Categories
Turismo

Os hotéis de “O Iluminado”

Os hotéis de "O Iluminado"O best-seller O Iluminado (The Shining), de Stephen King, foi adaptado como um dos mais famosos filmes de terror de todos os tempos, dirigido por Stanley Kubrick em 1980. Quem leu o livro e/ou assistiu ao filme não se esquece do Overlook Hotel, onde a trama macabra acontece.

Turistas com viagem marcada para os Estados Unidos, se forem fãs da história e se quiserem injetar terror nas veias, podem reservar quartos em um dos três hotéis (ou nos três!) ligados diretamente a esse grande sucesso. Que tal?

Os hotéis de “O Iluminado”

Os hotéis de "O Iluminado"O primeiro hotel a despertar interesse é o Stanley Hotel. Fica em Estes Park, no Colorado. Stephen King hospedou-se lá em 1973, e o hotel serviu de inspiração para a história.

O hotel sempre cultivou uma fama de “assombrado”, mesmo antes de King, e até procura lucrar com isso. Com a média das diárias entre 170 e 300 dólares, cobra 15 dólares extras do hóspede que quiser um “passeio do outro mundo”. Isso inclui visita ao quarto onde King se hospedou e começou a desenvolver o enredo.

Curiosamente, o nome do hotel, Stanley, é o mesmo nome do diretor de cinema que transformou a história em algo ainda mais popular.

Os hotéis de "O Iluminado"

O segundo hotel em nossa lista é o Timberline Lodge, em uma estação de esqui em Hood River, Oregon. A parte externa do hotel foi usada no filme para simular o Overlook Hotel.

O quarto 217 tem destaque no livro. Com medo de não conseguir reservar o quarto a futuros hóspedes, o hotel pediu ao diretor Kubrick a substituição por um número inexistente ali. O filme, então, destacou o quarto 237. Ironicamente, o quarto 217 passou a ser o mais requisitado no Timberline…

A média do valor das diárias está entre 160 e 310 dólares. Os hóspedes têm direito a esqui, golfe ou rafting, dependendo da época do ano.

Os hotéis de "O Iluminado"

Enfim, o terceiro hotel da lista: Ahwahnee Hotel, no Parque Nacional Yosemite, nas montanhas de Sierra Nevada, Califórnia. Nada foi filmado ali. Os produtores do filme apenas usaram o interior do hotel como inspiração para criar os cenários em um grande estúdio na Inglaterra. Portanto, hóspedes com maior poder de imaginação podem viver a sombria atmosfera do filme — embora o hotel, de alta categoria, não seja nada sombrio.

A diária é mais salgada: em torno de 450 dólares.

Os hotéis de "O Iluminado"

Independentemente do hotel, se você fizer uma reserva, espero que não veja “REDRUM” em nenhum lugar! 😉 (Só quem leu o livro ou assistiu ao filme vai entender isso!)

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

2 replies on “Os hotéis de “O Iluminado””

Deixe um comentário