessoas na cidade do Porto que prestem serviços de guia para Turismo Rural.

Obrigado.
Abs.

Oi Glauco boa noite!

A primeira vez que te contatei foi em 2011, e nem lembrava que já se passaram
tantos anos .
Como não poderia ter ser diferente, ADOREI e ADORO Portugal e quase todos os anos dou um pulo até aí.
Quero aqui RATIFICAR que o Sr. Helder é um taxista sim, e que todos sabemos
disso. Mas além de taxista ele é uma EXCELENTE pessoa e que mesmo não tendo
o curso de 5 anos de Turismo, como foi citado, ele é uma pessoa com grande conhecimento da historia do país.
Estaremos de novo em Portugal em breve e usaremos pela quarta serviços desse
otimo profissional.

Muita atenção que este senhor Lopes não é guia. É um motorista de taxi.
Pode ser muito educado e até uma agradavel surpresa, mas quem procura um guia, vai encontrar algo bem diferente…. atenção.

Olá, José Silva. Obrigado por seu comentário.

Realmente, o Sr. Lopes é um taxista. Que atua também como guia de turismo, eu sei.

Sinceramente, no momento eu não conheço pessoa melhor para indicar em Lisboa. O Sr. Lopes é EXCELENTE como guia. Recomendo com muito gosto, com segurança.

Meus cumprimentos.

Já estive com guias de turismo de enormes formações, mas que foram ruins. Pouco explicaram, e, o pior, foram impacientes.

O Sr. Helder Lopes foi um guia fantástico para a minha família. Explicou tudo em detalhes, e teve a maior paciência do mundo. Além disso, é educado, cordial, um cavalheiro.

Eu acho que ele é um exemplo para todos os guias. Mantenho — e até reforço — a minha indicação dele como guia de turismo para Lisboa e outras regiões de Portugal.

É triste não saberem distinguir um guia de turismo de um motorista de táxi….

Mas para quem tem pouca cultura… Deve bastar!!!!

Desde quando é que este senhor é guia, este senhor é um motorista de táxi !
Para que se entenda um guia oficial é formado!
É pena que nem todos entendam isso, é a mesma coisa de comparar um médico com um curandeiro .
Espero que quando viajarem sintam essa grande diferença !
Boas viagens !

Oi Glauco!
Estou adorando seu blog, e como estou de viagem marcada para outubro com meu esposo, por 10 dias a portugal, traçando meu roteiro comecei a comprar suas indicações com de um primo e vejo que você conhece muito bem tudo.
Fiquei bastante interessada na indicação do guia, e gostaria de saber como faço com contacta-lo. Gostaria de saber se posso lhe enviar, por email o roteiro que estou traçando, para ver se consegues me dizer se está ok e o que mais posso fazer para aproveita-lo ao maximo.
Obrigada, Angelica.

Oi, Angélica! Obrigado por suas palavras.

Pode entrar em contacto com o Sr. Helder. O artigo aponta como falar com ele. Estou certo de que ele lhe dará atenção. Ele é educado e atencioso.

Sim, pode enviar suas idéias para mim, por e-mail.

Meus cumprimentos!

Em julho de 2015, com base nas dicas desse blog contratamos o Sr. Helder para nos guiar por Lisboa e imediações. Pudemos comprovar todas as recomendações constantes nesse blog. Ele é extremamente educado, cordial e profissional. Recomendamos com certeza os serviços do Sr. Helder.

Glauco, bom dia! Somos espíritas; trabalhamos na Federação Espírita Brasileira com a Carlyle a qual nos deu excelentes informações sobre guia turístico em Lisboa. Somos seis pessoas e iremos a Europa (somente Portugal e Espanha). Chegaremos dia 29/09/15 em Lisboa, pela manhã, onde ficaremos até dia 04/10/15. Em seguida iremos a Madri e Barcelona. Nessas cidades ficaremos 14 dias quando retornaremos a Lisboa e, no mesmo dia, ao Brasil. Então, gostaríamos de saber se você pode ser nosso guia ou se indica alguém de sua confiança. Por obséquio, envie resposta para o email rogoliveira48@yahoo.com.br ou rogoliveira31@gmail.com.

Cordialmente,

Romildo Gomes de Oliveira
Cel. (61) 9244-7671

Este senhor não é guia , para que se entenda um guia faz um curso superior de 5 anos, este senhor é um fora da lei !

Sou guia turístico em Portugal, e alerto que taxista como esse sr não são guias turísticos e fazem serviço com táxi o que é ilegal em Portugal. Tem várias empresas e guias para esse tipo de serviços

Glauco bom dia
Estou programando minha ida à Portugal, e gostaria, se pudesse, que nos desse uma idéia de custo do Sr. Hélder tanto para Lisboa como para fazer Lisboa-Porto, visitando os principais destinos turísticos no meio deste caminho. Não precisa ser exato, é mais pra ter uma idéia e ver se encaixa no nosso orçamento.
Grato
Roberson

Roberson, os custos variam muito de acordo com os seus interesses. Recomendo que entre em contacto diretamente com o Sr. Helder para obter um orçamento. Ele é educado e atencioso. Estou certo de que o ajudará a esclarecer isso.

Olá Glauco! Era justamente isso que estávamos procurando. Um guia confiável por nossa conta. Agora e o preço. Quanto seria por toda essa maravilha? Obrigada, Cláudia

Ola
Estivemos em Portugal em Julho/2013 e contratamos os serviços do Sr. Helder Lopes. Posso dizer que quem for à Portgal e contratar o Sr. Helder, pode estar sossegado que sua viagem vai ser um sucesso. Vi este blog e contratei o Sr. Helder e todas as dicas que foram dadas neste blog são reais. Trata-se de uma pessoa EXTREMAMENTE educada, sabe tudo sobre Portugal e nos leva onde pretendemos e nos da as melhores dicas de cada lugar, onde comprar, onde comer, etc.
Foi a melhor coisa que fizemos em nossa viagem pois pudemos conhecer tudo de bom e minha familia estar aos cuidados do Sr Helder foi tudo de melhor que poderia ter acontecido, ao ponto das minhas filhas estarem sentindo saudades dele rsrsrs!
Ele torna-se realmente um grande amigo.
Aprendemos muito de historia com ele.
Recomendo sim o Sr, Helder e quem contratar seus serviços pode estar tranquilo e na certeza que vai dar tudo certo na sua viagem. O email dele continua o mesmo, pelo menos foi o que usei: htlopes@hotmail.com
Débora e Mario Abreu

Fantástico depoimento, Débora!

Obrigado pelo comentário! Reforça a minha indicação. O Sr. Hélder realmente é fantástico!

E que bom que vocês vieram passear cá em Portugal! 🙂

Oi glauco boa tarde,

Então estou aguardando o contato do sr Hélder ate o momento.
Será que ele esta com algum problema no e-mail?
Voce pode contata-li por favor e verificar com ele se ele já me enviou
Algum contato.
Obrigada pela atenção.

Helder

Pretendo ir para Portugal e pela dica, gostaria de manter contato com você. Minha viagem esta prevista para inicio do próximo ano.

Boa tarde, Sr. Hélder

por gentileza, poderia passar seu e-mail e contato telefonico (WhatsApp) para contato com o Sr.

Att.

André Rodrigues
-Brasil

Oi Glauco tudo bem,

Já defini minha viagem a Portugal, sera entre os dias 23/03 a 05/04/2014, onde ficarei
6 dias em Lisboa e arredores e 8 no Porto e arredores. Farei alguns bate-fora ate
Évora, Sintra , Fátima e tentei contatar por 3 vezes através e- mail o sr. Hélder e
não obtiver resposta anda. Será que ele troco de e- mail. Vc tem outro forma de
contata-lo.
Aguardo sua resposta e depois detalharei meu roteiro para voce comentar e
ajudar-me a fecha-lo.

Olá Glauco,
Como provavelmente irei a Pompeia este Verão, numa pesquisa pelo Google, encontrei o seu blogue e gostei das suas sugestões.
Tive curiosidade de conhecer a história do guia português e fiquei agradavelmente surpreendida 🙂
Só fiquei um bocadinho decepcionada quando vi as suas fotos tiradas na Serra da Arrábida, junto à cidade de Setúbal, onde vivo, apenas legendadas como “Mais uma parada a caminho de Évora” 🙁
A Arrábida é uma das mais belas serras portuguesas e merecia, por si só, uma visita especial. Se vier a Portugal novamente sugiro que venha conhecer melhor a nossa serra, visitar o convento e banhar-se nas suas fantásticas praias.
Aproveite para conhecer Setúbal, a cidade que viu nascer o poeta Bocage, a cantora lírica Luisa Tody e o treinador José Mourinho e que tem uma das mais belas baías do mundo banhada pelo Rio Sado onde vive uma comunidade de 26 golfinhos.
Pode aproveitar também para atravessar o Rio Sado de catamaran e passar uns dias no resort da península de Tróia, que além de praias paradisíacas tem ruínas romanas para visitar.
Espero que tenha gostado das sugestões e que fique curioso de voltar a Portugal 🙂
Um abraço
Luisa Jorge

Caro Glauco
Primeiro quero parabeniza-lo sobre a belo trabalho que faz aqui no seu blog, dando dicas muito uteis a todos. Quero dizer que li todo o seu trabalho e preciso de sua ajuda. Pretendo viajar em julho(dia 14. provavelmente) com dois filhos meus, a menina de 14 anos e um menino de 11 anos. Vou para Roma mas antes pretendo passar pelo menos 4 dias em Portugal-Lisboa, apenas para conhecer a cidade e no intuito também de descansar do exaustivo voo, do Rio de Janeiro. faço isso pois a minha filha ainda não viajou, apenas o menino foi comigo a Itália ano passado, quando passamos dezesseis dias em algumas cidades. desta vez pretendo ir a Lisboa. li sua matéria sobre o Sr Helder e fiquei muito impressionado. Então gostaria que você me orientasse da seguinte forma:
1- Qual o Hotel que se hospedou? Vale a pena ficar lá e contratar o Sr. Helder, por este curto período em Lisboa? Este Hotel que você ficou tem boas condições e localização agradável para se passear a pé com as crianças?
2-Pretendo ir de Roma a Nápoles pois não conheço ainda Pompéia e lendo o seu blog percebi que não preciso ficar hospedado em Nápoles para conhecer Pompéia. Você aconselha isso, ou seja, posso ficar em Roma e passar um dia entre Nápoles e Roma, a fim de conhecer Pompéia? Em Roma gostei do hotel Diana Roof Garden (Via Principe Amedeo, 4 – 00185 Roma – ROMA, ITALIA), no ano passado. Meu email: marcio.machado@oas.com
Glauco, mais uma vez parabéns pelo trabalho, fique certo que passarei seu blog para os vários amigos que também conhecem pouco a Europa e estão, como eu, na sua segunda viagem. Forte abraço. Marcio Grandis Machado.

Oi Glauco,

Bom dia! Legal conhecer o seu site. Gostei muito desta sua dica. Estou iniciando o planejamento de uma viagem que pretendo fazer à Portugal no ano que vem e sua dica veio a calhar.
Viajarei com minha família e será a nossa primeira viagem internacional. Por isso me sinto bastante inseguro e acho que um guia seria muito útil na viagem, de preferência que fale nossa língua e seja confiável. Creio que isso dará mais segurança à minha família e poderemos desfrutar melhor dos passeios.
Pretendo contactar o Sr. Helder Lopes, para ver sua disponibilidade.
Além disso, gostaria de te pedir a gentileza de me auxiliar, se possível, no seguinte:
– Poderia me informar o custo aproximado deste serviço de guia?
– Tenho 2 filhas, que terão aproximadamente 3 e 7 anos na data da viagem. Você acha que terei muitas dificuldades com alimentação, hospedagem, deslocamentos, etc, por causa das crianças?
– Não gosto muito de grandes cidades. Pretendo viajar um pouco e conhecer o interior. Você poderia me dar dicas de hospedagem, alimentação, passeios… Quero ficar em bons lugares (ou ótimos), mas não será necessário (nem possível $$$) hospedar-me em hotéis “5 estrelas”.
– Qual a melhor época do ano para conhecer Portugal?
– Pretendo planejar uma viagem de pelo menos 20 dias pela Europa, começando por Portugal (uns dez dias), depois Espanha e talvez Itália.
Qualquer dica que puder me dar será bem vinda.

Desde já agradeço, pelas dicas e pela atenção.

Um abraço,

Magela.

Olá Glauco,

Gostei muito da sua dica. Estou pretendendo viajar à Portugal ano que vem e estou iniciando agora o planejamento da viagem. Apesar de saber pouco sobre o país, eu tenho bastante interesse em conhecer. Como vou com minha família e será nossa primeira viagem internacional, me sinto bastante inseguro. Por isso acho que seria muito útil contar com um guia que fale a nossa língua e seja confiável, principalmente para dar seguranção à minha família.
Pretendo entrar em contato com o Sr. Heitor para ver a sua disponibilidade.
Além disso, peço a gentileza de me auxiliar, se possível, no seguinte:
Primeiramente, você poderia me passar informações sobre o custo deste serviço de guia em Portugal?
Tenho 2 filhas que irão conosco, elas terão de 3 anos e 7 anos, ano que vem. Você acha que terei dificuldades com as crianças??? Em termos de locomoção, alimentação, passeios, etc.
Gostaria de conhecer o interior, viajando um pouco. Não sou muito apaixonado por grandes cidades…
Quero fazer uma viagem inesquecível, de pelo menos uns 20 dias pela Europa (Portugal, Espanha e, talvez, Itália), quero ficar em bons, ou ótimos locais, em termos de conforto, mas não será necessário (nem possível $$$) ficar em hotéis “5 estrelas”.
Poderia me auxiliar com dicas de passeios, restaurantes, hotéis e com o planejamento da viagem?
Desde já agradeço a atenção e a dica,

Um abraço.

Boa noite Glauco.
Boa informações. Pretendo entrar em contato com o sr.Helder,você pode me
passar o email dele?Precisamos planejar roteiro e custos. Desde já agradeço. At Edson

Faltou visitar o Norte de Portugal. Gerês, Caminha, Douro, Porto. Locais com beleza paisagistica, cultural, histórica e uma gastronomia imperdível. Fica a dica.

Glauco,

Adorei o seu post. Dicas assim ajudam muito quando estamos planejando viajar para o exterior!!!

Gostaria do contato do Sr. Helder. Você poderia me encaminhar por e-mail? (amantoanelli@hotmail.com). Meu marido e eu viajaremos com os pais dele para lá em Julho/Agosto e já estamos planejando a viagem…

Muitíssimo obrigada!

Oi, Glauco tudo bem.

Pode informar o meu e-mail para a Marina.
Estou fechando com meu marido os detalhes da nossa viagem, aí
depois eu volto aqui para você me dar outras dicas.

Sds,

Ola, adorei as dica, estou planejando ir em abril próximo.
ja farei contato com o sr helder.
vc tem o contato de noemia, gostaria de fazer contato com ela.
agradeço antecipadamente. marina

Oi, Glauco boa noite.

Excelente o post, parabéns.
Gostaria de mais dicas se possível,(além das do guia que você já deu), da sua viagem a Portugal como: roteiro, hotéis, restaurantes, custo,
etc. pois estamos planejando nossa viagem para Portugal (mais ou menos)15 dias em Abril/2012 para conhecermos o máximo do país inclusive a Serra da Estrela.
Já fiz viagens como esta, utilizando guias com carro e foram ótimas,
ainda mais quando temos dicas como as suas e informações preciosas sobre os guias.
Aguardo sua resposta.

Agradecida pela atenção.

Noemia:

Parabéns pela escolha do turismo em Portugal! Moro aqui e digo: é um país maravilhoso!

Você me faz perguntas muito abrangentes. As escolhas dependem muito de seus objectivos e de quanto pretende gastar. Quanto a restaurantes, por exemplo, pretende conhecer que tipo? Casas de fado, talvez? Tenho as minhas dicas. Delimite mais suas perguntas.

Fazer viagens com esses guias particulares, como eu e você fizemos, é mesmo inesquecível. Se você contratar o Sr. Helder, creio que não esquecerá mais. Ele foi EXCELENTE com a minha família, por isso — por merecimento — fiz publicidade gratuita dele aqui.

Ah! A Serra da Estrela é linda! E, se vocês forem durante a época das cerejas, ficarão encantados com AS MELHORES CEREJAS DO PLANETA! Em outras partes de Portugal há cerejas, e também em outros países, mas nenhuma é como a cereja da Serra da Estrela.

Boa viagem!

Olá! Site muito interessante. Gostei muito…Porém gostaria de avisar que o link do final “Brasileiros em Portugal…” está quebrado.

Oi, Philhote.

Obrigado.

Quanto ao link, tirei o post momentaneamente do ar, porque estava a gerar muitas discussões acaloradas entre os leitores.

Oi, boa noite!
Pretendo ir para o Egito em novembro próximo e seu site é simplesmente maravilhoso! Quando você pretende postar sua experiência dentro das Pirâmides? Outra coisa: o pacote escolhido pela nossa família fala em “visita externa às pirâmides”. Como eu consigo fazer uma visita interna, como a sua? Desde já, agradeço, e, mais uma vez, aproveito para elogiar seu blog, que é fantástico, show, nota dez!

Primeira visita ao seu blog,estou a pesquisar Portugal para ferias 2011
e ja encontro essa otima dica de um bom profissional,se for possivel me passar poe meial o numero do telefone do Guia lhe serei grata
pois sera minha primeira viagem internacional e estou insegura
Grata

Oi, Sandra!

Fico muito feliz por ajudar com a dica!

VÁ, SIM, a Portugal! VALE A PENA! E realmente recomendo o guia. Ele é ótimo, espetacular. Pode escrever para o e-mail dele indicado aqui no post. Ele mesmo responde e dá muita atenção.

Boa sorte e boa viagem!

Oi Glauco,

Que bacana você ter encontrado este guia em Portugal! Valeu pela dica!
Eu tenho gostado da minha experiência de programar meus passeios por meio de guias de viagens e informações encontradas na internet. Com certeza o seu site é um dos locais que visitarei antes da minha próxima viagem.
Quando estive em Exeter, na Inglaterra, eu tive a felicidade de fazer um passeio a pé gratuito! Os guias fazem este trabalho voluntariamente. Foi uma aula de história e tanto sobre a cidade!
Outro “guia” que gostei, foi o eletrônico! Visitei os banhos romanos em Bath e Stonehenge, próximo à Salisbury, ambos na Inglaterra. Eles fornecem uns aparelhinhos onde você digita um código que se encontra nos pontos de interesse e ouve a história e curiosidades daquele ponto.
Gostei dos guias e passeios que fiz pela Inglaterra, exceto o passeio de ônibus em Londres, não dá para tirar fotos! Assim como você, adoro tirar fotos!
Um abraço e tudo de bom! Desculpe-me pelo longo post.

Luciana

São José dos Campos-SP

Oi, Luciana!

Obrigado por seu depoimento! Já foi, automaticamente, uma ajudante aos visitantes do blog. 🙂

Bom saber de suas experiências. E você é como eu. Até para fotos. Acho que a gente ia se divertir muito viajando muito! 😀

Excelente dica! Vou para lá com minha família daqui a 2 meses e meio e farei contato com esse senhor. Obrigado Glauco!

Rio de Janeiro-RJ

Olá, Glauco!
Excelente dica para os visitantes de seu blog, principalmente, aos que viajam à Europa!Realmente, guia brasileiro surpreende sempre!Que legal você agora tem uma boa referência positiva, de guia na Europa.
Que sua futura viagem, seja inesquecível!
Abraço
Albani

Albani:

Infelizmente, é comum demais termos decepções com guias turísticos. O Sr. Helder eu indico com segurança, pois ele é mesmo excelente.

Você poderia me passar o contato (e-mail) do Sr. Helder? Pretendo ir para Portugal visitar varias cidades, porem gostaria de ter um guia. Iremos em 12 pessoas, alugando 04 carros. Sera que ele poderia ir num dos carros?

Grato pelo retorno.

OSR

Olá.

Muito bom saber dessa dica. Falarei com o meu marido, pois este ano ainda iremos conhecer Portugal. É bom ter uma recomendação dessas. Obrigada.

Rio de Janeiro

Clarice:

Como sempre digo, Portugal é um país que, por natureza, já é ótimo visitar. Ótimo povo, ótima culinária, ótima cultura, ótimas paisagens, História rica. Com o Sr. Helder, sua viagem ficará melhor ainda.

Deixe um comentário