Categories
Curiosidades Turismo

Guia turístico e guia de turismo: entenda a diferença

Afinal, qual a diferença entre guia turísticoguia de turismo?

A maioria das pessoas pensa que tanto faz usar um ou outro, não importa a situação. Quem não gosta nada, nada disso são os profissionais de turismo, que desejam — com razão — receber o termo correto.

.

Guia turístico

Um roteiro impresso ou on-line, em texto e fotos, é um guia turístico. Um livro, um blog, um mapa comentado. Por exemplo, veja a foto abaixo, com alguns guias da ótima Lonely Planet.

Guia turístico e guia de turismo: entenda a diferença

.

Guia de turismo

O profissional licenciado para trabalhar como guia é o guia de turismo. Lidera pessoas, acompanha, aponta caminhos, explica, encanta.

Na próxima vez em que você contratar um guia desses, cuidado para não confundir os termos. Mostre que você sabe o jeito correto de falar, e o guia verá isso como respeito.

Guia turístico e guia de turismo: entenda a diferença
Erguendo um tecido amarelo, para ser localizado facilmente, um guia de turismo lidera um grupo em POMPÉIA, na Itália.)
Guia turístico e guia de turismo: entenda a diferença
Um guia de turismo avança com um grupo em direção ao Museu do Vaticano.
Guia Ihab Hamdy
O guia de turismo Ihab Hamdy, do Meu Egito (que faz parte deste blog), é mais um bom exemplo.

Com guia turístico ou com guia de turismo… eu desejo que você faça incríveis viagens! 😉

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

6 replies on “Guia turístico e guia de turismo: entenda a diferença”

Olá, tudo bem? Semântica e gramaticalmente não tem a menor diferença, já que tanto turístico e como de turismo estão adjetivando a palavra guia, sendo que o primeiro é adjetivo simples e o segundo uma locução adjetiva. As duas formas tem o mesmo sentido. Onde está embutido que um para objeto e outro é para pessoa? Um livro também pode apontar caminhos, explicar, encantar… Afinal, quem está por trás de um livro é uma pessoa. Se é convencional chamar uma pessoa de guia de turismo e um mapa, um livro, de guia turístico. Tá, né? Mas a explicação não tem muita consistência.

O que o site quis dizer não é a diferença das palavras, não pelo vocabularizo certo mas sim pelo que ele abrange diferenciando um profissional do outro.

Turístico, algo que encanta os olhos…
Não tente alterar as palavras.
Guia, caminho realizado por algo.
Turismo pode haver encantamento ou não, depende da expectativa do indivíduo.
Para terminar.
Guia turístico, Mostrar as belezas de um local ou vários, para hoje ou num futuro próximo.
Guia de turismo, acompanhar as belezas de um local, explicando cada detalhe, aumentando o conhecimento e a expectativa do turista

GLAUCO DAMAS
Fiquei encatada com seu blog quanto conteúdo bacana, nossa tenho certeza que já ajudou muitas pessoas pois seus artigos são realmente de valor obrigada por compartilhar.

Deixe um comentário