“Igreja de Aleijadinho” está fechada

Igreja de Nossa Senhora da ConceiçãoIgreja de Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto, Minas Gerais, está riscada dos roteiros turísticos. E, com isso, o Brasil vive [mais] uma vergonha histórica.

Construída no século 18, a igreja abriga importantes obras de arte e o túmulo de Aleijadinho. Depois de anos de descaso nos cuidados desse patrimônio, toda a estrutura do telhado está sob risco de desabamento. Assustado, o pároco decidiu fechar o local — portanto, não há mais missas. Para piorar, foi fechado também o Museu do Aleijadinho, que faz parte do local.

O IPHAN, órgão federal do patrimônio público, estima um gasto superior a 6 milhões de reais (mas não é muito?) para as reformas. E ainda não mostra luz no fim do túnel para resolver o problema. O resto da história nós já conseguimos imaginar. Certo? E fica uma dúvida. Por que a Igreja Católica não colabora nisso, se possui tanto dinheiro em caixa e a solução também é de interesse dela?

By GLAUCO DAMAS

Moro em Portugal. Atuo como autor desde 2001. Publiquei livros infanto-juvenis, inclusive pela Editora Saraiva. Em 2013, surgiram o primeiro livro técnico e o primeiro guia de viagem.

Deixe um comentário