Categories
Turismo

Hotel em Amsterdã: Hampshire – The Manor Amsterdam

Fachada, à noite, do Hampshire Hotel - The Manor Amsterdam

Voltei de mais uma viagem a Amsterdã (ou Amsterdão, como dizem, aqui, meus queridos portugueses). Desta vez, fiquei no 4 estrelas Hampshire Hotel – The Manor Amsterdam. Agora, partilho com vocês as minhas experiências.

 

Hotel em Amsterdã

Hampshire – The Manor Amsterdam

Preparado para conhecer o hotel comigo?

Claro que sim, Glauco!

Ótimo!

Fachada do Hampshire Hotel - The Manor Amsterdam

 

Quantas estrelas?

Ao comentar um hotel aqui no blog, eu sempre aponto a minha classificação sobre ele. A quantidade de estrelas que ele promete está mesmo à altura do que é oferecido? Muitas vezes, eu classifico com um número inferior de estrelas, para ajudar meus leitores a não caírem em erros. Há casos, também, em que até dou classificação superior.

No caso do Hampshire Hotel – The Manor Amsterdam, a classificação é inferior.

O hotel é bom? Sim. Eu voltaria? Sim. Mas prefiro vê-lo como um 3 estrelas, em vez de 4. Seria mais justo chamá-lo de “um ótimo 3 estrelas”.

Vista lateral externa, à noite, do Hampshire Hotel - The Manor Amsterdam

 

Localização

Aqui está a maior vantagem do hotel. Este item, sozinho, pode fazer a hospedagem ali valer a pena. Ele está próximo de grandes atrações turísticas de Amsterdã.

Se você gosta (e tem disposição) de andar a pé, chegará facilmente a importantes destinos da cidade. Eu gosto de fazer isso em minhas viagens, porque, no caminho, sempre faço descobertas e capturo fotos interessantes.

Andar, Glauco? Quero mais é descansaaaar nas minhas viagens!

Pois entenda que, a partir do hotel, gastos com táxi serão inferiores para vários destinos. Eu já comentei aqui o uso de táxi e Uber em Amsterdã. Citei, entre outras coisas, que o serviço lá é caro. Estar em um hotel próximo a destinos importantes traz grandes vantagens.

Por acaso a sua preferência é o transporte público coletivo? O tram — veículo elétrico sobre trilhos — está em todas as partes e é barato. Há um ponto a poucos metros do hotel. O tempo de viagem até alguns destinos importantes será breve.

Considere estes exemplos:

  • Do hotel até…
    • Casa Anne Frank – 3,8km
    • Heineken Experience – 2,6km
    • Museu Van Gogh – 3,6km
    • Rijksmuseum – 3,2km
    • Museu Madame Tussauds (o “Museu de Cera”) – 3km
    • Oosterpark (um parque maravilhoso) – 500m (isso mesmo, 500 metros!)

Há mais uma vantagem importante: a proximidade do Aeroporto Schiphol. São menos de 20km. De carro, você percorre isso em uns 18 minutos. Gasta menos com táxi ao chegar à cidade e no momento de ir embora.

 

Saguão

O saguão de um hotel já me diz muito sobre ele. Por exemplo, ao entrar no Hotel Ópera, em Madri, eu imediatamente percebi que não se tratava de um 4 estrelas, como eles anunciavam. (Classifiquei depois o hotel como 2 estrelas.)

No caso do Hampshire Hotel – The Manor Amsterdam, a área do saguão está de acordo com um 4 estrelas. É um espaço bonito e muito limpo.

Balcão de atendimento no saguão do Hampshire Hotel - The Manor Amsterdam

Área do saguão do Hampshire Hotel - The Manor Amsterdam

Saguão do Hampshire Hotel - The Manor Amsterdam

Corredor no saguão do Hampshire Hotel - The Manor Amsterdam

Outro ponto importante, e no qual o hotel se destaca: o staff é extremamente educado e atencioso.

Chamo a sua atenção para três detalhes nessa área:

 

Máquina de bebidas e doces

O hotel segue a linha infeliz de não abastecer o fribogar do quarto. Em hotel de 4 ou de 5 estrelas, isso não devia acontecer.

Para comprar bebidas e doces, dirija-se a uma máquina automática que fica na área do saguão, perto dos elevadores. Os preços ali não são amigáveis. Por uma lata de Coca-Cola, por exemplo, você paga 2,50€.

 

Banheiros

Eu criei a regra de, em um restaurante, analisar antes o banheiro, não a cozinha, para saber se o local é bem cuidado. O banheiro diz muito sobre o estabelecimento. Geralmente, quando o banheiro é muito bem cuidado, todo o local recebe os mesmos caprichos.

Os banheiros (casas de banho, para os meus queridos leitores portugueses) do saguão são impressionantes. Primeiro, chama a atenção a beleza. Mas o que mais deixou-me espantado foi a limpeza. Sempre extremamente limpos e cheirosos. Com nota de 0 a 10, eu dou nota 11.

 

Bicicletas

Você não pode fazer turismo em Amsterdã sem andar de bicicleta ao menos uma vez. Para facilitar a vida dos hóspedes, o hotel oferece várias bicicletas para aluguel. Paguei 12€ por 12 horas (há outros planos). Nesse período, a chave da bicicleta ficou comigo, e pude usá-la à vontade.

Bicicletas para alugar no Hampshire Hotel - The Manor Amsterdam

 

Quarto

O quarto era simples para um 4 estrelas, mas oferecia os confortos necessários.

Limpeza não era o forte ali.

Xiiiiii! E agora, Glauco?

Calma. Se estivesse sujo, eu não recomendaria o hotel, nem diria que voltaria lá. Sujeira foi ponto marcante no Hotel Ópera, em Madri, e eu logo escrevi aqui um artigo de alerta, recomendando que meus leitores não se hospedem lá.

Nesse caso, em Amsterdã, não chegava a esse ponto. O quarto estava sujo? Não. Mas… faltava algo maisum toque a mais nos cuidados, principalmente no banheiro. A gente percebe até pelo cheiro quando um ambiente é cuidado com esmero. (Os cuidados que eles têm com os banheiros do saguão deveriam acontecer com o banheiro do quarto.)

Corredor de quartos no Hampshire Hotel - The Manor Amsterdam
Corredor dos quartos
Quarto no Hampshire Hotel - The Manor Amsterdam
Toda essa madeira no teto e nas paredes tem uma explicação. O prédio é uma construção do século 19. Boa parte da estrutura está preservada.

Quarto no Hampshire Hotel - The Manor Amsterdam

Quarto no Hampshire Hotel - The Manor Amsterdam

Banheiro em quarto do Hampshire Hotel - The Manor Amsterdam

Se você puder, escolha a posição do quarto no momento da reserva. Eu não me preocupei com isso, e fui surpreendido com uma vista ruim pelas janelas.

O ideal é estar voltado à rua. No meu caso, era uma vista lateral.

Vista pela janela no Hampshire Hotel - The Manor Amsterdam
Vista pelas janelas. Note a área plana logo abaixo delas. Era o teto de uma área no piso inferior. A área estava muito suja.

 

Restaurante & Café-da-manhã

Não posso opinar sobre o restaurante. Não comi lá.

Eles anunciam, com grandes pompas, uma ampla coleção de bons vinhos. Eram vinhos italianos. Ao morar em Portugal, tive contato com os vinhos portugueses, e logo aprendi que são os melhores vinhos do mundo — e ponto final. Talvez eu não achasse, portanto, nada especial os vinhos deles.

Entrada do restaurante no Hampshire Hotel - The Manor Amsterdam
Um dos acessos ao restaurante, pelo lado externo do prédio.

O café-da-manhã/pequeno almoço era servido ali mesmo, no restaurante. Achei muito simples para um padrão 4 estrelas, mas oferecia o básico esperado pela maioria das pessoas.

Café-da-manhã no Hampshire Hotel - The Manor Amsterdam

Café-da-manhã no Hampshire Hotel - The Manor Amsterdam

 

Bar

O bar era bonito, bem cuidado e tinha uma razoável carta de bebidas. O atendimento também era muito simpático.

Bar do Hampshire Hotel - The Manor Amsterdam

Bar do Hampshire Hotel - The Manor Amsterdam

 

Endereço

O endereço do Hampshire Hotel – The Manor Amsterdam é

Linnaeusstraat 89

Para localizar direto no Google Mapas, siga este link.

 

Contato & Reserva

Telefone: +31 (0)35 677 7217

Facebook

Reservas on-line

 

EXTRA

Muitos leitores me escrevem em privado para perguntar sobre o uso de maconha em Amsterdã. Geralmente, querem saber onde comprar um pouco da erva.

Considera-se que os locais mais “seguros” para a compra sejam as coffeeshops (escreve-se assim mesmo, tudo junto). Há uma à esquerda do hotel, apenas alguns passos adiante.

coffeeshop-amsterda-smoke-palace
Smoke Palace, perto do hotel (placa azul): ponto de ervas.

Ôôôôô! Eu posso mesmo comprar isso lá? Sem problemas?

Não se trata de uma legalização completa. A maconha, simplesmente, é tolerada. As coffeeshops podem vender até 5 gramas por pessoa. O consumo no interior do estabelecimento é bem-vindo.

O fato é que nenhum turista precisa de erva para divertir-se em Amsterdã. A cidade já é linda e animada o bastante. 😉

 

OFERTA!

Interessado mesmo neste hotel? Tenho parceria com a Booking, que sempre procura os melhores preços. Visite este link.

 

Bons passeios em Amsterdã!

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

2 comentários a “Hotel em Amsterdã: Hampshire – The Manor Amsterdam”

Hello,
Since the beginning of this year are a number of Hampshire hotels passed to Eden Hotels. I saw on this page that the Eden hotel is still listed as a Hampshire hotel with a URL to the old Hampshire website. Currently, one automatically redirected, but this will soon disappear and then the link will no longer work. Could you customize the link and name of the following URL: The Manor Amsterdam https://www.themanorhotelamsterdam.com and Facebook link is: https://www.facebook.com/TheManorAmsterdam

Deixe um comentário